Lula da Silva avança com novo habeas corpus

blogplanalto / Flickr

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

Os advogados do ex-Presidente brasileiro avançaram, esta quinta-feira à noite, com um novo pedido de habeas corpus para evitar que seja preso.

Segundo o Expresso, a defesa de Lula da Silva apresentou o recurso no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), com o argumento de que ainda há recursos a serem apresentados junto do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Desta forma, a pena não poderá começar a ser cumprida até que esses recursos sejam analisados. Recorde-se que o juiz federal Sérgio Moro ordenou que o ex-Presidente se apresente até às 17h00 desta sexta-feira à Polícia Federal, em Curitiba.

“Relativamente ao condenado, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de que se apresente voluntariamente à Polícia Federal, em Curitiba, até as 17:00 do dia 06/04/2018, altura em que deverá ser cumprido o mandado de prisão”, disse Moro.

Em causa está o cumprimento de uma pena de prisão de 12 anos e um mês, com início em regime fechado, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso Lava Jato. Lula terá recebido um apartamento de luxo, em São Paulo, como suborno da construtora OAS, em troca de favorecer contratos com a petrolífera estatal Petrobras.

Moro está a agir politicamente para impedir o meu direito de defesa. O sonho de consumo desse pessoal e do Moro é de me manter pelo menos um dia preso na cadeia. Eles apostam na radicalização, o Moro aposta na radicalização, mas eu estou calmo, sereno, vou aguardar as indicações do meu advogado”, reagiu Lula, em declarações ao comentador da CBN Kennedy Alencar.

A decisão do juiz foi tomada menos de 24 horas depois de o Supremo Tribunal Federal ter negado um habeas corpus para evitar a prisão de Lula antes que se esgotem todos os mecanismos de apelo em instâncias superiores.

Numa nota enviada antes do recurso, a defesa do ex-chefe de Estado condenou a decisão do juiz, afirmando que “a expedição de mandado de prisão nesta data contraria a decisão proferida pelo próprio TRF-4 no dia 24/01, que condicionou a providência – incompatível com a garantia da presunção da inocência – ao exaurimento dos recursos possíveis de serem apresentados para aquele Tribunal, o que ainda não ocorreu”, cita o semanário.

No ano passado, Sérgio Moro tinha condenado o ex-presidente a 9 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas a pena foi ampliada em segunda instância, em janeiro, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Apresenta recurso atrás de recurso porque tem dinheiro e poderes p/ tal se fosse um cidadão do Povo (como já o foi) já estava na prisão á muito tempo. Mas estes politicos não vem o Povo como pessoas mas tão somente algo q utilizam p/ alcançar os fins q se propõem, que será vigarizar, roubar, ludibriar o Povo.
    Povo não confies em NENHUM politicos esta gentalha não vale NADA.

  2. Agora barricou-se na sede do sindicato dos metalúrgicos…
    Deve ir preso ele e logo de seguida o Michele Temer que é outro ladrão

RESPONDER

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …