/

Jóias de ouro e prata cheias de plástico. Alegada fraude da Tous investigada

7

A justiça espanhola está a investigar uma alegada fraude com as jóias de ouro e prata da marca Tous que tem lojas em Portugal, depois da denúncia de uma Associação de Consumidores que avança que estão cheias de plástico.  

A denúncia partiu da Associação de Consumidores e Utilizadores de Jóias & Bijutarias, após uma chamada de atenção de “particulares” não identificados que lhe notaram que as jóias de Tous “continham plástico no seu interior”. Dados confirmados ao El País pelo presidente da Associação, Rafael Valenzuela.

“Compramos peças em lojas da marca e na sua página web oficial e levamos-las a analisar a um laboratório autorizado pela Junta da Andaluzia”, explica Valenzuela, relatando que “ao cortá-las, têm plástico no seu interior”.

“É proibido que o ouro e a prata sejam preenchidos”, frisa Valenzuela referindo-se à Lei de Metais Preciosos que vigora em Espanha, e contando que a prata que devia ser de 925 milésimas dava apenas “700 e picos” nas jóias analisadas.

A marca que tem lojas em Portugal, responde por suspeitas de publicidade enganosa, fraude continuada, falsidade de documentos e corrupção nos negócios, enfrentando um duro “golpe de reputação” nas vésperas do Dia dos Namorados, altura em que aumentam as vendas no sector das jóias, como lembra o El País.

O Ministério Público (MP) de Córdoba, onde decorre o processo, alega que as peças sob suspeita “possuem no seu interior um material não metálico” e que há indícios de que a Tous vende “produtos oferecidos como de um determinado metal […] sem que devam ter essa dita consideração”. Desta forma, o MP entende que a publicidade da empresa é “objectivamente falsa” e passível de “provocar engano no consumidor”.

Está em causa “uma fraude que pode afectar uma multitude de produtos”, segundo o MP, envolvendo “cerca de quatro milhões de peças, numa empresa implantada em mais de 45 países, com cerca de 400 estabelecimentos e um volume de vendas em Espanha, de mais de 350 milhões de euros”, como cita o El País.

Em comunicado, a empresa já veio garantir que todas as suas jóias de ouro e prata “são sempre de primeira lei” e que “cumpre com todos os padrões mundiais de certificação de metais preciosos”.

A Tous alega ainda que recorre a duas tecnologias para fabricar as suas jóias, a tradicional de microfusão e outra chamada “electroforming“, “uma técnica de electrólise que cria a peça de joalharia à base de capas em torno de um núcleo”, como explica o El País.

No canal do Youtube da Tous, explica-se que o “electroforming é uma técnica inovadora” que foi iniciada na empresa nos anos de 1990 para “criar jóias resistentes, de grande volume e sem soldaduras”. “A partir de um molde de metacrilato ou resina que se vai cobrindo de ouro ou prata em estado líquido, mediante um processo delicado de electrólise, obtêm-se peças leves e de grande qualidade”, conclui a marca.

O metacrilato é um material plástico transparente e com alta resistência e durabilidade.

SV, ZAP //

7 Comments

  1. Vender gato por lebre, há alguns anos atrás certos produtos espanhóis não eram de confiança, pelos vistos ainda há quem por lá teime com o mesmo método.

  2. Só gostava de saber quais são as lojas que eles têm em Portugal. Assim evitaria ser aldrabado. Bem diz o ditado que de Espanha nem bom vento nem bom casamento. Mas também, se pensarmos bem, por cá não faltam adrabões e vigaristas tão bons na trafulhice como em qualquer outro lugar do mundo.

    • Falcatruas são muito comuns. Os homens, ao invés de usar sua capacidade para o bem, o usam para o mal.
      O que mais chamou minha atenção foram algumas expressões com as quais não estamos familiarizados- aldrabado, aldrabões, trafulhice e sobre dizer que em Portugal “nem bom vento, nem bom casamento… assim, difícil confiar!!!

    • Hahaha Verdade. Pior ainda. Geralmente os folheados são de algum metal folheado a ouro. Nesse caso é plástico foleado a ouro ou a prata de baixa qualidade . Piorou!

  3. Hahaha Verdade. Pior ainda. Geralmente os folheados são de algum metal folheado a ouro. Nesse caso é plástico foleado a ouro ou a prata de baixa qualidade . Piorou!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.