/

Kalashnikov, carros, relógios e auriculares de 2 milhões apreendidos na rede de Ana Lúcia Matos

2

Ana Lúcia Matos / Instagram

Apresentadora de televisão e modelo Ana Lúcia Matos.

A Europol apreendeu bens no valor de 67 milhões de euros, incluindo uma arma Kalashnikov, carros e relógios de luxo, e auriculares avaliados em 2 milhões de euros no âmbito da mega-fraude fiscal que envolve a apresentadora Ana Lúcia Matos.

A Agência da União Europeia para a Cooperação Policial dá conta da dimensão do esquema fraudulento que passava por vários países europeus, incluindo Portugal, e que inclui a apresentadora Ana Lúcia Matos entre os suspeitos.

Num comunicado, a agência europeia revela que a investigação começou em Abril de 2021, depois de a Autoridade Tributária de Coimbra ter suspeitado de fraude com o IVA no caso de uma empresa de venda de telemóveis, tablets, auriculares e outros dispositivos electrónicos.

O caso passou depois para a alçada da Procuradoria Europeia (EPPO na sigla original em inglês) em Junho de 2021, tendo o Centro Europeu de Crime Financeiro e Económico (EFECC na sigla original em inglês) da Europol continuado as investigações, em colaboração com as autoridades policiais dos países envolvidos.

Assim, foi possível estabelecer uma ligação entre a empresa suspeita em Portugal e mais de 600 pessoas de mais de 30 países, além de 9 mil outras entidades.

A Europol nota também que está a apoiar “activamente a EPPO na sua investigação” ao que define como “o maior esquema transfronteiriço de fraude com o IVA já descoberto até o momento na UE, no valor estimado de 2,2 mil milhões de euros”.

As recentes detenções que incluíram Ana Lúcia Matos que passou pela TVI e pela Benfica TV resultaram da cooperação entre as polícias de 14 países membros da UE que tomaram “medidas de investigação simultâneas” neste “complexo esquema de fraude com o IVA baseado na venda de bens electrónicos populares”, como refere ainda a Europol.

No âmbito do processo, realizaram-se 312 buscas a residências em Portugal, Espanha, Bélgica, França, Chipre, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Roménia e Eslováquia. Já tinham sido feitas buscas em alguns destes países e também na República Checa e na Suécia entre 12 e 13 de Outubro deste ano.

Foram detidas 24 pessoas em Portugal, Itália e França, incluindo a referida apresentadora e o marido que seria o cabecilha da rede em Portugal.

A lista de bens apreendidos divulgada pela Europol inclui 529 contas bancárias, acções de 21 pessoas jurídicas, 81 imóveis, 31 carros de luxo, 104 relógios valiosos, 42 acessórios de luxo, auriculares avaliados em 2 milhões de euros, uma arma Kalashnikov e mais de 2,5 milhões de euros em dinheiro vivo.

Uma apreensão que, no total, está avaliada em 67 milhões de euros, como refere a agência da UE.

“A pedido do Procurador Europeu Delegado para Portugal, a Europol apoia este caso desde Dezembro de 2021”, revela ainda a agência europeia.

O EFECC “tem fornecido amplo apoio analítico, cruzando as evidências com os seus bancos de dados e mapeando os principais alvos e as suas actividades criminosas“, nota a Europol, salientando que também “facilitou a obtenção de informações financeiras das Unidades de Inteligência Financeira em toda a Europa no âmbito da directiva 1153/2019 da UE”.

ZAP //

2 Comments

  1. depois ainda tem o descaramento de dizer que nao sabia de nada dos negocios do maridoserá que a “empresa” que ele detinha tinha um lucro tao grande para poder comprar uns auriculares de 2milhoes?
    so acredita na tua historia quem quer. espero que sejam todos presos

  2. Com toda esta “aventura” , com tanto mediatismo , esta Sra. alem de ser uma “habilidosa” , pode também ser nomeada Playmate do Ano ! ….. a fama faz tudo !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.