Juiz aponta responsabilidades a Bruno de Carvalho na invasão a Alcochete

Nuno Fox / Lusa

Bruno de Carvalho, presidente do Sporting

No despacho do juiz, que decretou prisão preventiva para os alegados adeptos que invadiram a Academia de Alcochete, surge o nome do presidente do Sporting por ter potenciado o “clima de animosidade” que levou às agressões.

De acordo com a TVI 24, o juiz entende que os comentários de Bruno de Carvalhopotenciaram o clima de animosidade que já existia entre a Juve Leo, os jogadores e a equipa técnica, face a alguns inêxitos de resultados desportivos”.

No mesmo despacho, citado pelo canal televisivo, pode ler-se que foi Fernando Mendes, ex-líder da Juventude Leonina que também foi detido e se encontra em prisão preventiva, quem organizou o ataque à Academia de Alcochete.

“Envolvidos neste espírito de terror, os presentes arguidos engendraram o plano que colocou os ‘soldados’ à frente, de cara tapada, ficando atrás, de cara destapada, conferindo os estragos e as vitórias que, pelo menos neste desafio, tiveram”, lê-se no despacho.

A 15 de maio, cerca de 40 pessoas encapuzadas invadiram a Academia do Sporting, em Alcochete, e agrediram alguns futebolistas e elementos da equipa técnica, com a GNR a deter 23 dos atacantes, que ficaram em prisão preventiva.

Na sequência destes incidentes, Rui Patrício e Daniel Podence apresentaram a rescisão por justa causa e, na segunda-feira, mais quatro jogadores rescindiram unilateralmente: primeiro William Carvalho, Gelson Martins e Bruno Fernandes e, logo a seguir, foi a vez do futebolista holandês Bas Dost, alegando também justa causa.

Bruno de Carvalho “agarrado” a um milhão de euros

Esta segunda-feira, o dirigente leonino afirmou que o Conselho Diretivo apresenta “imediatamente” a demissão se os seis futebolistas recuarem para permanecer no clube, mesmo que esta direção vença novas eleições.

“Se para os atletas o problema é este Conselho Diretivo, os jogadores que escrevam uma carta a dizer que se esta direção se demitir voltam atrás nas rescisões e jogam no Sporting e que se nos voltarmos a candidatar e ganharmos, continuam a valer estas premissas. Na mesma hora demitimo-nos. E têm de ser os seis, não basta um jogador“.

No entanto, o Correio da Manhã avança que Bruno de Carvalho se encontra “agarrado” a um milhão de euros, a verba que irá receber se cumprir o seu mandato até ao fim. De acordo com o jornal, este valor deve-se ao ordenado mensal de 10.500 euros, aos quais se juntam ainda os subsídios de férias e de natal de 147 mil euros.

Para além disso, o líder leonino recebeu 35.751 euros em prémios por objetivos atingidos na última temporada, juntando mais 50 mil euros desta época, pela conquista da Taça da Liga e a presença nos quartos-de-final da Liga Europa.

Equipa técnica será apresentada “na próxima semana”

Numa nota de imprensa assinada por Fernando Correia, porta-voz do presidente do Conselho Diretivo e da Comissão Executiva da SAD, a nova equipa técnica, que vai suceder a Jorge Jesus e aos seus adjuntos, será apresentada na próxima semana.

No que diz respeito à equipa médica, Carlos Mota “mantém-se como enfermeiro da equipa principal”, enquanto a equipa de nutricionistas da SAD e clube se vai manter, a par do chefe de cozinha da equipa principal.

O departamento médico e nutricionista das modalidades e do denominado gabinete olímpico vai continuar em funções, assim como o “gabinete de roupeiros da equipa principal e sub-23”.

Serão “apresentados novos elementos na sexta-feira” para os departamentos médicos da formação principal masculina, além da nova equipa de sub-23, dos escalões de formação e do futebol feminino.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Acabou caça ao homem. Suspeito do atentado de Estrasburgo morto pela polícia

A polícia francesa matou na noite desta quinta-feira Chérif Chekatt, identificado como autor do atentado que deixou três mortos e 14 feridos terça-feira na cidade de Estrasburgo, no leste do país. O suspeito estava armado …

Excesso de peso responsável por quase 4% dos cancros no mundo

O excesso de peso é responsável por quase 4% dos cancros no mundo, com a prevalência a aumentar rapidamente na maioria dos países em todos os grupos populacionais, revelou a Sociedade Americana de Cancro (SAC). Políticas, …

Taylor Swift usou reconhecimento facial num concerto para detetar perseguidores

Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial durante um concerto para evitar a proximidade da cantora com pessoas identificadas como seus perseguidores. Numa altura em que o reconhecimento facial é cada vez mais utilizado pelas …

Sporting vs Vorskla | Leão cumpre serviços máximos

O Sporting fechou a participação no Grupo E da Liga Europa com mais uma vitória, com 3 golos sem resposta, marcados na primeira parte. A formação leonina recebeu e venceu o Vorskla Poltava por 3-0, e …

Esta noite há chuva de estrelas

Olhe para o céu esta noite, terá um presente vindo do Espaço. A noite de hoje, quinta-feira, para amanhã, será a melhor altura para ver a chuva de meteoros das Gemínidas. A chuva de meteoros das …

Jornal finlandês está a dar as "notícias feias" do mundo em sweaters de Natal

A "ugly sweater" é já uma moda na época festiva. Mas um jornal finlandês decidiu mudar um pouco as coisas: pegou nas notícias mais feias do ano para conceber as mais feias camisolas de Natal. Helsingin …

Tribunal condena número três do Vaticano por abusos sexuais

O cardeal australiano George Pell, que dirige a secretaria da Economia do Vaticano, foi esta quinta-feira considerado culpado pela justiça australiana de abuso sexual a duas crianças por um tribunal em Melbourne. De acordo com as …

Padre russo exibia Gucci e Louis Vitton na Internet. Agora tem processo disciplinar

O padre russo Viacheslav Baskakov gostava de roupa e acessórios de luxo e não resistia em mostrá-los no Instagram. Agora, tem um processo disciplinar. Baskakov fazia questão de se exibir na rede social, ostentando os produtos …

Boris, o robô altamente avançado, era afinal um homem disfarçado

Num fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanóide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. Tudo aconteceu na Rússia, num fórum de jovens dedicado à robótica. A estação televisiva …

Polícia francesa lança importante operação em Estrasburgo

Uma importante operação policial estava a decorrer esta quinta-feira à tarde no bairro de Neudorf, em Estrasburgo, onde foi perdido o rasto de Chérif Chekatt, autor do tiroteio num mercado de Natal na noite de …