Suécia reabre investigação a Assange por alegada violação

New Media Days / Flickr

Julian Assange, fundador da WikiLeaks

A Procuradoria da Suécia anunciou que irá reabrir a investigação a Julian Assange, fundador da WikiLeaks, por suspeitas de violação.

Assange está atualmente no Reino Unido a cumprir uma pena de 50 semanas de prisão por ter violado as condições da liberdade condicional e aguarda ainda a decisão sobre um pedido de extradição para os EUA.

A decisão de reabrir a investigação na Suécia foi anunciada pela vice-diretora da Procuradoria, Eva-Marie Persson, numa conferência de imprensa esta segunda-feira. A investigação por um alegado crime de violação a uma mulher, em 2010, tinha sido abandonada em 2017.

À altura, os investigadores consideraram não ser possível avançar com a investigação pelo facto de Assange continuar asilado na embaixada do Equador em Londres desde 2012. Com a saída de Assange no mês passado e a sua detenção, os suecos reabrem a investigação, como tinha pedido o advogado da alegada vítima. Assange nega a acusação.

Sobre Julian Assange pende ainda um mandado de extradição pedido pelos EUA pelo alegado crime de conspiração, relacionado com informação confidencial do Estado norte-americano que Assange terá recolhido de forma ilegal, em parceria com Chelsea Manning.

Esses dados foram depois divulgados através da WikiLeaks, em parceria com órgãos de comunicação como o New York Times. Na sua primeira audição em tribunal relativamente ao pedido de extradição, Assange declarou que se opõe ao pedido, alegando que não está a ser acusado por um crime mas sim por ter feito “jornalismo que já ganhou vários prémios”.

O facto de a Suécia reabrir agora a investigação complica a resolução relativamente ao pedido de extradição norte-americano. De acordo com o que uma porta-voz da Procuradoria sueca explicou ao The New York Times, será a Justiça britânica a decidir qual dos pedidos de extradição tem primazia.

A defesa de Assange afirmou que a acusação de violação se tratava de um pretexto para extraditar Assange para os EUA. Per E. Samuelsson, advogado sueco de Assange, declarou à cadeia de televisão sueca SVT que o mais provável era o seu cliente não ser extraditado para a Suécia, mas sim para os EUA.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. … estes procuram qualquer coisa para agradar a alguém apenas não sabem o que procura, nem sabem a quem agradar. Triste estado.

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …