Johnson vai ter de pagar 72 milhões em caso que liga pó de talco a cancro

Um júri norte-americano ordenou à empresa o pagamento de uma indemnização de 72 milhões de dólares à família de uma mulher que morreu com cancro nos ovários por causa do pó de talco da marca.

Um júri do estado do Missouri, nos Estados Unidos, ordenou à empresa Johnson & Johnson que pague uma indemnização à família de uma mulher que morreu de cancro nos ovários, avança esta quarta-feira o The Guardian.

Segundo a queixa dos seus familiares, a doença está ligada à utilização durante muitos anos do pó de talco da marca norte-americana, que terá agora de pagar 72 milhões de dólares de indemnização, cerca de 65 milhões de euros.

Jacqueline Fox vivia em Birmingham, no Alabama, e morreu no ano passado, aos 62 anos de idade, dois anos depois do diagnóstico da doença.

A Johnson & Johnson já tinha sido acusada por vários grupos ligados à saúde e consumo de utilizar substâncias perigosas nos seus produtos, nomeadamente no seu famoso shampoo para bebés.

De acordo com o jornal britânico, esta é a primeira vez que um tribunal atribui uma indemnização num caso destes. No entanto, há mais de mil casos do mesmo género a nível nacional que continuam pendentes.

O júri ordenou o pagamento de 10 milhões de dólares por danos reais e outros 62 milhões por danos causados à família. A empresa nega estas acusações e está a pensar recorrer da decisão do tribunal.

Segundo a porta-voz Carol Goodrich, o veredito “vai contra décadas de investigação para provar a segurança dos múltiplos produtos da empresa”.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do secundário foram adiados. Esta quinta-feira, em declarações aos …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …

Lagarde contraria Draghi. Perdão de dívida às empresas é “impensável”

A presidente do Banco Central Europeu considera "impensável" conceder um perdão de dívida generalizado das dívidas contraídas pelas empresas, ao contrário do que sugeriu o antigo presidente do BCE, Mario Draghi. “Parece-me totalmente impensável. Não é …