Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades.

De acordo como Plano Especial de Emergências Devido a Risco Vulcânico das Canárias (Pevolca), a nova boca surgiu durante a noite de segunda-feira, após um novo sismo de magnitude 4,1 na escala de Richter registado às 21h32.

A abertura ocorreu a cerca de 900 metros da principal, tendo sido solicitada a retirada da população de Tacande, na zona de El Paso, onde vivem 704 pessoas, de acordo com a agência de notícias Efe.

A evacuação de Tacande, que ocorreu entre a noite de segunda e esta terça de manhã, eleva para seis mil o total de pessoas retiradas de suas casas devido à erupção do vulcão. La Palma tem cerca de 80 mil habitantes, refere a Reuters.

Mariano H. Zapata, presidente do cabildo de La Palma, adiantou à Cadena SER que “desapareceram” mais de 150 edifícios, muitos deles de habitação

A lava continua a escorrer em direção ao mar. José Antonio Conde, capitão em Santa Cruz de Tenerife, disse à TVE que não existe previsão “exata” de quando a lava chegará ao mar. “Estamos a trabalhar de forma preventiva”, afirmou.

A foz do magma no oceano é um fenómeno que preocupa as autoridades, pois a sua reação com a água salgada provoca nuvens tóxicas.

Desiree Martin / AFP

Por isso, o dispositivo da Proteção Civil será intensificado pois esta reação “pode gerar explosões e emissão de gases nocivos”, segundo o Pevolca.

Os cientistas estimavam que a lava iria chegar à costa por volta das oito horas da tarde desta segunda-feira (hora local). No entanto, a desaceleração no avanço dos rios magmáticos impediu que essa previsão se cumprisse.

Como noticia o El País, quando a língua de lava, que se encontra acerca de mil graus de temperatura, atingir o mar, que tem uma temperatura média de 20 graus, vai ocorrer uma explosão de vapor de água que vai originar uma densa nuvem branca.

No total, existem quatro perigos principais associados ao fluxo de lava para o oceano, segundo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos: o colapso repentino do terreno costeiro e dos penhascos, as explosões desencadeadas por esse colapso, as ondas de água fervente que geram no meio ambiente e, por fim, a coluna de vapor tóxico com ácido clorídrico e pequenas partículas de cristais vulcânicos, escreve o jornal espanhol.

A diretora do grupo de Geociências Barcelona do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), a vulcanóloga Joan Martín, disse à agência Efe que a erupção vulcânica pode durar, no máximo, alguns meses.

Até ao momento, não existem relatos de feridos ou vítimas mortais.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …