Juiz decreta prisão. Lula não se vai entregar

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva

O juiz federal Sergio Moro decretou esta quinta-feira a prisão do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-presidente brasileiro Lula da Silva foi condenado em segunda instância a cumprir uma pena de prisão de 12 anos e 1 mês, com início em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso de compra de um apartamento no litoral de São Paulo.

No decreto, o juiz Sérgio Moro autorizou que Lula da Silva se entregue voluntariamente à Polícia Federal, em Curitiba, determinando como prazo até as 17h desta sexta-feira.

“Relativamente ao condenado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de que se apresente voluntariamente à Polícia Federal, em Curitiba, até as 17:00 do dia 06/04/2018, altura em que deverá ser cumprido o mandado de prisão”, disse Moro.

A decisão do juiz foi tomada menos de 24 horas após o Supremo Tribunal Federal ter negado um habeas corpus para evitar a prisão de Lula antes de que se esgotem todos os mecanismos de apelo em instâncias superiores.

O ano passado, Sérgio Moro tinha condenado o ex-presidente a 9 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas a pena foi ampliada em segunda instância, em janeiro, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Entretanto, o ex-Presidente brasileiro disse que não se vai entregar à polícia em Curitiba. O jornal Folha de São Paulo refere que falou com Lula da Silva às 8h30 desta sexta-feira (12h30 em Lisboa) e que este disse que a sua decisão é não cumprir a ordem de se entregar esta sexta-feira.

Esta posição de Lula surge horas depois de a defesa do ex-Presidente ter anunciado que vai avançar com um novo habeas corpus no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para tentar impedir a sua prisão imediata.

// EFE

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • O quê?
      Ter um criminoso como presidente e um “meio-bandido” na prisão com uma acusação duvidosa?
      Felizmente não chegamos a esse ponto…

    • Ja acho o contrario, que a moda foi daqui para la, ou o Sócrates não fez a mesma coisa? Roubou, roubou e onde que ele anda agora? Preso e que não está…

  1. Esperemos que este criminoso não tarde a estar na prisão.
    De preferência, que cumpra todos os dias de prisão a que foi condenado nas mesmas condições em que o povo que governou cumpre as suas penas quando também é preso.

  2. Sempre foi assim, Que protege os Ricos é Promovido.
    Quem protege os Pobres é preso e condenado até á morte.
    Ao Jesus Cristo aconteceu o mesmo.

  3. Quem protege os RICOS tem TUDO.
    Quem Protege os POBRES é preso e condenado até a Morte.
    Jesus Cristo protegeu os Pobres, o que lhe aconteceu crucificação e Morte.

RESPONDER

"Fez a Amadora e uma parte de Luanda". Amigo de Salgado nega "qualquer perdão de dívida" do Montepio

O construtor civil José Guilherme, que está no centro das investigações ao Banco Montepio, assegura que não recebeu qualquer empréstimo sem garantias, nem "qualquer perdão da dívida", garantindo ainda que sempre cumpriu todas as suas …

Entre Rui Rio e Luís Montenegro, há quem vote no regresso de Passos Coelho

O presidente do PSD, Rui Rio, e o antigo líder parlamentar Luís Montenegro voltam hoje a disputar eleições directas, numa inédita segunda volta em que podem votar 40.604 militantes com as quotas em dia. Nos …

Vírus detetado na China pode já ter infetado mais de mil pessoas

O número de pessoas infetadas com um vírus que matou duas pessoas na China ultrapassa provavelmente o milhar de casos e é muito superior àquele avançado pelas autoridades locais, segundo investigadores britânicos. Num artigo publicado, esta …

Joacine Katar Moreira não vai renunciar ao cargo de deputada

O IX Congresso para eleger os novos órgãos do Livre começa, este sábado, em Lisboa. A única deputada do partido na Assembleia da República já disse que não vai renunciar ao cargo. À chegada ao IX …

Cabeceamentos no futebol podem ser proibidos ou limitados. O problema é o risco de demência

A Federação escocesa de futebol prepara-se para proibir os cabeceamentos nos escalões com menores de 12 anos.  Em Inglaterra, fala-se em limitar este gesto futebolístico que foi associado a doenças neuro-degenerativas em vários estudos científicos. …

Fenómeno cerebral desvenda enigma sobre as casas do Neolítico

O comportamento humano está influenciado por aspetos inconscientes. Um deles é um fenómeno da perceção conhecido entre psicólogos como a negligência espacial cerebral. Este fenómeno refere-se à observação de que as pessoas saudáveis preferem o seu …

Justiça do Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos

As autoridades do Mónaco estarão a investigar a empresária angolana, assim como o seu pai e o seu marido, pelo crime de branqueamento de capitais. De acordo com o semanário Expresso, as autoridades judiciais do Mónaco …

Depressão Glória atinge Portugal continental com vento forte

A depressão Glória está a caminho. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, no domingo, esperam-se rajadas de vento que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. A depressão Glória vai passar …

Governo não renova PPP do Hospital de Loures

O Estado não vai renovar a atual parceria público-privada (PPP) do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que é gerido pelo grupo Luz Saúde, anunciou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo …

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …