Veiga pagou campanha de Rangel com conta emprestada por “vice” do Benfica

António Cotrim / Lusa

O juiz desembargador Rui Rangel

José Veiga pagou a campanha de Rui Rangel para a presidência do SL Benfica, em 2012, com uma conta emprestada pelo atual vice-presidente ‘encarnado’, Fernando Tavares.

Em interrogatório no âmbito da Operação Lex, o vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares, admitiu ter emprestado uma conta pessoal para que José Veiga enviasse os 55 mil euros gastos na candidatura de Rui Rangel à liderança do emblema da Luz, em 2012.

Em correspondência eletrónica trocada entre Fernando Tavares e José Veiga, em vez de se falar em dinheiro, eram utilizadas as expressões “álbuns” ou “fotos”. O ‘vice’ benfiquista justificou que “a utilização destas expressões codificadas correspondeu a um pedido expresso de José Veiga e ao qual acedeu apenas pelo pouco tempo disponível para operacionalizar a campanha e que se penitencia por esta utilização”.

O jornal Público, que teve acesso ao resumo das declarações de Fernando Tavares ao Ministério Público, escreve que as transferências para pagar a campanha de Rangel, que a acusação diz terem sido feitas por Veiga através de uma sociedade sediada no Congo e que tinha uma conta no antigo BES Cabo Verde, ocorreram todas já depois da condenação de Veiga. O empresário José Veiga está acusado de um crime de corrupção ativa.

A operação foi descoberta quando, em 2018, os investigadores que realizaram as buscas à casa de Fernando Tavares encontraram a documentação relacionada com as despesas da campanha.

No dia seguinte às eleições, Tavares informou Veiga que além das 35 fotos enviadas precisava de mais 20 para fechar o álbum. Poucos dias depois, enviou mais 20 mil euros para Rangel.

O vice-presidente benfiquista garante que o sucesso da candidatura era a única razão pela qual Veiga quis financiar a campanha de Rangel.

Esta terá sido uma das contrapartidas que Veiga terá dado a Rangel para este conseguir a sua absolvição num caso de fraude fiscal relacionado com a transferência de João Vieira Pinto para o Sporting. Além disso, mais 250 mil euros foram transferidos para uma conta do filho do advogado Santos Martins, que a acusação considera ser o testa-de-ferro de Rui Rangel.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É só abutres mafiosos à rodar à volta do Benfica!… Espero bem que o Noronha ganhe para meter ordem no chiqueiro! A ver se o Benfica volta a ser glorioso porque agora não passa de um clube de chacota internacional. Vai embora LFV chega de lamaçal e vergonha!!

RESPONDER

Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães em tribunal

O empresário e ex-futebolista Deco exige 1,1 milhões de euros ao Vitória de Guimarães, da I Liga portuguesa de futebol, numa ação interposta no Juízo de Execução de Guimarães, informa o portal Citius, do Ministério …

PSD junta-se a BE e PCP para travar transferências para Novo Banco (e as Finanças ficam "estupefactas")

No último dia de votações na especialidade, o PSD juntou-se à esquerda para impedir a injeção de 476,6 milhões de euros do Fundo de Resolução ao Novo Banco em 2021, tal como previsto no Orçamento …

Há uma planta que evoluiu para se "esconder" do Homem

Uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa evoluiu, mudando a própria pigmentação, para se tornar menos visível ao Homem, sugere uma nova investigação, dando conta que em causa está uma estratégia de sobrevivência. O estudo, …

Luz verde. PAN abstém-se e garante aprovação do OE2021

A votação final global do Orçamento do Estado para 2021 acontece esta quinta-feira no Parlamento. A sua aprovação está garantida devido à abstenção do PCP, PEV e PAN, apesar do voto contra do Bloco de …

Mais de 500 funcionários públicos vão ajudar SNS. Camas de cuidados intensivos podem chegar às 1.000

A ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou, em entrevista ao Público e à Renascença, que mais de 500 funcionários públicos vão integrar as equipas de rastreio do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na entrevista conjunta ao …

Erro de fabrico levanta questões sobre vacina de Oxford

A AstraZeneca e a Universidade de Oxford reconheceram esta quarta-feira um erro de fabrico que está a levantar questões sobre os resultados preliminares e a eficácia da sua vacina experimental contra a covid-19. O comunicado, onde …

Partiu o "mais humano dos deuses" quando tentava mudar de vida. 9 ambulâncias socorreram Maradona, mas foi em vão

A Argentina está em choque com a morte de Diego Armando Maradona. O coração de El Pibe não aguentou numa altura em que estava a tentar mudar de vida, com exercícios físicos, dieta e a …

Manter o ar de casa limpo pode reduzir a probabilidade de propagar covid-19

Além das precauções atualmente recomendadas, garantir que o ar em espaços interiores esteja o mais limpo possível também pode ajudar a reduzir a probabilidade de propagar o novo coronavírus. A grande maioria da transmissão do SARS-CoV-2 …

Navio australiano filma meteoro a desintegrar-se no céu da Tasmânia

O navio de pesquisa científica da CSIRO capturou imagens surpreendentes de um meteoro a desintegrar-se no oceano, muito perto da Tasmânia. Na quarta-feira, o navio de pesquisa científica da CSIRO capturou um meteoro a desintegrar-se no …

Afinal, o Espaço não é assim tão escuro. Há brilho de origem desconhecida

Uma equipa de cientistas usou a New Horizons para medir a luminosidade do Espaço profundo e os resultados surpreenderam-na. Há muito tempo que os cientistas tentam perceber qual a luminosidade do Espaço, se lhe retirarmos todas …