Vulcão nas Canárias em erupção já destruiu casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região.

A erupção começou, escreve o Observador, com uma língua incandescente que virou uma curva da estrada e desceu depois lentamente, paralela a algumas habitações. Os fluxos de lava avançavam a aproximadamente 700 metros por hora, com uma temperatura de 1.075 graus Celsius, de acordo com o Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan).

De acordo com o El País, a Proteção Civil está no terreno para retirar as pessoas das áreas de Alcalá e El Paraíso, assim como os bairros de El Paso, Los Llanos de Aridane e Tazacorte, por precaução. “Aproximadamente 5000 a 10.000 pessoas serão retiradas. Até agora, não houve ferimentos”, referem as autoridades ao jornal.

Contudo, um rio de lava já está a afetar as habitações mais perto do local da erupção do vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma. Segundo o alcaide de El Paso, aquela região já está completamente evacuada, pelo que a situação é segura para as pessoas. O mesmo não se pode dizer em relação às infraestruturas, uma vez que cerca de 20 casas “estão completamente destruídas”.

As autoridades referem que há várias estradas afetadas pela erupção, estando algumas delas encerradas ao tráfego por precaução.

O presidente do Governo, Pedro Sánchez, dirigiu-se para La Palma para se juntar à reunião do Comité organizador do Plano de Emergências Vulcânicas das Canárias (PEVOLCA).

Em conferência de imprensa no afirmou que “o mais importante é garantir a segurança dos cidadãos de La Palma”, acrescentando que está “ciente dos incêndios que podem ocorrer como resultado da erupção. Temos tudo ativado”.

Sánchez garantiu ainda que qualquer dano material produzido pelo vulcão será substituído “o mais rápido possível”.

O primeiro-ministro espanhol realçou o trabalho da Cruz Vermelha no âmbito da alimentação e apoio psicológico aos cidadãos de La Palma que foram até agora retirados das suas casas.

O vulcão ativo ainda não provocou nenhuma vítima mortal, mas terá já provocado danos em pelo menos oito casas, pelo que Sánchez garantiu também que qualquer dano material causado pelo vulcão será substituído “o mais rapidamente possível”.

Neste sentido, o presidente adiou a viagem prevista para este domingo para Nova Iorque, onde ia participar na Assembleia Geral das Nações Unidas.

“Os danos serão materiais“

“O primeiro grande alívio é que a erupção foi numa área despovoada e todas as evacuações tiveram lugar. Não é previsível que mais ninguém tenha de ser retirado”, disse Ángel Víctor Torres, presidente do governo regional das Canárias.

“A lava está a deslocar-se em direção à costa e, neste sentido, os danos serão materiais. Segundo os peritos, existem cerca de 17 a 20 milhões de metros cúbicos de lava”, acrescentou.

Já na manhã desta segunda-feira, Torres referiu que o vulcão irá expelir metade da quantidade de lava que Teneguía tinha, mas que era necessário esperar para acompanhar a evolução. “Vai haver danos materiais significativos, esperamos que não haja danos pessoais”, referiu citado pelo El País.

O vulcão que este domingo nasceu na zona de Cabeça de Vaca, no município de El Paso, tem duas fissuras com 200 metros de distância, através das quais o material vulcânico sai de oito bocas.

O vulcanólogo Joan Martín, diretor do grupo de Geociências de Barcelona do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), disse à agência Efe que a erupção pode vir a durar, no máximo, alguns meses.

Martín afirma que se trata de uma erupção estromboliana, com magma que não evoluiu muito, sendo que o maior problema poderá estar nos gases libertados que podem ser derivados do enxofre e CO2, causando problemas respiratórios.

O primeiro-ministro português António Costa enviou no domingo à noite uma mensagem de solidariedade ao seu homólogo espanhol e manifestou a disponibilidade de Portugal para fornecer apoio.

A mensagem de Costa ao presidente do Governo de Espanha foi divulgada à agência Lusa por fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro.

Madeira em risco

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê que a erupção do vulcão Cumbre Vieja possa trazer “cinzas vulcânicas e outros compostos químicos, designadamente CO2 [dióxido de carbono] e SO2 [dióxido de enxofre]” até à Região Autónoma da Madeira, lê-se num comunicado a que o Público teve acesso.

“O IPMA tem acompanhado junto do Instituto Geográfico Nacional e da Agência Meteorológica de Espanha a crise sismovulcânica que, desde o dia 11 de setembro, tem sido observada na Ilha de La Palma”, refere o instituto.

No comunicado diz ainda que “os efeitos mais prováveis da erupção do Cumbre Vieja na Região Autónoma da Madeira estão associados ao transporte de cinzas vulcânicas e outros compostos químicos, designadamente CO2 e SO2”.

“A previsão para os próximos dias aponta para vento dominante do quadrante norte, pelo que o impacto previsto para esta região não deverá corresponder a uma situação crítica”.

Desta forma, as autoridades espanholas recomendaram a suspensão de voos para La Palma devido à presença das cinzas vulcânicas e ao denso fumo que o vulcão está a produzir.

O IPMA garante que vai continuar a seguir a situação em estreita ligação com as organizações homólogas de Espanha.

O Cumbre Vieja de La Palma é um dos complexos vulcânicos mais ativos das ilhas Canárias, sendo o responsável por duas das três últimas erupções nas ilhas, o vulcão San Juan (1949) e o Teneguía (1971).

Desde o início da semana a ilha encontrava-se em alerta amarelo devido ao risco de erupção vulcânica na zona (nível 2 de 4).

  ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uma tragédia e possivelmente também muito excesso de confiança ao terem construído em zonas com pouca garantia de segurança num caso destes!

RESPONDER

Cogumelos laminados

O consumo de cogumelos pode diminuir o risco de depressão

Além de reduzirem o risco de cancro e morte prematura, os cogumelos podem beneficiar a saúde mental de uma pessoa. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina de Penn State, nos Estados Unidos, analisou dados …

Os hipopótamos de Pablo Escobar começaram a ser esterilizados

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do indesejado legado deixado na Colômbia pelo traficante de droga Pablo Escobar, está a ser esterilizado. Quando o Cartel de Medellín estava no seu auge, Pablo Escobar gastou parte …

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …