Jóias roubadas de museu de Dresden encontradas à venda na dark web

Jóias roubadas em novembro do chamado Cofre Verde, o museu Grünes Gewölbe, um dos mais antigos do mundo, apareceram à venda na dark web.

De acordo com o jornal britânico The Telegraph, funcionários do grupo israelita CGI, uma empresa especializada em aconselhamento estratégico em negócios e em consultoria de segurança e de cibersegurança, terão trocado mensagens num chat com pessoas que se propunham vender jóias resultantes do assalto ao museu alemão por nove milhões de euros, pagáveis na criptomoeda bitcoin.

O chat estará alojado na chamada dark web, um conjunto de redes que se encontram escondidas, através de sistemas de encriptação, na Internet visível a que o comum utilizador tem acesso. A dark web é usado para atividades ilegais, como a pornografia infantil e a venda de drogas e armas, chegando mesmo até aos homicídios por encomenda.

Um dos objectos cuja compra terá sido proposta aos funcionários da CGI é um diamante de 49 quilates, mundialmente famoso. O outro é uma estrela da Ordem da Águia Branca, a mais alta condecoração polaca.

Em novembro, o museu Grünes Gewölbe, em Dresden, foi assaltado. Os criminosos levaram peças de joalharia do século XVIII de valor incalculável.

Pelo menos quatro ladrões conseguiram entrar no museu pouco antes das 5h locais de segunda-feira (4h em Lisboa) para roubar joias do século XVIII. Onze peças foram roubadas completamente, enquanto partes individuais de três outros objetos estão em falta. Entre as peças levadas está o Dresden White, também conhecido como o diamante branco da Saxónia, de 49 quilates.

Este poderá ser um dos maiores assaltos da história, com peças roubadas no valor de mil milhões de euros. Um vídeo divulgado pela polícia mostra os criminosos a entrar numa sala do museu com lanternas. Um dos assaltantes, encapuzado, partiu uma vitrina com um machado.

Investigadores estão a oferecer uma recompensa de 500 mil euros por qualquer informação do assalto de segunda-feira ao museu Grünes Gewölbe.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …

Imunidade de grupo não vai travar pandemia, diz estudo espanhol

Um estudo espanhol, que abrangeu mais de 60 mil pessoas, colocou em causa a viabilidade da imunidade de grupo como forma de combater a pandemia de covid-19, estimando que apenas 5% da população tenha desenvolvido anticorpos …

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …