/

Será que Julia é mesmo Maddie? IA mostra Madeleine McCann com 21 anos

1

La Vanguardia

Quando meio mundo se interessa pela história de Julia Faustyna, a jovem polaca que acredita ser Madeleine McCann, a Inteligência Artificial (IA) mostra como poderá ser aos 21 anos a menina desaparecida no Algarve, em 2007.

Julia Faustyna tornou-se notícia um pouco por todo o mundo depois de ter anunciado, nas redes sociais, que acredita ser Madeleine McCann. No Instagram, a jovem polaca mostra vários argumentos e pequenas marcas físicas, incluindo uma mancha no olho, para comprovar a sua suspeita.

Mas, para tirar dúvidas, o jornal espanhol La Vanguardia usou um robô de IA para ver como é que Maddie seria com 21 anos, partindo das fotos da menina quando desapareceu aos 3 anos de idade.

Note-se que a idade oficial de Julia Faustyna é, precisamente, 21 anos. Maddie terá hoje 19 anos se estiver viva.

O La Vanguardia explica que recorreu à ferramenta IA Stable Diffusion, “um potente motor de geração de imagens que se baseia em machine learning para ser mais preciso a cada dia na mostra de resultados”, como salienta.

E a conclusão é que há uma “semelhança incrível” com Julia, segundo o jornal. As imagens geradas “parecem-se muito com a rapariga que diz ser Madeleine”, aponta.

O La Vanguardia sublinha que “a forma dos olhos, as sobrancelhas e os lábios grossos são um claro ponto em comum”. Além disso, “também coincidem na cor de cabelo e em algumas expressões faciais“, destaca o jornal espanhol.

 

“Provas biométricas” indicam que Julia não é Maddie

A teoria de Julia Faustyna vai, assim, ganhando força. Apesar disso, as autoridades continuam a abordar o caso com cautela, tal como os pais de Madeleine McCann que ainda não se pronunciaram publicamente sobre o caso.

Entretanto, o ex-director da agência de detectivos Método 3, que se dedicou a investigar o caso Maddie em Espanha, diz que as “provas biométricas” indicam que Julia não é a menina inglesa.

As fotos da jovem polaca “não combinam com as feições de Madeleine”, aponta Francisco Marco em declarações ao programa “El Versión” da rádio catalã RAC1.

“Posso achar que é uma fraude, mas não posso afirmar sem provas“, assinala, contudo, Marco.

“Esta rapariga contactou a polícia e ninguém lhe deu atenção, tendo, então, aberto a conta de Instagram, onde já tem milhares de seguidores quando antes tinha muito poucos”, acrescenta ainda.

Marco também nota que é preciso “tentar contactar a família biológica [de Julia] e não os McCann através do Instagram”.

Mãe de Julia não tem interesse em “colaborar”

Entretanto, o programa “Espejo Público” da Antena 3 espanhola falou com a médium Fia Johansson que identifica como “a porta-voz” de Julia Faustyna.

Esta mulher reforça que “a mãe de Julia não quer que se faça nenhum teste de ADN, nem colaborar de nenhuma forma”, conforme declarações citadas pelo La Vanguardia.

“Está demonstrado que não tem interesse em mostrar-se publicamente para contar que a sua filha tem um problema”, destaca ainda Fia Johansson.

A médium também sustenta que a mãe de Julia “não tem sequer ideia do que se está a passar nos meios de comunicação”, “nem tem ninguém que a aconselhe quanto ao que fazer”.

Da sua parte, Fia Johansson diz que tem “a missão de proteger [Julia] nesta situação” devido ao seu “grau de imaturidade”. Por isso, promete “continuar a ajudar” a jovem, “mesmo que não seja Madeleine McCann”.

Susana Valente, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.