Divulgadas imagens de videovigilância do “maior assalto da história”

A polícia local divulgou imagens da joias roubadas e dos ladrões dentro do museu. As autoridades estão agora a trabalhar para identificar possíveis suspeitos.

Três conjuntos com diamantes e rubis de “valor inestimável” foram roubados esta segunda-feira do museu Grünes Gewölbe, na cidade de Dresden, na Alemanha. Agora, foram divulgadas imagens de videovigilância dos ladrões naquele que poderá ser um dos maiores assaltos da história, com peças roubadas no valor de mil milhões de euros.

Pelo menos dois ladrões conseguiram entrar no museu pouco antes das 05:00 locais (04:00 em Lisboa) para roubar esses três conjuntos do século XVIII, antes de fugirem, explicaram os investigadores em conferência de imprensa.

As imagens de videovigilância mostram os criminosos, equipados com lanternas e martelos, a entrarem no museu e a partirem as vitrinas protetoras onde estavam expostas as joias.

Segundo o jornal Público, as autoridades de Dresden também divulgaram imagens da joias roubadas. “O Departamento de Polícia de Dresden publicou fotos de algumas das jóias roubadas do museu Grünes Gewölbe”, divulgou a Polícia da Saxónia através do Twitter.

Os assaltantes partiram um dos vidros do edifício para conseguirem entrar. “No final, roubaram várias jóias. No total, o ato demorou meros minutos“, lê-se no comunicado da polícia. As autoridades estão agora a investigar as imagens conseguidas e tentam arranjar testemunhas que possivelmente tenham visto pessoas suspeitas nas redondezas do museu.

“De acordo com as provas, os ladrões escaparam do local num Audi A6. Um veículo idêntico foi incendiado num parque de estacionamento subterrâneo na rua Kötzschenbroder”, explica a nota divulgada.

Pouco antes do assalto, um incêndio, perto do museu, destruiu um transformador elétrico, interrompendo o sistema de alarme. No entanto, os investigadores recusaram-se, nesta fase, a estabelecer uma ligação entre os dois acontecimentos. A diretora, Marion Ackermann, não pôde fornecer o valor estimado do prejuízo.

De acordo com o jornal germânico Bild, o valor das joias roubadas pode chegar a mil milhões de euros, assumindo-se, potencialmente, como um dos maiores roubos da história. “Estamos a falar de objetos de valor cultural inestimável”, disse Dirk Syndram, diretor do museu, em conferência de imprensa.

Construído no século XVI, o museu é conhecido por ter uma das coleções mais importantes de joias antigas da Europa. Possui peças únicas de ourivesaria, pedras preciosas, porcelanas, esculturas de marfim ou âmbar, bronzes ou recipientes com pedras preciosas.

Uma parte do museu, um dos mais antigos da Europa, foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial no bombardeamento dos aliados de 13 de fevereiro de 1945, sendo posteriormente reconstruida.

O Exército Vermelho apropriou-se de uma parte das obras, levadas para a União Soviética, antes de ser repatriado em 1958, para Dresden, uma das principais cidades da República Democrática Alemã (RDA).

  ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Pouco antes do assalto, um incêndio, perto do museu, destruiu um transformador elétrico, interrompendo o sistema de alarme…
    Isto não é o roubo do século, isto é a ANEDOTA do século.
    Alguém que informe aquela gente, que a muito tempo, que há alarmes que não dependem da
    rede eléctrica!!!
    Já inventaram as baterias, geradores, sistemas paralelos subterrâneos, etc, etc…!!!

  2. Um museu com peças inestimáveis guardado por câmaras sem luz nocturna. Os responsáveis pela segurança é que deviam ser incriminados. As imagens não têm valor nenhum para investigação

  3. Houve um assalto a uns anos, onde desapareceram umas jóias emprestadas, que eram do estado. Não me lembro em que país foi, nem qual foi o resultado final. Deve ter havido um branqueamento informativo.

RESPONDER

Mais 500 pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas em La Palma

500 pessoas juntaram-se, esta quinta-feira, às milhares que já foram obrigadas a abandonar as suas casas na ilha espanhola de La Palma, quando um rio de lava se aproximou de uma povoação junto à costa, …

Messi no PSG

"Messi, dá-me a tua camisola e eu dou-te a minha mãe"

Grande jogo em Paris, golo de André Silva, bis de Messi, mas uma criança também foi o centro das atenções. Os nomes das equipas já prometiam espectáculo e houve mesmo: o Paris Saint-Germain ganhou em casa …

Portugal com mais oito mortes e 865 casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais oito mortes e 865 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 865 novos …

O empresário John Textor

Direcção do Benfica e John Textor em reunião

Benfica informou que houve um encontro entre o empresário e dois vice-presidentes do clube, que querem saber mais sobre as intenções do norte-americano. John Textor esteve no Estádio da Luz, nesta quinta-feira. O empresário foi recebido …

BE e PCP fazem pressão e Carlos César questiona: "Sentem-se melhor a fazer oposição ou a fazer acordos?"

O presidente do PS defendeu, esta quinta-feira, que Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações orçamentais: se preferem fazer oposição a um Governo de direita ou fazer acordos com um …

Apenas 14% das vacinas prometidas aos países mais pobres foram efetivamente entregues

Apesar das promessas deixadas por muitos dos países mais ricos e desenvolvidos, número de vacinas que chegou aos territórios é ainda muito baixo, o que pode comprometer os avanços já conseguidos. Apenas uma em sete doses …

Presidente da Coreia do Sul anuncia fracasso da colocação de satélite em órbita

O primeiro foguetão espacial fabricado pela Coreia do Sul falhou a colocação em órbita da sua carga, um satélite simulado de 1,5 toneladas, apesar de o lançamento ter tido sucesso, disse o Presidente do país. O …

Juízes recusam suspender julgamento de Ricardo Salgado

O juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, recusou suspender o julgamento, depois de a defesa ter alegado o facto de ter sido diagnosticado Alzheimer …

Quadro de Van Gogh, que esteve nas mãos dos nazis, vai a leilão. Deverá render 25 milhões de euros

Uma pintura de Vincent van Gogh vai ser leiloada no próximo mês, depois de mais de um século sem ser vista em público. Estima-se que o preço de venda chegue aos 25 milhões de euros. O …

Coreia do Sul lança com êxito o seu primeiro foguetão espacial

A Coreia do Sul lançou hoje o seu primeiro foguetão de fabrico próprio, segundo as imagens transmitidas pela televisão, tornando-se o décimo país do mundo com capacidade para desenvolver e lançar veículos espaciais. O veículo coreano …