Kelly Craft substitui Nikki Haley como embaixadora dos EUA na ONU

O Senado dos Estados Unidos confirmou na quarta-feira a nomeação de Kelly Craft como embaixadora do país junto da ONU, apesar das reticências da oposição democrata.

A nomeação da nova embaixadora, nomeada em fevereiro pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, obteve 56 votos a favor e 34 contra.

Até aqui embaixadora dos Estados Unidos no Canadá, onde participou nas negociações para a adoção de um novo acordo de livre comércio norte-americano, a diplomata, de 57 anos, é casada com o milionário Joe Craft, um industrial do carvão.

Kelly Craft apoiou a decisão de Trump de retirar os Estados Unidos do acordo de Paris sobre alterações climáticas. “Não somos obrigados a fazer parte de um acordo para sermos os líderes”, disse.

Os democratas consideraram também que a diplomata “não tinha a experiência, nem as qualificações” necessárias para este cargo. Trump escolheu Craft dias depois de a ex-jornalista e porta-voz do Departamento de Estado norte-americano Heather Nauert ter anunciado que não seria candidata ao cargo.

Craft vai substituir a primeira embaixadora de Trump na ONU, Nikki Haley, que deixou o cargo no final do ano passado. A embaixadora demissionária, nomeada para o cargo em novembro de 2016, não revelou as motivações que a levaram deixar o cargo. Contudo, frisou, e tendo em conta que é um nome em ascensão no Partido Republicano, que não o fez com aspirações políticas, garantindo que não se vai candidatar nas presidenciais de 2022.

Antes de ser nomeada por Trump, Haley, de 46 anos, foi governadora da Carolina do Sul, tendo sido a primeira mulher a ocupar tal cargo.

Na altura, em declarações à cadeia televisiva NBC após o anúncio da saída de Haley, Donald Trump disse que a sua filha Ivanka Trump seria “dinamite” ao desempenhar o cargo, mas admite que se tomasse a decisão de a nomear seria acusado de “nepotismo”.

Pouco depois, e reagindo às declarações do seu pai, Ivanka escreveu no seu Twitter que “é uma honra trabalhar na Casa Branca”, afirmando ter a certeza de que Donald Trump nomeará alguém “formidável” para o cargo de embaixador da ONU, mas deixou bem claro: “A substituta não serei eu”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.