Lula da Silva avança com novo habeas corpus

blogplanalto / Flickr

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

Os advogados do ex-Presidente brasileiro avançaram, esta quinta-feira à noite, com um novo pedido de habeas corpus para evitar que seja preso.

Segundo o Expresso, a defesa de Lula da Silva apresentou o recurso no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), com o argumento de que ainda há recursos a serem apresentados junto do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Desta forma, a pena não poderá começar a ser cumprida até que esses recursos sejam analisados. Recorde-se que o juiz federal Sérgio Moro ordenou que o ex-Presidente se apresente até às 17h00 desta sexta-feira à Polícia Federal, em Curitiba.

“Relativamente ao condenado, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de que se apresente voluntariamente à Polícia Federal, em Curitiba, até as 17:00 do dia 06/04/2018, altura em que deverá ser cumprido o mandado de prisão”, disse Moro.

Em causa está o cumprimento de uma pena de prisão de 12 anos e um mês, com início em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso Lava Jato. Lula terá recebido um apartamento de luxo, em São Paulo, como suborno da construtora OAS, em troca de favorecer contratos com a petrolífera estatal Petrobras.

Moro está a agir politicamente para impedir o meu direito de defesa. O sonho de consumo desse pessoal e do Moro é de me manter pelo menos um dia preso na cadeia. Eles apostam na radicalização, o Moro aposta na radicalização, mas eu estou calmo, sereno, vou aguardar as indicações do meu advogado”, reagiu Lula, em declarações ao comentador da CBN Kennedy Alencar.

A decisão do juiz foi tomada menos de 24 horas depois de o Supremo Tribunal Federal ter negado um habeas corpus para evitar a prisão de Lula antes que se esgotem todos os mecanismos de apelo em instâncias superiores.

Numa nota enviada antes do recurso, a defesa do ex-chefe de Estado condenou a decisão do juiz, afirmando que “a expedição de mandado de prisão nesta data contraria a decisão proferida pelo próprio TRF-4 no dia 24/01, que condicionou a providência – incompatível com a garantia da presunção da inocência – ao exaurimento dos recursos possíveis de serem apresentados para aquele Tribunal, o que ainda não ocorreu”, cita o semanário.

No ano passado, Sérgio Moro tinha condenado o ex-presidente a 9 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas a pena foi ampliada em segunda instância, em janeiro, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Apresenta recurso atrás de recurso porque tem dinheiro e poderes p/ tal se fosse um cidadão do Povo (como já o foi) já estava na prisão á muito tempo. Mas estes politicos não vem o Povo como pessoas mas tão somente algo q utilizam p/ alcançar os fins q se propõem, que será vigarizar, roubar, ludibriar o Povo.
    Povo não confies em NENHUM politicos esta gentalha não vale NADA.

  2. Agora barricou-se na sede do sindicato dos metalúrgicos…
    Deve ir preso ele e logo de seguida o Michele Temer que é outro ladrão

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …