Bruno demite-se se jogadores decidirem ficar. Benfica atrás de Gelson e Bruno Fernandes

Nuno Fox / Lusa

Bruno de Carvalho, presidente do Sporting

O presidente do Sporting anunciou, esta segunda-feira, que o Conselho Diretivo apresenta “imediatamente” a demissão se os seis futebolistas que rescindiram contrato, invocando justa causa, recuarem para permanecer no clube, mesmo que esta direção vença novas eleições.

Numa conferência de imprensa realizada no Estádio José Alvalade, depois de um dia em que William Carvalho, Gelson Martins, Bruno Fernandes e Bas Dost apresentaram também as suas cartas de desvinculação, Bruno de Carvalho começou por lamentar “mais um dia difícil” para os adeptos, mas abriu o cenário de uma possível demissão caso os seis jogadores voltem atrás na saída de Alvalade.

“Se para os atletas o problema é este Conselho Diretivo, os jogadores que escrevam uma carta a dizer que se esta direção se demitir voltam atrás nas rescisões e jogam no Sporting e que se nos voltarmos a candidatar e ganharmos, continuam a valer estas premissas. Na mesma hora demitimo-nos. E tem de ser os seis, não basta um jogador”.

Apesar de já terem passado os sete dias para Rui Patrício e Podence – os dois primeiros jogadores a avançar para a saída – poderem recuar formalmente nas suas rescisões, o presidente dos leões explicou que a porta não está fechada e que estes dois eventuais regressos dependem agora do crivo da SAD.

“Aqueles sete dias são sete dias em que a SAD não pode recusar o recuo. A partir do sétimo dia não significa que não possam voltar, significa que já é uma decisão da SAD. É lógico que, mais cedo ou mais tarde, vão voltar atrás. A partir de sete dias já depende da SAD”, vincou.

Considerando que o clube está a ser alvo de um “ataque concertado grande”, além de confirmar as quatro rescisões desta segunda-feira e que “poderão ser mais” até dia 15, Bruno de Carvalho reiterou que os processos e os argumentos apresentados pelos jogadores não são fundamento para rescindir por justa causa.

“No dia em que formos embora, estes processos caem porque têm de cair. Pois se forem até ao fim nenhum jogador ganha. Posso garantir aos sportinguistas que não vai dar em nada. Tenham os sportinguistas a calma e a serenidade para nos deixar continuar a gerir o Sporting, porque assim o Sporting vai continuar a ser um exemplo para o futebol mundial”.

Nuno Fox / Lusa

Bruno de Carvalho, presidente do Sporting

O presidente do Sporting comparou também as ações dos jogadores a “jogadas de xadrez” que visam um “xeque-mate ao povo sportinguista”, alegando a existência de uma “chantagem” sobre o clube que pode, no entender do dirigente, mudar a força do Sporting para o futuro e o paradigma do futebol mundial.

“O futebol mudava de paradigma, porque, se isto são rescisões com justa causa, é melhor o futebol mudar. A seguir, fosse quem fosse, como é que ia gerir o Sporting? Ia gerir sob medo? A coisa mais fácil que podíamos fazer era apresentarmos a demissão, mas o Sporting perdia o que foi conquistado nestes cinco anos: respeito e credibilidade”, atirou, ao lado de Carlos Vieira, administrador da SAD, e Fernando Correia, porta-voz do Conselho Diretivo.

A conferência terminou em clima de tensão, com um grupo de cerca de duas dezenas de adeptos a insultar o líder leonino e a pedir a sua saída, tendo inclusivamente obrigado à retenção dos jornalistas no auditório no final até que chegassem agentes da PSP ao exterior para garantir a saída em condições de segurança.

De acordo com o código do trabalho, a declaração de resolução do contrato por justa causa deve acontecer nos 30 dias subsequentes aos factos que a justificam, pelo que até quinta-feira, 14 de junho, outros jogadores do plantel profissional do Sporting poderão rescindir.

114,5 milhões de euros a voar com seis rescisões

Segundo o Diário de Notícias, até agora, são já cerca de 115 milhões de euros a “voar” com as seis rescisões dos jogadores do plantel leonino, segundo os valores de mercado, com base no site Tranfermarket.

Gelson Martins é o jogador mais valioso. De acordo com o jornal, o extremo foi avaliado em 30 milhões de euros, e a imprensa britânica já noticiou que o Arsenal terá avançado com uma oferta desse valor (mas o Sporting pediu mais). A cláusula de rescisão era de 60 milhões de euros e o contrato válido até 2022.

Segue-se William Carvalho, avaliado em 25 milhões de euros e com uma cláusula de rescisão de 45 milhões, que tem muito mercado, assim como Bruno Fernandes, avaliado em 20 milhões de euros e dono da maior cláusula de rescisão leonina: 100 milhões.

Por sua vez, Bas Dost está avaliado pelo mesmo site em 19 milhões de euros, sendo a cláusula de rescisão de 60 milhões de euros e Rui Patrício, o primeiro a avançar para a saída, tem um valor de mercado próximo dos 16 milhões de euros e uma cláusula de rescisão de 45 milhões, cita o DN.

Por fim, Daniel Podence está avaliado em 4,5 milhões de euros mas, apesar disso, tem uma cláusula de rescisão de 60 milhões.

Benfica vai atrás dos jogadores que rescindiram

De acordo com o mesmo diário, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, admitiu, durante a assembleia-geral desta segunda-feira, contratar algum dos jogadores que já rescindiram com o rival de Alvalade.

Vou fazer uma pequena loucura que se calhar não devia. Mas vou. Há 25 anos brincaram connosco mas não brincam mais”, declarou o presidente dos encarnados. Recorde-se que, em 1993, o Sporting aproveitou os salários em atraso dos jogadores da Luz para contratar Pacheco, Paulo Sousa e João Pinto.

Segundo o Correio da Manhã, Gelson e Bruno Fernandes já têm pré-acordo com os encarnados. Na sexta-feira, o jornal já tinha avançado que Gelson Martins se reuniu com representantes do Benfica, na sexta-feira, antes da partida da seleção para a Rússia.

José Sena Goulão / Lusa

Gelson Martins

Marta Soares avança com duas providências cautelares

“Vou avançar com duas providências cautelares para garantir tudo o que é importante e fundamental em todas as áreas, não só a segurança, para que a Assembleia Geral do dia 23 de junho se realize”, disse Jaime Marta Soares à agência Lusa.

O presidente demissionário da Mesa da Assembleia Geral (MAG) explicou que é o único que tem legitimidade para marcar Assembleias Gerais. “Sou o presidente da MAG em exercício e cumpri sempre os estatutos”, frisou, reafirmando que as AGs anunciadas por Bruno de Carvalho, para 17 de junho e 21 de julho, “terão resultados nulos e sem nenhum efeito”.

Marta Soares explicou ainda que vai também avançar com a marcação da Assembleia Geral sobre o Plano de Atividades e Orçamento. “Vou marcar, nos próximos dias e dentro dos prazos, a Assembleia Geral para o Plano de Atividades e Orçamento. Segundo os estatutos, têm até ao dia 15 de junho para me entregar todos os documentos e até ao momento nada chegou às minhas mãos”.

O presidente demissionário da MAG recusou comentar a conferência de imprensa de hoje de Bruno de Carvalho e apenas apelou aos jogadores para que não rescindam os seus contratos. “Desejo ardentemente que os jogadores não rescindam”.

Miguel A. Lopes / Lusa

O presidente da mesa da Assembleia do Sporting, Jaime Marta Soares

Holdimo manifesta “profundo desagrado” com rescisões

“A Holdimo manifesta o seu profundo desagrado pelas rescisões apresentadas por mais três jogadores da equipa principal da Sporting SAD. É mais um momento triste para um calvário que tem assolado o dia a dia dos sportinguistas. Mas, o lamento não chega, é preciso reagir e agir”, refere em comunicado.

A Holdimo, detentora de 29,8% do capital do Sporting, salienta que o tempo “não resolve o problema”, apenas o agrava, referindo que reconhece a “gravidade do problema e a urgência de uma solução” e que está empenhada em “virar a página do pesadelo” que o clube atravessa.

“Apresentámos, há cerca de duas semanas, uma ação para destituição do Conselho executivo da SAD. Evocámos o caráter de urgência, porque sabemos que cada dia que passa é mais um dia a acrescentar problemas e menos um dia a construir solução”.

A Holdimo deu entrada nos tribunais com uma ação especial para destituir a administração liderada por Bruno de Carvalho, segundo foi anunciado por Álvaro Sobrinho, líder do grupo angolano. “Pela reserva a que nos obriga a ação que apresentámos, remetemos para momento posterior uma posição mais detalhada”, conclui o documento da Holdimo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Este gajo já deveria estar no manicómio. Os verdadeiros Sportinguistas que se imponham para que este louco não aniquile o Sporting Clube de Portugal.

RESPONDER

Encontrado raro caracol fossilizado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de paleontólogos descobriu em Mianmar um caracol incrivelmente fossilizado em âmbar datado de há cerca de 100 milhões de anos - sendo, por isso, contemporâneo dos dinossauros.  Ao contrário da maioria dos …

Se não pararmos de comer carne, vamos acabar com o planeta

Cada cidadão deverá reduzir em 75% o seu consumo de carne de vaca, 90% de carne de porco, comer metade da quantidade de ovos e triplicar o consumo de sementes e frutos secos. Segundo um estudo …

Encontrado o mais antigo registo sobre Jerusalém

Especialistas da Autoridade de Arqueologia de Israel (AAI) encontraram uma pedra com uma inscrição de dois mil anos de idade na qual se lê "Jerusalém" em hebraico. Encontrada numa escavação subterrânea por baixo do Centro de …

NASA tem esperança que os ventos de Marte reanimem a Opportunity

Os ventos fortes, que se fazem sentir em Marte num determinado período do ano, poderão ajudar a limpar a poeira dos painéis solares do rover Opportunity, que está adormecido desde junho. De acordo com a …

Dormir muito é tão prejudicial como dormir pouco

Um novo estudo descobriu que dormir muito pode ter consequências tão prejudiciais para a saúde como dormir pouco, reduzindo igualmente as capacidades cognitivas.  Um grupo de cientistas da Universidade norte-americana de Ontario conduziu em junho de 2017 …

Cientistas desenvolveram uma retina humana em laboratório

Cientistas da Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, desenvolveram a partir do zero tecido da retina humana para aprender como é que são compostas as células que nos permitem ver o mundo a cores. Os cientistas …

Asteróide deixa cientistas perplexos com a sua superfície incomum

Cientistas receberam os primeiros dados e fotos do rover MASCOT, que pousou recentemente na superfície do asteroide Ryugu, e ficaram completamente perplexos. Os dados obtidos apontam para uma quantidade extremamente baixa de poeira na superfície do …

Ossadas contam história de criança neandertal devorada por pássaro gigante da Idade do Gelo

Arqueólogos descobriram os restos humanos mais antigos já encontrados na Polónia. Análises posteriores revelaram pertencerem a uma criança neandertal que terá sido devorada por um pássaro gigante. Apesar de as ossadas terem sido recuperadas há já …

Cientistas descobrem de que são feitos os exoplanetas semelhantes à Terra

Investigadores da Universidade de Zurique analisaram a composição e estrutura de exoplanetas distantes usando ferramentas estatísticas. A sua análise indica se um planeta é parecido com a Terra, se é composto por rocha pura ou …

10% dos homens são daltónicos

Um em cada 10 homens sofre de daltonismo, uma perturbação caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores. O daltonismo, também conhecido como discromatopsia ou discromopsia, é uma perturbação da perceção visual caracterizada pela incapacidade …