Banif suspeito de lavagem de 1,4 mil milhões de euros

Tiago Petinga / Lusa

Pormenor da fachada da sede do banco BANIF em Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) suspeita de que o Banif lavou 1,4 mil milhões de euros durante 10 anos. Segundo a revista Sábado, o caso está ligado ao escândalo da Lava Jato.

De acordo com a edição desta quinta-feira da revista Sábado, a Polícia Judiciária descobriu o rasto de 1.500 milhões de dólares, cerca de 1.400 milhões de euros, que passaram por contas secretas no Banif. O matutino cita um relatório confidencial da Unidade de Informação Financeira da PJ enviado em 2015 ao então diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), Amadeu Guerra.

Esta descoberta aconteceu cerca de um mês depois de o banco ter comunicado operações suspeitas de branqueamento de capitais. De acordo com a revista, logo depois, foram bloqueadas preventivamente três transferências destinadas a contas em nome de offshores que seriam alegadamente controladas pela empresa brasileira Odebrecht, envolvida no caso Lava Jato.

A Polícia Judiciária concluiu que os valores em causa ultrapassavam os 1.500 milhões de dólares e que o alegado esquema terá durado uma década, sem que as operações suspeitas tivessem sido comunicadas às autoridades competentes.

No DCIAP, o relatório da PJ foi associado aos pedidos de colaboração enviados pela justiça brasileira no âmbito da Lava Jato, deixando o Banif como suspeito de branqueamento de capitais. Alegadamente, o banco faria parte de um circuito internacional financeiro utilizado para corromper políticos e gestores públicos brasileiros.

No entanto, de acordo com a Sábado, o processo está parado, cinco anos depois, por falta de meios técnicos e humanos na Polícia Judiciária.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Portugal é o país das lavandarias.
    Numa altura em que a Holanda pretende mudar o seu nome também Portugal poderia pensar no mesmo. Fica já aqui uma sugestão: Laundrylanda e nós seríamos os Laundrylandeses.

    • A pior Lavandaria e a unica na UE é a da “Lavagem de Cerebro”. Isto está tudo mal, toda a gente rouba e ninguem é culpado, ninguem sabe nada, ninguem viuy nada, mas anda a Impresnsa, Radios e TV a dizer que este País da “Santa Liberdade” do 25/74 é uma das Sete Maravilhas do Mundo. (Exceptuado a Coreia do Norte, China, Venezuela e claro Africa de onde vieram muitos dos Macacos Arquitectos desta Maravilha)

    • Nunca deves ter ouvido falar da Suiça, de Andorra, do Mónaco, de Malta, de Chipre, da ilha de Man, da city londrina, do Luxemburgo, da Holanda, da Irlanda, etc, etc… isto para não sair da Europa…
      .
      @ZAP: “1,4 milhões de euros” ou “1,4 mil milhões de euros”??

  2. Nunca deves ter ouvido falar da Suiça, de Andorra, do Mónaco, de Malta, de Chipre, da ilha de Man, da city londrina, do Luxemburgo, da Holanda, da Irlanda, etc, etc… isto para não sair da Europa…
    .
    @ZAP: “1,4 milhões de euros” ou “1,4 mil milhões de euros”??

RESPONDER

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …