Juiz Ivo Rosa não quis pôr traficante de armas em prisão preventiva e ele fugiu

19

António Cotrim / Lusa

O Ministério Público (MP) pediu a prisão preventiva de um alegado traficante de armas, devido a perigo de fuga, mas o juiz Ivo Rosa discordou. O suspeito acabou mesmo por fugir.

O juiz Ivo Rosa, a quem foi atribuída por sorteio a instrução da operação Marquês – que envolve José Sócrates e Ricardo Salgado -, decidiu não ordenar a prisão preventiva de André Rozário, um brasileiro detido por alegadamente vender metralhadoras e outras armas de guerra na Internet.

O magistrado judicial contrariou o pedido do MP, que invocava risco de fuga. O Ministério Público recorreu ao Tribunal da Relação, que ordenou a prisão preventiva do traficante, mas este já tinha fugido do país, segundo notícia avançada pelo Correio da Manhã.

André Rozário era o mais importante numa rede de tráfico de armas que envolvia três agentes da PSP e um militar da GNR, quando foi descoberto no seguimento da operação Desarme, da Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária.

O suspeito era cliente da AFG Defense, uma empresa sediada na Eslováquia e responsável por fabricar e adquirir armas ligeiras e pesadas provenientes da Guerra dos Balcãs. A empresa exportava para vários países da Europa, através da Internet. De modo a que este fosse um negócio legal, a venda era feita sob a forma de armas de alarme.

Com 29 anos, André Rozário operava a partir de oficinas na Margem Sul do rio Tejo no tráfico internacional de armas de guerra, usando nomes e moradas falsos. Em causa está a venda de metralhadoras, pistolas-metralhadoras e pistolas de calibre 9 mm, proibidas a civis, que transformava e vendia na Internet, no mercado negro.

ZAP //

19 Comments

  1. Portanto vamos todos aceitar que os coitadinhos dos juízes que tão bem fazem o seu trabalho devam ganhar ainda mais não é?Entre fugir e penas suspensas é para isto que serve a inexistent justiça em portugal!!!

  2. Com um juiz destes , os portugueses já podem contar que a operação marquês caia em saco roto e que mais tarde os agora arguidos , sejam todos condecorados com a Ordem da Bandalheira

  3. Cá está. Alguém quis comparar este IVO, um faz-de-conta-que-é-juiz, com Carlos Alexandre !
    Este tipo não presta e foi fraudulentamente escolhido num sorteio-faz-de-conta com a única intenção de libertar José Sócrates de um julgamento.
    Agora deveria ir de cana enquanto o traficante não fosse apanhado.

  4. É impressionante… basta que este Juiz seja designado para a instrução de um processo em que o Correio da Manhã tanto insistiu, e não ser o que eles desejavam (por ter sido o que tinha investigado o processo e portanto ser certo o aval, a lá Moro) para que comecem logo a surgir notícias tentando denegri-lo e pôr em causa a sua capacidade.
    Aqui se fica a chamada pressão sobre o sistema judicial.

  5. Hum!! afinal este juiz tem medo dos traficantes. Será que vai ter medo do caso do José? isto não vai correr bem e vamos dar razão ao Alexandre?!! vamos esperar. Se não for imparcial será um homem sem honra que desonrará também a sua família. Não acredito.

  6. Infelizmente este não é caso único no nosso sistema judicial. E é esta classe que quer mais regalias e mordomias, salários que podem chegar a ser superiores ao do primeiro ministro. É tudo uma cambada de macacos, só coçam para dentro e riem do pobre do cidadão… É o país que deixámos acontecer.

  7. … as instituições portuguesas no seu pleno funcionamento, no seu melhor, são funcionários públicos a trabalhar 35 horas semanais.

  8. O Juiz Ivo Rosa “olha pelas finanças do país” ?? foi o que uma pessoa escreveu, ou está a gozar com a decisão do juiz incompetente, aí de acordo, mas se realmente acredita que o dito incompetente quer fazer isso mesmo…..está a ser muito ingénuo…
    Ele é um completo incompetente

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.