/

Kim Jong-un quer reunir novamente com Trump (mas exige suspensão das sanções)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse que espera que uma segunda cimeira com o Presidente dos Estados Unidos se realize este ano, mas advertiu Washington para a necessidade da suspensão das sanções a Pyongyang.

Durante o seu discurso de ano novo, Kim Jong-un apelou aos EUA que parem com os exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul.

O líder afirmou que o país continua focado no processo de desnuclearização e sinalizou a intenção de se encontrar novamente com Trump, sem sinalizar quando o encontro poderia acontecer. “Estou disposto a sentar-me novamente com o presidente dos EUA a qualquer momento”, disse Kim.

Contudo, Kim ameaçou uma mudança de postura se os EUA continuarem a sua campanha de sanções e pressão sobre o país pelo desmantelamento do seu programa nuclear. “Se os EUA julgarem erradamente a nossa paciência”, afirmou, “não temos escolha a não ser proteger a soberania e os interesses supremos do nosso país e procurar um novo caminho para alcançar a paz e a estabilidade na península coreana”.

Em resposta, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou estar “ansioso” para se reunir com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que “percebe tão bem que a Coreia do Norte possui um grande potencial económico”.

Na cimeira histórica realizada em junho, em Singapura, entre o Presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, os dois países concordaram em “trabalhar para a completa desnuclearização da península” coreana, mas até à data os progressos têm sido simbólicos, devido à ausência de um roteiro para o desarmamento.

De forma a avançar com o processo, Pyongyang tem insistido na remoção das sanções lideradas pelos EUA contra o país.

Os Estados Unidos pretendem continuar as sanções a Pyongyang, enquanto o regime não avançar no processo de desnuclearização e exigem que a Coreia do Norte tome medidas concretas, enquanto o regime norte-coreano pede que um tratado de paz seja assinado antes para ajudar a garantir a sua sobrevivência.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.