Juiz decreta prisão. Lula não se vai entregar

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva

O juiz federal Sergio Moro decretou esta quinta-feira a prisão do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

O ex-presidente brasileiro Lula da Silva foi condenado em segunda instância a cumprir uma pena de prisão de 12 anos e 1 mês, com início em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso de compra de um apartamento no litoral de São Paulo.

No decreto, o juiz Sérgio Moro autorizou que Lula da Silva se entregue voluntariamente à Polícia Federal, em Curitiba, determinando como prazo até as 17h desta sexta-feira.

“Relativamente ao condenado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de que se apresente voluntariamente à Polícia Federal, em Curitiba, até as 17:00 do dia 06/04/2018, altura em que deverá ser cumprido o mandado de prisão”, disse Moro.

A decisão do juiz foi tomada menos de 24 horas após o Supremo Tribunal Federal ter negado um habeas corpus para evitar a prisão de Lula antes de que se esgotem todos os mecanismos de apelo em instâncias superiores.

O ano passado, Sérgio Moro tinha condenado o ex-presidente a 9 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas a pena foi ampliada em segunda instância, em janeiro, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Entretanto, o ex-Presidente brasileiro disse que não se vai entregar à polícia em Curitiba. O jornal Folha de São Paulo refere que falou com Lula da Silva às 8h30 desta sexta-feira (12h30 em Lisboa) e que este disse que a sua decisão é não cumprir a ordem de se entregar esta sexta-feira.

Esta posição de Lula surge horas depois de a defesa do ex-Presidente ter anunciado que vai avançar com um novo habeas corpus no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para tentar impedir a sua prisão imediata.

ZAP // EFE

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • O quê?
      Ter um criminoso como presidente e um “meio-bandido” na prisão com uma acusação duvidosa?
      Felizmente não chegamos a esse ponto…

    • Ja acho o contrario, que a moda foi daqui para la, ou o Sócrates não fez a mesma coisa? Roubou, roubou e onde que ele anda agora? Preso e que não está…

  1. Esperemos que este criminoso não tarde a estar na prisão.
    De preferência, que cumpra todos os dias de prisão a que foi condenado nas mesmas condições em que o povo que governou cumpre as suas penas quando também é preso.

  2. Sempre foi assim, Que protege os Ricos é Promovido.
    Quem protege os Pobres é preso e condenado até á morte.
    Ao Jesus Cristo aconteceu o mesmo.

  3. Quem protege os RICOS tem TUDO.
    Quem Protege os POBRES é preso e condenado até a Morte.
    Jesus Cristo protegeu os Pobres, o que lhe aconteceu crucificação e Morte.

RESPONDER

Abel Ferreira leva Palmeiras à conquista da Taça do Brasil

O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, conquistou a Taça do Brasil de futebol, ao vencer por 2-0 na receção ao Grêmio, em jogo da segunda mão da final. Depois do triunfo por 1-0 no confronto …

Myanmar: Exército dispara munições reais contra manifestantes

O exército birmanês disparou este domingo contra vários manifestantes com munições reais em Bagan, a cidade histórica na área central de Myanmar, causando um ferido leve, segundo os organizadores do protesto. Milhares de birmaneses voltaram às …

Cientistas criam um "relógio" que mede a idade biológica

Dois cientistas do CECAD Cluster of Excellence in Aging Research desenvolveram um método que pode determinar a idade biológica de um organismo com uma precisão sem precedentes. Todos conhecemos a idade cronológica - a nossa idade …

"Das palavras aos atos". Marcelo com mais de 60% de mulheres na sua equipa no segundo mandato

O Presidente da República considerou este domingo que os passos dados para salvaguardar a igualdade de género em Portugal não são ainda suficientes e afirmou que quis passar "das palavras aos atos" com mais mulheres …

Governo dá 19,8 milhões às escolas para testes rápidos. Ensino privado também quer

O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução que permite às escolas e ao setor solidário efetuar despesa na realização de testes rápidos de antigénio à covid-19, num montante global de 19,8 milhões de …

Afinal, abandonar Montijo não obriga a indemnizar ANA (e há quem defenda opção Beja)

A alteração do local do novo aeroporto na sequência da avaliação ambiental estratégica não obriga ao pagamento de qualquer indemnização à ANA. De acordo com o esclarecimento do Ministério das Infraestruturas, uma eventual alteração do local …

Descoberta nova relação entre a biodiversidade dos animais e das florestas

Uma análise ao registo de imagens de 15 reservas de vida selvagem em florestas tropicais revelou uma relação até então desconhecida entre a biodiversidade de vários mamíferos e as florestas em que vivem. As florestas tropicais …

Pelo menos 17 mortos e 400 feridos em explosões na Guiné Equatorial

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 400 ficaram feridas após várias explosões registadas, este domingo, num quartel militar na cidade de Bata, na Guiné Equatorial, informaram as autoridades. De acordo com dados do Ministério da …

Marques Mendes antecipa desconfinamento a 15 de março. Creches e 1º ciclo são os primeiros a abrir

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes revelou, este domingo, que as creches, pré-escolar e 1º ciclo deverão abrir já a 15 de março. Segundo o comentador, o plano que vai ser …

Olivier Dassault, deputado bilionário francês, morre em acidente de helicóptero

O deputado francês Olivier Dassault, neto do fundador da Dassault Aviation, morreu este domingo, aos 69 anos, num acidente de helicóptero, no nordeste de França, avança a Agência France-Press (AFP). O acidente aconteceu este domingo perto …