Afinal, está vivo. Homicídio de jornalista russo foi encenado pelos serviços secretos

O jornalista russo, dado como morto esta quarta-feira, afinal está vivo e bem de saúde. Arkady Babchenko confessou que tudo não passou de uma encenação com o objetivo de expor os agentes russos.

Arkady, Babchenko, que foi notícia esta manhã por alegadamente ter sido morto a tiro à porta de casa, na Ucrânia, está vivo. O crítico de Vladimir Putin deixou o país natal devido a ameaças de morte que recebeu, tendo-se instalado em Kiev, capital da Ucrânia.

Mas não morreu: a notícia da sua morte fazia parte de uma encenação criada pelo jornalista, em conjunto com as autoridades da capital ucraniana, no âmbito da investigação das ameaças de morte de que era alvo, avança o Público.

Babchenko está vivo e deu esta tarde uma conferência de imprensa em que o caso da sua alegada morte foi esclarecida. Segundo a Reuters, a notícia gerou uma grande onda de indignação devido ao suposto envolvimento de Moscovo no assassínio. Esta era uma acusação de ucranianos, que culpavam o Kremlin de querer silenciar um crítico de Putin.

Sabe-se agora que tudo não passou de uma encenação. Segundo as autoridades de Kiev, esta encenação foi realizada no âmbito de uma investigação relacionada com as ameaças d morte de que o jornalista russo tem sido alvo.

O próprio jornalista pediu desculpa e adiantou que esta operação estava já preparada há dois meses. O diretor dos serviços de segurança ucranianos disse que os serviços que dirige tinham recebido informações sobre um plano russo para assassinar Babchencko, plano esse agora frustrado.

“Graças a esta operação, conseguimos frustrar uma provocação cínica e documentar os preparativos deste crime pelos serviços especiais russos”, disse Vasily Gritsak, diretor dos serviços de segurança da Ucrânia, em declarações aos jornalistas, precisando que a “provocação” consistia em assassinar Babtchenko.

Babchenko, de 41 anos, é um crítico das políticas do Kremlin, apontando a anexação da Crimeia, o apoio aos insurgentes separatistas no leste do país e a campanha russa na Síria. Dirigentes ucranianos e russos acusaram-se mutuamente pela suposta morte do jornalista.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Encenação de quem?!
    Ahahahha… mais uma anedota para fazer dos Russos o “bicho papão”.
    Então e a CIA e os seus espiões americanos, hem? Pois, mas ah, esses são bonzinhos…

  2. A Ucrânia, como sempre, mostra ao mundo sua especialidade: mentir aos outros por tudo e por nada. Os europeus e os americanos insistem em culpar a Rússia. Tenho certeza que o avião que foi abatido na Ucrânia, tem suas próprias digitais neste assunto, não os russos… Para onde os ucranianos fugiam logo após a Ucrânia começar a guerra contra a sua própria população e que ate agora ceifou mais de 11 mil vidas: Para a Rússia!!! No mínimo, muito estranho que fujam correndo se proteger exatamente no pais opressor.

RESPONDER

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …

Renault constitui-se assistente em processo contra Carlos Ghosn para "fazer valer os seus direitos"

A fabricante automóvel Renault anunciou na segunda-feira que se constituiu assistente no processo de investigação do seu antigo presidente Carlos Ghosn por abusos de bens sociais e branqueamento. Segundo noticiou a agência Lusa, em comunicado, citado …

Agentes do ex-Benfica Luka Jovic são suspeitos de branqueamento de capitais

Os agentes do antigo jogador do SL Benfica Luka Jovic, Fali Ramadani e Nikola Damjanac, são suspeitos de terem branqueado mais de 10 milhões de euros em Espanha. Os empresários Fali Ramadani e Nikola Damjanac, da …

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais. Donald …