Veiga pagou campanha de Rangel com conta emprestada por “vice” do Benfica

António Cotrim / Lusa

O juiz desembargador Rui Rangel

José Veiga pagou a campanha de Rui Rangel para a presidência do SL Benfica, em 2012, com uma conta emprestada pelo atual vice-presidente ‘encarnado’, Fernando Tavares.

Em interrogatório no âmbito da Operação Lex, o vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares, admitiu ter emprestado uma conta pessoal para que José Veiga enviasse os 55 mil euros gastos na candidatura de Rui Rangel à liderança do emblema da Luz, em 2012.

Em correspondência eletrónica trocada entre Fernando Tavares e José Veiga, em vez de se falar em dinheiro, eram utilizadas as expressões “álbuns” ou “fotos”. O ‘vice’ benfiquista justificou que “a utilização destas expressões codificadas correspondeu a um pedido expresso de José Veiga e ao qual acedeu apenas pelo pouco tempo disponível para operacionalizar a campanha e que se penitencia por esta utilização”.

O jornal Público, que teve acesso ao resumo das declarações de Fernando Tavares ao Ministério Público, escreve que as transferências para pagar a campanha de Rangel, que a acusação diz terem sido feitas por Veiga através de uma sociedade sediada no Congo e que tinha uma conta no antigo BES Cabo Verde, ocorreram todas já depois da condenação de Veiga. O empresário José Veiga está acusado de um crime de corrupção ativa.

A operação foi descoberta quando, em 2018, os investigadores que realizaram as buscas à casa de Fernando Tavares encontraram a documentação relacionada com as despesas da campanha.

No dia seguinte às eleições, Tavares informou Veiga que além das 35 fotos enviadas precisava de mais 20 para fechar o álbum. Poucos dias depois, enviou mais 20 mil euros para Rangel.

O vice-presidente benfiquista garante que o sucesso da candidatura era a única razão pela qual Veiga quis financiar a campanha de Rangel.

Esta terá sido uma das contrapartidas que Veiga terá dado a Rangel para este conseguir a sua absolvição num caso de fraude fiscal relacionado com a transferência de João Vieira Pinto para o Sporting. Além disso, mais 250 mil euros foram transferidos para uma conta do filho do advogado Santos Martins, que a acusação considera ser o testa-de-ferro de Rui Rangel.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É só abutres mafiosos à rodar à volta do Benfica!… Espero bem que o Noronha ganhe para meter ordem no chiqueiro! A ver se o Benfica volta a ser glorioso porque agora não passa de um clube de chacota internacional. Vai embora LFV chega de lamaçal e vergonha!!

RESPONDER

Reembolsos do IRS já começaram a ser processados (e chegam “a meio desta semana”)

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) já começou a processar os primeiros reembolsos do IRS e o valor deverá chegar à conta dos contribuintes a meio desta semana, avançou à Lusa o secretário de Estado …

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …