Juiz aponta responsabilidades a Bruno de Carvalho na invasão a Alcochete

Nuno Fox / Lusa

Bruno de Carvalho, presidente do Sporting

No despacho do juiz, que decretou prisão preventiva para os alegados adeptos que invadiram a Academia de Alcochete, surge o nome do presidente do Sporting por ter potenciado o “clima de animosidade” que levou às agressões.

De acordo com a TVI 24, o juiz entende que os comentários de Bruno de Carvalhopotenciaram o clima de animosidade que já existia entre a Juve Leo, os jogadores e a equipa técnica, face a alguns inêxitos de resultados desportivos”.

No mesmo despacho, citado pelo canal televisivo, pode ler-se que foi Fernando Mendes, ex-líder da Juventude Leonina que também foi detido e se encontra em prisão preventiva, quem organizou o ataque à Academia de Alcochete.

“Envolvidos neste espírito de terror, os presentes arguidos engendraram o plano que colocou os ‘soldados’ à frente, de cara tapada, ficando atrás, de cara destapada, conferindo os estragos e as vitórias que, pelo menos neste desafio, tiveram”, lê-se no despacho.

A 15 de maio, cerca de 40 pessoas encapuzadas invadiram a Academia do Sporting, em Alcochete, e agrediram alguns futebolistas e elementos da equipa técnica, com a GNR a deter 23 dos atacantes, que ficaram em prisão preventiva.

Na sequência destes incidentes, Rui Patrício e Daniel Podence apresentaram a rescisão por justa causa e, na segunda-feira, mais quatro jogadores rescindiram unilateralmente: primeiro William Carvalho, Gelson Martins e Bruno Fernandes e, logo a seguir, foi a vez do futebolista holandês Bas Dost, alegando também justa causa.

Bruno de Carvalho “agarrado” a um milhão de euros

Esta segunda-feira, o dirigente leonino afirmou que o Conselho Diretivo apresenta “imediatamente” a demissão se os seis futebolistas recuarem para permanecer no clube, mesmo que esta direção vença novas eleições.

“Se para os atletas o problema é este Conselho Diretivo, os jogadores que escrevam uma carta a dizer que se esta direção se demitir voltam atrás nas rescisões e jogam no Sporting e que se nos voltarmos a candidatar e ganharmos, continuam a valer estas premissas. Na mesma hora demitimo-nos. E têm de ser os seis, não basta um jogador“.

No entanto, o Correio da Manhã avança que Bruno de Carvalho se encontra “agarrado” a um milhão de euros, a verba que irá receber se cumprir o seu mandato até ao fim. De acordo com o jornal, este valor deve-se ao ordenado mensal de 10.500 euros, aos quais se juntam ainda os subsídios de férias e de natal de 147 mil euros.

Para além disso, o líder leonino recebeu 35.751 euros em prémios por objetivos atingidos na última temporada, juntando mais 50 mil euros desta época, pela conquista da Taça da Liga e a presença nos quartos-de-final da Liga Europa.

Equipa técnica será apresentada “na próxima semana”

Numa nota de imprensa assinada por Fernando Correia, porta-voz do presidente do Conselho Diretivo e da Comissão Executiva da SAD, a nova equipa técnica, que vai suceder a Jorge Jesus e aos seus adjuntos, será apresentada na próxima semana.

No que diz respeito à equipa médica, Carlos Mota “mantém-se como enfermeiro da equipa principal”, enquanto a equipa de nutricionistas da SAD e clube se vai manter, a par do chefe de cozinha da equipa principal.

O departamento médico e nutricionista das modalidades e do denominado gabinete olímpico vai continuar em funções, assim como o “gabinete de roupeiros da equipa principal e sub-23”.

Serão “apresentados novos elementos na sexta-feira” para os departamentos médicos da formação principal masculina, além da nova equipa de sub-23, dos escalões de formação e do futebol feminino.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O núcleo da Terra pode esconder mais de cinco oceanos no seu interior

Um novo estudo sugere que o núcleo da Terra pode abrigar uma grande quantidade de água no seu interior. Segundo os investigadores, a quantidade pode chegar ao equivalente a cinco oceanos. Muitos estudos comprovam que, sob …

Descoberto novo tipo de matéria exótica no "coração" das estrelas de neutrões

Uma investigação levada a cabo por um grupo de cientistas da Finlândia encontrou fortes evidências da existência de matéria exótica de quarks no interior dos núcleos das maiores estrelas de neutrões. Em comunicado, os cientistas …

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ser "filhos" de um mesmo pai

Os asteróides Ryugu e Bennu podem ter sido formados a partir de um outro asteróide de grandes dimensões, sugere uma investigação internacional. Simulações numéricas de grandes ruturas de asteróides, como as que ocorrem no cinturão de …

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …