Laboratórios indicados negam ter sido contactados pela Comunidade Intermunicipal de Viseu

António Cotrim / Lusa

O secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo

Os laboratórios que a Comunidade Intermunicipal de Viseu diz ter contactado para realizar testes à covid-19 dizem nunca terem sido contactados.

De acordo com a edição desta quinta-feira do Observador, os dois laboratórios de análises clínicas que a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões diz ter contactado para pedir preços para a realização de testes à covid-19 negam ter sido contactados. Ao mesmo diário, fonte do Unilabs também nega ter recebido qualquer contacto.

João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto, admitiu ter sugerido a empresa de um ex-sócio para realizar testes à covid-19 em instituições de solidariedade na região centro, que, durante este período de combate à pandemia, está debaixo da sua coordenação.



O responsável garantiu, no entanto, que não havia qualquer “interesse económico” por trás da sugestão, até porque a ligação empresarial que tinha com o sócio havia sido quebrada há cinco anos e seria num ramo “que nada tem a ver com este setor de atividade”.

A polémica surgiu após a divulgação de um email de Almeida Henriques (PSD) enviado à CIM , no qual diz ter sido abordado pelo secretário de Estado no sentido de ser feita uma parceria com custos repartidos entre o Estado e as autarquias para fazer testes à covid-19 nas IPSS.

O email usaria o termo “potenciar o laboratório”, mas, ao Jornal de Notícias, esclareceu que se referia a “potenciar o número de testes na região”.

O secretário de Estado disse ainda que entre as sugestões estavam também “outros laboratórios privados que poderiam ser mobilizados nesta missão”.

Segundo João Paulo Rebelo, “foram consultados informalmente” pelo menos três laboratórios para concretizar os testes: Germano de Sousa, ALS e um laboratório do Unilabs. O primeiro cobraria 130 euros por teste, o segundo 60 euros e o terceiro 90 euros.

O ALS acabou por ser escolhido, com 35 euros a serem pago pela Administração Central e 25 pelas autarquias. Os outros dois laboratórios que a CIM Viseu Dão Lafões era suposto ter contactado afirmam nunca terem sido abordados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …