Ciclone Kenneth deixa rasto de destruição em Moçambique

Josh Estey / EPA

Um mês depois do Idai, o ciclone Kenneth já destruiu casas e várias colheitas. Nas próximas 24 a 36 horas, pode cair a mesma quantidade de chuva que cai num ano em Cabo Delgado e Nampula.

Esta quinta-feira, um ciclone de categoria 4 atingiu a costa moçambicana, com consequências que poderão vir a ser tão graves quando as do ciclone Idai, que deixou Moçambique em desespero no passado mês de março.

O Kenneth é um dos maiores ciclones a atingir a costa moçambicana, e, além dos ventos fortes na ordem dos 220 km/hora, trará chuva intensa nos próximos dias.

Mário Marques disse ao Público que o problema deste ciclone não é somente o vento, mas sim a acumulação de precipitação. “Ele agora vai ficar até sábado como tempestade tropical – e depois passará a depressão tropical – a debitar muita precipitação, poderá acumular de 500 a 1000 mm, isso em 24/36 horas é quase a precipitação anual do Porto (que é de 1100/1200 mm)”, afirmou o climatólogo.

Numa região onde as casas são demasiado frágeis, a principal preocupação das autoridades foi levar as populações para edifícios mais resistentes, como as escolas, por exemplo. Cerca de 30 mil cidadãos foram retirados das suas casas por questões de segurança.

Os ventos que chegaram aos 280 km/hora mataram três pessoas nas Comores e destruíram 90% dos edifícios da ilha de Ibo, próxima da província de Cabo Delgado. Segundo a Visão, as autoridades moçambicanas acreditam que mais de 600 mil pessoas terão sido afetadas por este fenómeno da natureza.

Na manhã deste sábado, a imprensa do país dava conta de que algumas famílias da cidade de Pemba estavam a abandonar os centros de abrigo e a regressar às zonas de risco para avaliar os danos causados pelo ciclone.

As previsões meteorológicas apontam ainda para a continuação de chuvas fortes, pelo menos até domingo, sendo que a pluviosidade registava pode mesmo superara a do ciclone Idai. Agora, o maior medo são os solos saturados e as chuvas constantes que podem provocar cheias capazes de destruir edifícios e culturas e que dificultarão as operações de ajuda.

Contudo, a situação acalmou. O Público conseguiu falar com os bombeiros de Pemba, que afirmaram que a chuva tinha parado. “Os ventos fortes também já amainaram um pouco. As pessoas já estão a circular normalmente.”

As equipas ainda estão no terreno a avaliar os danos causados pelo Kenneth, não se sabendo ainda a dimensão do impacto do ciclone.

Esta é a primeira vez que o país é atingido por dois ciclones durante a mesma estação e é um sinal claro de que as alterações climáticas continuarão a ter um impacto violente nos países mais suscetíveis a fenómenos naturais.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …