“Putin poderá ficar com medo de aparecer em público”. Drones ucranianos fazem Rússia tremer

5

Pavel Bednyakov / EPA

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

A Rússia acusa a Ucrânia de ataques com drones. “Putin pode ficar com muito medo de se mostrar em público”, avisa um conselheiro do Ministério do Interior.

O uso de drones na guerra tem sido frequentemente associado à Rússia, que terá encomendado a tecnologia aos iranianos. Agora os papeis parecem estar a inverter-se e a Rússia está a provar do seu próprio veneno. Kiev estará a recorrer a drones para contra-atacar.

O Ministério da Defesa da Rússia acusou a Ucrânia de lançar um conjunto de ataques com drones a infraestruturas no território russo, nomeadamente perto da capital.

Em Moscovo, houve um incêndio num depósito de petróleo da Gazprom. O governador local disse que tinha sido um drone ucraniano, num ataque dirigido a “infraestruturas civis”.

As imagens divulgadas sugerem tratar-se de um drone UJ-22, de fabrico ucraniano. No entanto, até agora, Kiev ainda não assumiu a responsabilidade pelo ataque.

O mais próximo disso foi um tweet divulgado pelo conselheiro do Ministério do Interior Anton Gerashchenko.

“Os media russos relataram que um drone desconhecido foi abatido perto de um objeto da Gazprom na região de Moscovo”, começa por escrever Gerashchenko. “Fica a mais de 500 km da fronteira da Rússia com a Ucrânia. Logo Putin pode ficar com muito medo de se mostrar em público, pois os drones podem alcançar longas distâncias”.

Algumas horas depois, o conselheiro escreveu um novo tweet em que replicava relatos de “sons de uma explosão e fogo no aeródromo militar russo em Yeysk, região de Krasnodar”. “Dia ativo na Rússia”, atirou.

O ataque ao depósito de petróleo levou Moscovo a decretar o fecho temporário do espaço aéreo.

Uma mensagem de hackers transmitida em vários canais de televisão e rádios das principais cidades russas semeou o caos. “Atenção: um alerto aéreo está ativo. Dirijam-se aos abrigos imediatamente. Atenção, atenção, ameaça de ataque com míssil”, alertava a mensagem.

De acordo com a Rússia, este terá sido apenas uma de várias tentativas de ataques com drones por parte dos ucranianos nos últimos tempos.

Por sua vez, o habitual relatório do Ministério da Defesa do Reino Unido informou que as defesas ucranianas abateram uma série de drones durante a noite de segunda-feira. Dos 14 lançamentos sinalizados, nove foram abatidos em Kiev. Os outros foram abatidos em Chernihiv.

Daniel Costa, ZAP //

5 Comments

  1. São tantas as mentiras. Uma hora, Putin cagou-se nas calças ao cair da escada. Noutra tem cancro. Noutras está com medo de sair por conta de drones que viajam mais de 500 Km. HAHAHAHA.

  2. Pode ficar cantonado no seu bunker ! . Não é o medo de que un eventual Ucraniano lhe faça a folha , na Rússia de certeza que muitos , no Povo Russo , há quem o queira tirar do mapa , nem que seja outro labrego Imperialista igual a Ele com sede de Poder !

  3. Não é por acaso que lhe chamam o “velhinho do bunker.”
    Um cobardolas que se esconde atrás dos mísseis que cobardemente lança sobre a Ucrânia.
    Para quem se queria comparar a “Pedro o grande”, não passa de “Putin, o Rato”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.