Jovem paraplégico dá pontapé de saída do Mundial de Futebol de 2014

Walk Again Project

_

_

Através de um exoesqueleto robótico, controlado pela mente, um jovem brasileiro paraplégico vai levantar-se da sua cadeira de rodas, deslocar-se até ao meio campo e dar o pontapé de saída do Mundial de Futebol, a decorrer este ano no Brasil. 

A experiência vai decorrer no dia 12 de Junho, pelas 17 horas locais (21h em Portugal Continental), no Arena Corinthias, em São Paulo.

Trata-se de uma tecnologia que está a ser desenvolvida por neurocientistas, engenheiros, profissionais de reabilitação e outros especialistas de todo mundo, e que tem como objectivo ajudar pessoas com deficiências motoras.

O arranque do Mundial 2014 é uma oportunidade para revelar a tecnologia e o pontapé de saída faz parte de um projecto intitulado “Walk Again” (Andar de Novo).

Mas, afinal, como funciona a tecnologia? O aparelho, que tem como objectivo fazer o trabalho dos músculos das pernas, é composto por umas estruturas metálicas, em forma de membros humanos, que darão apoio aos membros inferiores do jovem paraplégico.

Ao pisar o relvado, a tecnologia faz disparar um sinal num dispositivo vibratório, que se encontra num dos braços. Este sinal vai “enganar” o cérebro, fazendo parecer que a sensação veio mesmo do pé. Os sinais são depois transmitidos para um computador que os converte em movimentos.

Os investigadores responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia, que se encontra já numa fase final, estão a escolher o jovem que dará o pontapé de saída. Os candidatos são nove paraplégicos, com idades entre os 20 e os 40 anos, que estão a ser treinados para utilizar o exosqueleto.

Na passada terça-feira, foi lançada uma página no Facebook, através da qual pode acompanhar a evolução do projecto.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.