Ciclone Kenneth deixa rasto de destruição em Moçambique

Josh Estey / EPA

Um mês depois do Idai, o ciclone Kenneth já destruiu casas e várias colheitas. Nas próximas 24 a 36 horas, pode cair a mesma quantidade de chuva que cai num ano em Cabo Delgado e Nampula.

Esta quinta-feira, um ciclone de categoria 4 atingiu a costa moçambicana, com consequências que poderão vir a ser tão graves quando as do ciclone Idai, que deixou Moçambique em desespero no passado mês de março.

O Kenneth é um dos maiores ciclones a atingir a costa moçambicana, e, além dos ventos fortes na ordem dos 220 km/hora, trará chuva intensa nos próximos dias.

Mário Marques disse ao Público que o problema deste ciclone não é somente o vento, mas sim a acumulação de precipitação. “Ele agora vai ficar até sábado como tempestade tropical – e depois passará a depressão tropical – a debitar muita precipitação, poderá acumular de 500 a 1000 mm, isso em 24/36 horas é quase a precipitação anual do Porto (que é de 1100/1200 mm)”, afirmou o climatólogo.

Numa região onde as casas são demasiado frágeis, a principal preocupação das autoridades foi levar as populações para edifícios mais resistentes, como as escolas, por exemplo. Cerca de 30 mil cidadãos foram retirados das suas casas por questões de segurança.

Os ventos que chegaram aos 280 km/hora mataram três pessoas nas Comores e destruíram 90% dos edifícios da ilha de Ibo, próxima da província de Cabo Delgado. Segundo a Visão, as autoridades moçambicanas acreditam que mais de 600 mil pessoas terão sido afetadas por este fenómeno da natureza.

Na manhã deste sábado, a imprensa do país dava conta de que algumas famílias da cidade de Pemba estavam a abandonar os centros de abrigo e a regressar às zonas de risco para avaliar os danos causados pelo ciclone.

As previsões meteorológicas apontam ainda para a continuação de chuvas fortes, pelo menos até domingo, sendo que a pluviosidade registava pode mesmo superara a do ciclone Idai. Agora, o maior medo são os solos saturados e as chuvas constantes que podem provocar cheias capazes de destruir edifícios e culturas e que dificultarão as operações de ajuda.

Contudo, a situação acalmou. O Público conseguiu falar com os bombeiros de Pemba, que afirmaram que a chuva tinha parado. “Os ventos fortes também já amainaram um pouco. As pessoas já estão a circular normalmente.”

As equipas ainda estão no terreno a avaliar os danos causados pelo Kenneth, não se sabendo ainda a dimensão do impacto do ciclone.

Esta é a primeira vez que o país é atingido por dois ciclones durante a mesma estação e é um sinal claro de que as alterações climáticas continuarão a ter um impacto violente nos países mais suscetíveis a fenómenos naturais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova técnica pode ajudar a prever erupções vulcânicas com anos de antecedência

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma nova técnica de alerta precoce, baseada em dados de satélite, que poderia ser usada para prever erupções vulcânicas com anos de antecedência. Com a ajuda de dados de satélite, cientistas …

Governo quer aumentar salário mínimo em 40 euros em 2022

No próximo ano, o salário mínimo nacional deverá subir cerca de 40 euros - um aumento de 6% face aos atuais 665 euros. Este aumento elevaria o montante para 705 euros por mês. De acordo com …

Três mísseis atingem aeroporto de Bagdad onde estão tropas dos Estados Unidos. Não há feridos

Três mísseis atingiram esta quinta-feira o aeroporto de Bagdad, onde se situa uma base militar onde estão estacionados soldados norte-americanos, tendo provocado um ferido iraquiano, revelaram fontes da segurança citadas pela AFP. Os projéteis atingiram a …

História no Planeta Vermelho. Perseverance conseguiu transformar dióxido de carbono em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …

Radiotelescópio encontrou a sua primeira estrela morta giratória. É um "farol cósmico gigante"

Com a ajuda de um radiotelescópio de baixa frequência na Austrália, uma equipa de astrónomos descobriu um pulsar - uma estrela de neutrões densa que gira rapidamente, enviando ondas de rádio para o cosmos. Pela primeira, …

FC Porto 1-0 Guimarães | Dragão já vê Sporting no horizonte

O Porto venceu no fecho da 28ª jornada da Liga NOS pela margem mínima, na recepção ao Vitória SC, e conseguiu o principal objectivo, que passava por somar os três pontos e reduzir para quatro …

Italiano faltou ao trabalho durante 15 anos, mas ganhou quase 600 mil euros

Um funcionário de um hospital no sul de Itália recebeu o salário durante 15 anos, apesar de nunca ter aparecido para trabalhar. De acordo com a polícia italiana, citada pela cadeia televisiva CNN, Salvatore Scumace está …

Google ficou sem o domínio na Argentina (e Nicolás achou que ia ser o novo dono)

Na última quarta-feira, um jovem argentino achou que ia ficar rico à custa da distração da Google no seu país. Acabou por não acontecer e tudo ficou resolvido. "Que pague a dívida externa", "que compre vacinas", …

Lola, a robô humanóide, dá "passos de bebé" (e equilibra-se com as mãos)

Uma equipa de cientistas está a ensinar a robô humanóide Lola a dar "passos de bebé", equilibrando-se com as suas mãos em vários pontos de contacto. Há muito tempo que os investigadores estudam a locomoção de …

Presidente da República veta decreto sobre inseminação post mortem

O Presidente da República vetou, esta quinta-feira, o decreto do Parlamento sobre inseminação post mortem, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa. Na mensagem dirigida à Assembleia da …