Julian Assange acusado de 17 novos crimes nos EUA. Pode apanhar 170 anos de prisão

espenmoe / Flickr

Julian Assange, fundador do WikiLeaks

Julian Assange foi acusado de 17 novos crimes por violar a Lei de Espionagem americana pela alegada participação na publicação, em 2010, de documentos militares e diplomáticos confidenciais, anunciou esta quinta-feira o Departamento de Justiça norte-americano.

O cofundador da WikiLeaks enfrenta ainda pedidos de extradição dos EUA e da Suécia. As novas acusações surgem menos de um mês depois de o mesmo Departamento de Justiça ter reaberto o processo contra Assange, após a revogação do exílio por parte da embaixada do Equador em Londres.

Os documentos divulgados por Assange foram providenciados pela ex-analista militar Chelsea Manning que foi condenada em 2013, escreve o The New York Times. Os procuradores federais alegam que Assange trabalhou com Manning para obter e disseminar informação confidencial.

O governo norte-americano afirma que o responsável pela WikiLeaks terá colocado em risco algumas das suas fontes com a publicação de documentos confidenciais em 2010.

Através da conta oficial de twitter, a WikiLeaks afirma que estas novas acusações violam os princípios expressos na primeira emenda da constituição americana, que regula a criação e aplicação de leis que possam afetar as liberdades de expressão e de imprensa.

Já Edward Snowden escreveu no Twitter que “o Departamento de Justiça acabou de declarar guerra” ao jornalismo. “Isto já não é sobre Julian Assange: este caso vai decidir o futuro dos media.” Caso seja condenado, Assange enfrenta um máximo de dez anos de prisão por cada uma das novas acusações.

Assange já antes tinha sito indiciado por um grande júri a propósito das suas ligações com Chelsea Manning, que partilhou centenas de milhares de registos de guerra e documentos diplomáticos confidenciais com a WikiLeaks. Caso fosse condenado, Assange enfrentaria uma pena máxima de cinco anos de prisão.

Há cerca de nove anos, o portal WikiLeaks, criado em 2006, divulgou documentos secretos do governo norte-americano. Em agosto de 2012, Julian Assange pediu asilo político na embaixada do Equador em Londres para não ser extraditado para a Suécia, onde era acusado de violação, num caso entretanto arquivado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …