Kremlin acusa Kiev de tentar matar Putin com drones

4

ASİSGUARD

O Kremlin acusou hoje a Ucrânia de tentar assassinar o Presidente russo, Vladimir Putin, num ataque com ‘drones’ que terão visado a sede da Presidência russa na noite passada.

“O regime de Kiev tentou atacar a residência do Presidente russo no Kremlin”, afirmou a Presidência num comunicado publicado na sua página na Internet, indicando que as forças militares intercetaram eletronicamente dois aparelhos aéreos não tripulados “que se dirigiam para o Kremlin”.

Os dois drones inutilizados caíram dentro do recinto sem provocar danos ou feridos e Vladimir Putin “continua a trabalhar como habitualmente”, acrescentou o Kremlin.

“Estas ações são um ataque terrorista planeado, um atentado contra a vida do Presidente da Federação Russa cometido nas vésperas do Dia da Vitória e do desfile militar de 9 de maio”, lê-se no comunicado, em que se reserva “o direito de tomar medidas de retaliação onde e quando se considere oportuno”.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, garantiu que o desfile militar na Praça Vermelha, em Moscovo, se mantém como previsto.

A autarquia de Moscovo proibiu hoje os voos de drones não autorizados na capital russa.

O presidente da câmara, Serguei Sobianin, afirmou que a proibição se destina a impedir o voo de “drones” que possam “atrapalhar o trabalho das forças da ordem”.

As autoridades ucranianas ainda não se pronunciaram sobre a acusação.

O uso de drones na guerra tem sido frequentemente associado à Rússia, que terá encomendado a tecnologia aos iranianos. Mas, recentemente, os papeis parecem estar a inverter-se, num sinal de que a  Rússia poderá estar a “provar do seu próprio veneno”.

O jornal alemão Bild revelou a semana passada que um drone carregado com 17 quilos de explosivos, alegadamente destinados a abater o Vladimir Putin, se despenhou arredores de Moscovo.

Em março, o Ministério da Defesa da Rússia acusou a Ucrânia de lançar um conjunto de ataques com drones a infraestruturas no território russo, nomeadamente perto da capital.

Em dezembro, uma série de emboscadas contra veículos blindados russos na região de Donetsk foi atribuído ao grupo Ómega, unidade de forças especiais ucranianas que usa a enorme velocidade e precisão de drones comerciais para atacar os militares russos.

Estes ataque com drones parecem ser um sinal de que a Ucrânia está preparada para começar a levar a guerra a território russo.

Kiev nega responsabilidade

A Presidência da Ucrânia garantiu hoje que não teve qualquer responsabilidade no ataque de ‘drones’ contra o Kremlin, atribuído a Kiev por Moscovo.

“É claro que a Ucrânia não tem nada a ver com os ataques de ‘drones’ contra o Kremlin”, disse Mykhailo Podoliak, conselheiro do Presidente Volodymyr Zelensky.

“Tais declarações encenadas pela Rússia devem ser consideradas apenas como uma tentativa de preparar um pretexto para um grande ataque terrorista na Ucrânia”, disse Mykhailo Podoliak.

Para este assessor, o ataque, se tivesse sido comandado por Kiev – e que teria sido o primeiro desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022 – “não resolveria nenhum problema militar”.

“Pelo contrário, incitaria a Rússia a ações ainda mais radicais contra a nossa população civil”, argumentou Podoliak.

Para este conselheiro de Zelensky, Moscovo “tem muito medo do início das ofensivas da Ucrânia na linha de frente e está a tentar, de todas as formas, tomar a iniciativa, desviar as atenções”.

ZAP // Lusa

4 Comments

  1. Desconfio que estes drones não são ucranianos mas sim russos – de opositores a Putin. Ou, quem sabe, são os próprios russos pró-kremlin em manobras “de falsa bandeira” para enganar todo o mundo, principalmente o povo russo.

  2. Como no terreno as coisas andam muito complicadas para os russos dava jeito usar umas armas nucleares para tentar inverter o rumo dos acontecimentos. Mas isso só se houvesse um motivo… E que tal este motivo?!
    Se a Rússia usar armas nucleares, os aliados deveriam dar armas nucleares à Ucrânia para se defender do mesmo modo.

  3. A eliminação física de Putin e seus comparsas , não precisa que seja uma mão Ucraniana para executar a missão ! …. O Povo Russo já está farto de servir de carne para canhão !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.