Jóias de ouro e prata cheias de plástico. Alegada fraude da Tous investigada

A justiça espanhola está a investigar uma alegada fraude com as jóias de ouro e prata da marca Tous que tem lojas em Portugal, depois da denúncia de uma Associação de Consumidores que avança que estão cheias de plástico.  

A denúncia partiu da Associação de Consumidores e Utilizadores de Jóias & Bijutarias, após uma chamada de atenção de “particulares” não identificados que lhe notaram que as jóias de Tous “continham plástico no seu interior”. Dados confirmados ao El País pelo presidente da Associação, Rafael Valenzuela.

“Compramos peças em lojas da marca e na sua página web oficial e levamos-las a analisar a um laboratório autorizado pela Junta da Andaluzia”, explica Valenzuela, relatando que “ao cortá-las, têm plástico no seu interior”.

“É proibido que o ouro e a prata sejam preenchidos”, frisa Valenzuela referindo-se à Lei de Metais Preciosos que vigora em Espanha, e contando que a prata que devia ser de 925 milésimas dava apenas “700 e picos” nas jóias analisadas.

A marca que tem lojas em Portugal, responde por suspeitas de publicidade enganosa, fraude continuada, falsidade de documentos e corrupção nos negócios, enfrentando um duro “golpe de reputação” nas vésperas do Dia dos Namorados, altura em que aumentam as vendas no sector das jóias, como lembra o El País.

O Ministério Público (MP) de Córdoba, onde decorre o processo, alega que as peças sob suspeita “possuem no seu interior um material não metálico” e que há indícios de que a Tous vende “produtos oferecidos como de um determinado metal […] sem que devam ter essa dita consideração”. Desta forma, o MP entende que a publicidade da empresa é “objectivamente falsa” e passível de “provocar engano no consumidor”.

Está em causa “uma fraude que pode afectar uma multitude de produtos”, segundo o MP, envolvendo “cerca de quatro milhões de peças, numa empresa implantada em mais de 45 países, com cerca de 400 estabelecimentos e um volume de vendas em Espanha, de mais de 350 milhões de euros”, como cita o El País.

Em comunicado, a empresa já veio garantir que todas as suas jóias de ouro e prata “são sempre de primeira lei” e que “cumpre com todos os padrões mundiais de certificação de metais preciosos”.

A Tous alega ainda que recorre a duas tecnologias para fabricar as suas jóias, a tradicional de microfusão e outra chamada “electroforming“, “uma técnica de electrólise que cria a peça de joalharia à base de capas em torno de um núcleo”, como explica o El País.

No canal do Youtube da Tous, explica-se que o “electroforming é uma técnica inovadora” que foi iniciada na empresa nos anos de 1990 para “criar jóias resistentes, de grande volume e sem soldaduras”. “A partir de um molde de metacrilato ou resina que se vai cobrindo de ouro ou prata em estado líquido, mediante um processo delicado de electrólise, obtêm-se peças leves e de grande qualidade”, conclui a marca.

O metacrilato é um material plástico transparente e com alta resistência e durabilidade.

SV, ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Vender gato por lebre, há alguns anos atrás certos produtos espanhóis não eram de confiança, pelos vistos ainda há quem por lá teime com o mesmo método.

  2. Só gostava de saber quais são as lojas que eles têm em Portugal. Assim evitaria ser aldrabado. Bem diz o ditado que de Espanha nem bom vento nem bom casamento. Mas também, se pensarmos bem, por cá não faltam adrabões e vigaristas tão bons na trafulhice como em qualquer outro lugar do mundo.

    • Falcatruas são muito comuns. Os homens, ao invés de usar sua capacidade para o bem, o usam para o mal.
      O que mais chamou minha atenção foram algumas expressões com as quais não estamos familiarizados- aldrabado, aldrabões, trafulhice e sobre dizer que em Portugal “nem bom vento, nem bom casamento… assim, difícil confiar!!!

    • Hahaha Verdade. Pior ainda. Geralmente os folheados são de algum metal folheado a ouro. Nesse caso é plástico foleado a ouro ou a prata de baixa qualidade . Piorou!

  3. Hahaha Verdade. Pior ainda. Geralmente os folheados são de algum metal folheado a ouro. Nesse caso é plástico foleado a ouro ou a prata de baixa qualidade . Piorou!

RESPONDER

Mistério médico. Análise ao cérebro de veteranos desvenda segredos sobre a síndrome da Guerra do Golfo

Trinta anos depois, a síndrome da Guerra do Golfo continua a ser um mistério médico. Porém, um novo estudo do Centro Médico da Universidade de Georgetown lança luz sobre esta misteriosa doença.  Quase um terço dos 700 …

PSD não vai fazer coligação com o Chega para as autárquicas (mas não exclui aliança pós-eleitoral)

O PSD não vai fazer coligação com o Chega, partido liderado por André Ventura, antes das autárquicas. Porém, não exclui diálogo e uma possível aliança depois disso. O semanário Expresso escreve este sábado que a direção …

Marcelo promulga diploma sobre sistema nacional de gás (mas alerta para os custos)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma que estabelece o funcionamento do sistema nacional de gás, mas chamou à atenção para as observações do regulador, nomeadamente quanto aos custos …

UE avança com sanções contra Bielorrússia. Candidata da oposição apela a "massivas manifestações"

Os chefes de diplomacia da União Europeia (UE) acordaram esta sexta-feira impor sanções ao regime de Minsk na sequência das eleições presidenciais de domingo passado, visando os responsáveis pela alegada fraude nos resultados e pela …

Estratégia para abrandar envelhecimento pode estar escondida nos golfinhos

Uma equipa de investigadores está a estudar o envelhecimento em golfinhos da marinha norte-americana para tentar aprender estratégias para aplicar em humanos. Como os golfinhos envelhecem de maneira semelhante aos humanos, uma equipa de investigadores está …

Anãs negras, explosões na escuridão e um grito final. Astrónomo explica como o Universo vai acabar

Há muito tempo que os astrónomos estudam como será o fim do cosmos. Um novo estudo concluiu que o Universo dará um último grito antes de tudo escurecer para sempre. As leis conhecidas da física sugerem …

A NASA tem estado a disparar lasers para a Lua. Finalmente, recebeu uma resposta de volta

A NASA esteve nos últimos anos a disparar raios laser em direção ao Lunar Reconnaissance Orbiter, nave que está desde 2009 em órbita da Lua. Agora, pela primeira vez, o satélite respondeu. O Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) …

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …