Lula da Silva avança com novo habeas corpus

blogplanalto / Flickr

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

Os advogados do ex-Presidente brasileiro avançaram, esta quinta-feira à noite, com um novo pedido de habeas corpus para evitar que seja preso.

Segundo o Expresso, a defesa de Lula da Silva apresentou o recurso no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), com o argumento de que ainda há recursos a serem apresentados junto do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Desta forma, a pena não poderá começar a ser cumprida até que esses recursos sejam analisados. Recorde-se que o juiz federal Sérgio Moro ordenou que o ex-Presidente se apresente até às 17h00 desta sexta-feira à Polícia Federal, em Curitiba.

“Relativamente ao condenado, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de que se apresente voluntariamente à Polícia Federal, em Curitiba, até as 17:00 do dia 06/04/2018, altura em que deverá ser cumprido o mandado de prisão”, disse Moro.

Em causa está o cumprimento de uma pena de prisão de 12 anos e um mês, com início em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso Lava Jato. Lula terá recebido um apartamento de luxo, em São Paulo, como suborno da construtora OAS, em troca de favorecer contratos com a petrolífera estatal Petrobras.

Moro está a agir politicamente para impedir o meu direito de defesa. O sonho de consumo desse pessoal e do Moro é de me manter pelo menos um dia preso na cadeia. Eles apostam na radicalização, o Moro aposta na radicalização, mas eu estou calmo, sereno, vou aguardar as indicações do meu advogado”, reagiu Lula, em declarações ao comentador da CBN Kennedy Alencar.

A decisão do juiz foi tomada menos de 24 horas depois de o Supremo Tribunal Federal ter negado um habeas corpus para evitar a prisão de Lula antes que se esgotem todos os mecanismos de apelo em instâncias superiores.

Numa nota enviada antes do recurso, a defesa do ex-chefe de Estado condenou a decisão do juiz, afirmando que “a expedição de mandado de prisão nesta data contraria a decisão proferida pelo próprio TRF-4 no dia 24/01, que condicionou a providência – incompatível com a garantia da presunção da inocência – ao exaurimento dos recursos possíveis de serem apresentados para aquele Tribunal, o que ainda não ocorreu”, cita o semanário.

No ano passado, Sérgio Moro tinha condenado o ex-presidente a 9 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas a pena foi ampliada em segunda instância, em janeiro, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Apresenta recurso atrás de recurso porque tem dinheiro e poderes p/ tal se fosse um cidadão do Povo (como já o foi) já estava na prisão á muito tempo. Mas estes politicos não vem o Povo como pessoas mas tão somente algo q utilizam p/ alcançar os fins q se propõem, que será vigarizar, roubar, ludibriar o Povo.
    Povo não confies em NENHUM politicos esta gentalha não vale NADA.

  2. Agora barricou-se na sede do sindicato dos metalúrgicos…
    Deve ir preso ele e logo de seguida o Michele Temer que é outro ladrão

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …