Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, os factos não confirmam os crimes de publicidade enganosa, fraude continuada e corrupção.

A marca Tous que tem lojas em Portugal é, assim, ilibada num processo que causou “mossa” na sua reputação, após uma denúncia feita por uma Associação de Consumidores.

Em causa estão jóias elaboradas com recurso à técnica de “electroforming” que recorre a componentes não metálicos para criar peças de ouro e de prata. As peças cumprem a Lei de Metais Preciosos e podem, assim, “considerar-se como de metal precioso”, conclui a Audiência Nacional, decidindo o arquivamento do processo, como noticia o El Mundo.

O acórdão de arquivamento refere que nos certificados de autenticação e de garantia que são entregues aos consumidores a marca refere que “os artigos fabricados mediante o processo de electroforming podem conter um núcleo não metálico com a finalidade de conferir estabilidade”. Uma opção que está prevista na Lei, ainda segundo o documento citado pelo jornal espanhol.

De resto, em lugar algum consta que “o consumidor compre a peça pensando que é maciça”, frisa ainda o acórdão.

O presidente da Associação de Consumidores e Utilizadores de Jóias & Bijutarias que denunciou a situação revelou ao El País que “é proibido que o ouro e a prata sejam preenchidos”, lamentando que nas jóias da Tous analisadas, a prata que devia ser de 925 milésimas dava apenas “700 e picos”.

Apesar destas alegações, a Justiça espanhola determinou que está tudo dentro da Lei nas jóias da Tous que são feitas através de electroforming, uma técnica de electrólise que, “a partir de um molde de metacrilato [material plástico transparente e altamente resistente e durável] ou resina que se vai cobrindo de ouro ou prata em estado líquido”, permite criar “peças leves e de grande qualidade”, como refere a marca no seu canal do YouTube.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tudo bem e sendo espanhol nada de admirar, agora uma vez informados só compra gato por lebre quem quiser! A empresa deveria ser obrigada a informar o cliente da composição do produto que está a vender, assim já se admitia!.

RESPONDER

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …