Jornalista da RTP com pulso partido e pontos na cabeça (“quem anda à chuva molha-se”)

-

“Quem anda à chuva, molha-se”, é a análise polémica de Estrela Serrano, membro do Conselho de Opinião da RTP, sobre as agressões a jornalistas do canal público, junto a uma escola em Chelas, em Lisboa, que deixaram o operador de imagem com um pulso partido e pontos na cabeça.

A Direcção de Informação da RTP já condenou “com veemência” as agressões a jornalistas do canal público que se deslocaram à Escola Básica dos Lóios, em Chelas, Lisboa, para uma reportagem sobre a alegada agressão sexual de um jovem de 12 anos a outro de 9, no interior do estabelecimento de ensino.

A RTP apresentou queixa-crime contra os agressores, que seriam familiares da criança de 12 anos, depois de o operador de imagem ter sido hospitalizado. Segundo o Público, o jornalista “levou pontos no couro cabeludo, tem um pulso partido e várias escoriações na cabeça e tronco”.

“A agressão a um jornalista é um acto inaceitável e cobarde“, considera a Direcção de Informação da RTP, sublinhando que estamos perante atitudes “atentatórias da liberdade de informação, que mais não visam do que condicionar o exercício do jornalismo“.

Estrela Serrano diz que “agressões seriam de esperar”

Mas para Estrela Serrano, membro do Conselho de Opinião da RTP, as agressões “seriam de esperar”. A professora de Jornalismo escreveu no seu blogue Vai e Vem que a RTP não deveria ter ido à escola e que “como seria de esperar acabou agredida”.

Criticando o canal por ter ido fazer uma reportagem quando estavam em causa menores e suspeitas de agressões sexuais, Estrela Serrano escreve que “certamente a RTP não estaria à espera de filmar as crianças envolvidas ou os seus familiares”.

“Não se ficou a saber que tipo de reportagem a RTP esperava fazer”, acrescenta a professora, que frisa que “tratando-se de assunto tão grave e delicado, a recolha de imagens era absolutamente interdita”.

As declarações de Estrela Serrano já motivaram as críticas de vários jornalistas, especialmente da RTP, como é o caso de Rita Marrafa de Carvalho, que foi destacada pelo canal público para a escola, já depois de os seus colegas terem sido agredidos, e que acabou por ficar presa no estabelecimento durante duas horas, sob escolta policial.

A jornalista justifica, no seu perfil do Facebook, que a RTP foi ao local, após “queixa de uma mãe”, por se tratar de um caso óbvio de “notícia”.

“Se não fosse, o processo Casa Pia nunca teria sido alvo de informação mediática, com as devidas falhas”, aponta ainda Rita Marrafa de Carvalho, acusando Estrela Serrano de ter “uma grande falta de sensibilidade jornalística”.

“Jamais, em tempo algum, se filmaria uma criança!!”, garante também Rita Marrafa de Carvalho na sua publicação no Facebook.

Na reportagem exibida pela RTP, onde se vêem as agressões ao operador de câmara, não aparecem as crianças envolvidas na alegada agressão sexual.

Jornalistas exigem demissão de Estrela Serrano

Entretanto, conta o Público, um grupo de cerca de 100 jornalistas da RTP assinou um documento onde exige a demissão de Estrela Serrano do Conselho de Opinião do canal, alegando que Serrano “não tem qualquer condição para se manter, digna e coerentemente, membro do Conselho de Opinião da RTP”.

O documento realça que o texto de Serrano é “ofensivo, insultuoso” e que “manifesta total descrença nas capacidades intelectuais, éticas e deontológicas dos profissionais da informação da RTP”.

Numa publicação no seu blogue, posterior a estas críticas, Estrela Serrano reforça que o que pretendeu dizer foi que, “como diz o povo “quem anda à chuva, molha-se””.

“O repúdio da agressão a um jornalista no exercício de funções não pode camuflar erros eventuais cometidos numa situação em que o jornalista se tornou ele próprio vítima“, conclui a professora de jornalismo.

E há quem alerte, como é o caso de Carlos Vaz Marques, jornalista da TSF, que as palavras de Estrela Serrano são uma “legitimação” da violência contra jornalistas.

E há também quem compare as palavras de Estrela Serrano à ideia de que uma mulher que usa mini-saia, está a pedir para ser violada.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …