Banif suspeito de lavagem de 1,4 mil milhões de euros

Tiago Petinga / Lusa

Pormenor da fachada da sede do banco BANIF em Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) suspeita de que o Banif lavou 1,4 mil milhões de euros durante 10 anos. Segundo a revista Sábado, o caso está ligado ao escândalo da Lava Jato.

De acordo com a edição desta quinta-feira da revista Sábado, a Polícia Judiciária descobriu o rasto de 1.500 milhões de dólares, cerca de 1.400 milhões de euros, que passaram por contas secretas no Banif. O matutino cita um relatório confidencial da Unidade de Informação Financeira da PJ enviado em 2015 ao então diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), Amadeu Guerra.

Esta descoberta aconteceu cerca de um mês depois de o banco ter comunicado operações suspeitas de branqueamento de capitais. De acordo com a revista, logo depois, foram bloqueadas preventivamente três transferências destinadas a contas em nome de offshores que seriam alegadamente controladas pela empresa brasileira Odebrecht, envolvida no caso Lava Jato.

A Polícia Judiciária concluiu que os valores em causa ultrapassavam os 1.500 milhões de dólares e que o alegado esquema terá durado uma década, sem que as operações suspeitas tivessem sido comunicadas às autoridades competentes.

No DCIAP, o relatório da PJ foi associado aos pedidos de colaboração enviados pela justiça brasileira no âmbito da Lava Jato, deixando o Banif como suspeito de branqueamento de capitais. Alegadamente, o banco faria parte de um circuito internacional financeiro utilizado para corromper políticos e gestores públicos brasileiros.

No entanto, de acordo com a Sábado, o processo está parado, cinco anos depois, por falta de meios técnicos e humanos na Polícia Judiciária.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Portugal é o país das lavandarias.
    Numa altura em que a Holanda pretende mudar o seu nome também Portugal poderia pensar no mesmo. Fica já aqui uma sugestão: Laundrylanda e nós seríamos os Laundrylandeses.

    • A pior Lavandaria e a unica na UE é a da “Lavagem de Cerebro”. Isto está tudo mal, toda a gente rouba e ninguem é culpado, ninguem sabe nada, ninguem viuy nada, mas anda a Impresnsa, Radios e TV a dizer que este País da “Santa Liberdade” do 25/74 é uma das Sete Maravilhas do Mundo. (Exceptuado a Coreia do Norte, China, Venezuela e claro Africa de onde vieram muitos dos Macacos Arquitectos desta Maravilha)

    • Nunca deves ter ouvido falar da Suiça, de Andorra, do Mónaco, de Malta, de Chipre, da ilha de Man, da city londrina, do Luxemburgo, da Holanda, da Irlanda, etc, etc… isto para não sair da Europa…
      .
      @ZAP: “1,4 milhões de euros” ou “1,4 mil milhões de euros”??

  2. Nunca deves ter ouvido falar da Suiça, de Andorra, do Mónaco, de Malta, de Chipre, da ilha de Man, da city londrina, do Luxemburgo, da Holanda, da Irlanda, etc, etc… isto para não sair da Europa…
    .
    @ZAP: “1,4 milhões de euros” ou “1,4 mil milhões de euros”??

RESPONDER

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O antigo Presidente da República Mário Soares vai dar nome a uma das ruas da Covilhã, numa homenagem que integra as comemorações do 25 de Abril naquela cidade do distrito de Castelo Branco. O programa preparado …

"Estava em segredo". Comissão de inquérito abre investigação à divulgação do relatório secreto de Costa Pinto

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal online Observador, o mesmo órgão de comunicação …

Cheias em Luanda fazem 14 mortos e mais de 8 mil desalojados

As chuvas torrenciais que esta segunda-feira provocaram o caos em Luanda, deixaram 14 mortos e mais de oito mil pessoas desalojadas, segundo dados transmitidos esta noite pelo porta-voz do serviço de protecção civil e bombeiros. Faustino …

De Ronaldo a Félix. Seleção pode perder oito jogadores com a Superliga

Se a Superliga Europeia avançar, assim como as ameaças da UEFA, a seleção das quinas poderia ficar sem oito jogadores, tendo em conta a última convocatória para os jogos de qualificação para o ​​​​​​​Mundial 2022. A …

Já se sabe o que causou a misteriosa "tempestade de asma", que vitimou dez pessoas em 2016

Em 2016, na cidade de Melbourne, aconteceu o evento de "tempestade de asma" mais grave do mundo. Os cientistas descobriram agora o culpado. No dia 21 de novembro de 2016, as urgências de um hospital em …

Franceses com passe para poder viajar. Grécia já recebe estrangeiros vacinados ou testados

Numa altura em que vários países já fazem planos de abertura ao turismo, como é o caso de França e Grécia, há outros que ainda se mostram com receio de avançar. Em Itália o número …

"Um pouco de compaixão". Júri delibera sentença da morte de George Floyd

As autoridades norte-americanas estão a preparar-se para vários dias de eventuais manifestações por todo o país quando for conhecida a sentença do antigo polícia que está a ser julgado pelo homicídio de George Floyd, em …

Casimiro está a tentar vender a sua participação na Groundforce. CGD não avança com empréstimo

A Groundforce deverá ter um novo acionista em breve. Está em curso um processo para encontrar um investidor que compre a participação de Alfredo Casimiro na empresa. O empresário já está em negociações exclusivas. Para já, …

Governo suspende pagamento do IVA nas moratórias bancárias

As famílias e empresas com empréstimos abrangidos pelas moratórias bancárias vão ficar desobrigadas do pagamento do IVA que incidiria sobre as prestações mensais. Nos contratos continuados, em que há uma prestação de bens ou serviços que …

Superliga dos ricos quer evitar ruína dos clubes. FC Porto rejeitou convite, mas Benfica estará a tentar entrar

"Fazemos a Superliga para salvar o futebol, a situação é dramática". As palavras são de Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, um dos 12 clubes que anunciaram a criação de uma Superliga Europeia com os …