Juiz decreta prisão. Lula não se vai entregar

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva

O juiz federal Sergio Moro decretou esta quinta-feira a prisão do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-presidente brasileiro Lula da Silva foi condenado em segunda instância a cumprir uma pena de prisão de 12 anos e 1 mês, com início em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso de compra de um apartamento no litoral de São Paulo.

No decreto, o juiz Sérgio Moro autorizou que Lula da Silva se entregue voluntariamente à Polícia Federal, em Curitiba, determinando como prazo até as 17h desta sexta-feira.

“Relativamente ao condenado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de que se apresente voluntariamente à Polícia Federal, em Curitiba, até as 17:00 do dia 06/04/2018, altura em que deverá ser cumprido o mandado de prisão”, disse Moro.

A decisão do juiz foi tomada menos de 24 horas após o Supremo Tribunal Federal ter negado um habeas corpus para evitar a prisão de Lula antes de que se esgotem todos os mecanismos de apelo em instâncias superiores.

O ano passado, Sérgio Moro tinha condenado o ex-presidente a 9 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas a pena foi ampliada em segunda instância, em janeiro, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Entretanto, o ex-Presidente brasileiro disse que não se vai entregar à polícia em Curitiba. O jornal Folha de São Paulo refere que falou com Lula da Silva às 8h30 desta sexta-feira (12h30 em Lisboa) e que este disse que a sua decisão é não cumprir a ordem de se entregar esta sexta-feira.

Esta posição de Lula surge horas depois de a defesa do ex-Presidente ter anunciado que vai avançar com um novo habeas corpus no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para tentar impedir a sua prisão imediata.

// EFE

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • O quê?
      Ter um criminoso como presidente e um “meio-bandido” na prisão com uma acusação duvidosa?
      Felizmente não chegamos a esse ponto…

    • Ja acho o contrario, que a moda foi daqui para la, ou o Sócrates não fez a mesma coisa? Roubou, roubou e onde que ele anda agora? Preso e que não está…

  1. Esperemos que este criminoso não tarde a estar na prisão.
    De preferência, que cumpra todos os dias de prisão a que foi condenado nas mesmas condições em que o povo que governou cumpre as suas penas quando também é preso.

  2. Sempre foi assim, Que protege os Ricos é Promovido.
    Quem protege os Pobres é preso e condenado até á morte.
    Ao Jesus Cristo aconteceu o mesmo.

  3. Quem protege os RICOS tem TUDO.
    Quem Protege os POBRES é preso e condenado até a Morte.
    Jesus Cristo protegeu os Pobres, o que lhe aconteceu crucificação e Morte.

RESPONDER

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados rebatizar dezenas de genes humanos por causa do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é parecida com fogo florestal, não com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …

Procuradora-geral de Nova Iorque quer dissolver NRA após investigação de fraude

A procuradora-geral de Nova Iorque anunciou, esta quinta-feira, ter movido um processo judicial contra a National Rifle Association (NRA), depois de uma investigação que mostra que os seus dirigentes desviaram milhões de dólares para benefício …

MP abre inquérito sobre surto em lar de Reguengos de Monsaraz

O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito sobre o surto de covid-19 num lar em Reguengos de Monsaraz, no distrito de Évora, que já provocou 18 mortos. Questionada pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral da República (PGR) …