Jogadores do Porto irritados com fúrias de Sérgio Conceição

Tiago Petinga / Lusa

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição

Os jogadores do FC Porto estão incomodados com os ataques de fúria do seu treinador, Sérgio Conceição, que em alguns casos já levaram a situações de humilhação pública. O caso mais mediático foi o de Danilo, e Nakajima o mais recente.

Os ataques de fúria do treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, estão a deixar os jogadores do plantel azul e branco, diz a edição deste sábado do Correio da Manhã.

A reprimenda do treinador a Nakajima, depois da vitória sofrida frente ao Portimonense, obtida aos 98 minutos e com um penalti mal assinalado, foi o episódio mais recente. Após o jogo, Conceição foi filmado a dar um valente raspanete ao jogador, Shoya Nakajima, tendo sido até afastado por Otávio e Corona para tentar amenizar a situação.

“Não basta ter contrato com o FC Porto, é preciso senti-lo”, explicou o treinador na antevisão ao jogo com o Young Boys para a Liga Europa, na passada quinta-feira.

Embora o técnico tenha afirmado posteriormente que o assunto Nakajima já está resolvido, o CM sabe que os jogadores portistas estão convencidos de que outras situações semelhantes podem acontecer a qualquer momento.

Fonte próxima do grupo de trabalho dos dragões, citada pelo diário português, diz que Sérgio Conceição que é o técnico ideal quando as coisas correm bem. Mas perante derrotas ou situações que não sejam do seu agrado, fica descontrolado e descarrega a sua ira sobre os jogadores.

O caso mais grave terá sido o de Danilo Pereira, após um jantar organizado pelo plantel e ao qual Sérgio Conceição chegou atrasado. Perante o atraso, Danilo decidiu ligar ao treinador para saber se ia demorar, uma vez que as regras no FC Porto obrigam a que os jogadores só possam começar as refeições na presença do técnico.

Os jogadores começaram a jantar sem o treinador e a discussão aconteceu quando, já no hotel, Danilo disse a Conceição que podia ter avisado previamente os jogadores do atraso.

O treinador dos Dragões não terá gostado e desentendeu-se com Danilo, chegando mesmo a questionar a sua posição de capitão de equipa e ordenando ao jogador que abandonasse o estágio. O jogador ficou extremamente incomodado com os insultos do treinador, tendo chegado a manifestar a intenção de não mais assumir a braçadeira.

Mas no passado, recorda o CM, há outros casos, como Tiquinho Soares ou Marega, e mesmo episódios mais marcantes, como o de Sérgio Oliveira, que após uma reprimenda pública no final de um jogo com o Varzim, no final de 2018, acabou por ser cedido no mercado de inverno ao PAOK.

Alguns jogadores terão já tentado sensibilizar o diretor geral do clube, Luís Gonçalves e o próprio presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, a quem, diz o jornal, pedem que intercedam no sentido de acalmar o técnico.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Não sou portista, benfiquista ao Sportinguista, mas esta parte do texto: “vitória sofrida frente ao Portimonense, obtida aos 98 minutos e com um penalty inexistente” (já agora, em Português é penálti e não “penalty”), altamente tendenciosa tiraram-me toda a vontade de ler este texto e começar a olhar para o ZAP como mais uma canalzeco de notícias…
    Uma notícia deve apenas relatar factos e não fazer juízos de valor… Neste caso em particular, qual é o acrescento que tem o facto de ser ou não penálti no jogo anterior, trás a este assunto?

    • Caro José,
      Obrigado pelo seu reparo.
      O ZAP não faz juízos de valor. “Penalti inexistente” deixou de ser um juízo de valor e passou a ser um facto que damos como verdade objectiva, no momento em que essa apreciação foi feita posteriormente pelo próprio vídeo-arbitro que o validou, Vasco Santos — conforme notícia indicada no link respectivo. As referências ao penalti inexistente e à vitória sofrida conseguida no minuto 98 (outro facto) cumprem apenas a função de contextualizar a circunstância em que Sérgio Conceição “deu um raspanete a Nakajima” no fim do jogo.

      • Que eu saiba não foram atrás anular o penálti, retirar 2 pontos aos FC Porto e atribuí-los ao Portimonense, pois não? Logo, o penálti existiu, embora tivesse sido marcado erroneamente.
        Mas a minha contestação vai mais além deste ponto. Este tipo de notícias, à procura de atenção nada acrescentam ao futebol nacional, em que cada vez mais é mais importante o que se passa fora dos 90 minutos do que acontece dentro de campo.
        E mesmo depois do que acontece dentro do campo, dá páginas e páginas durante uma ou duas semanas… mas isto APENAS se for um dos 3 “grandes”, porque os com menor poderio são sempre chutados para canto… exceto, na véspera de jogar com um dos 3…
        Porque não começam a propor a criação de uma “liguinha” para o Porto, Benfica e Sporting e criar um verdadeiro campeonato com os restantes, onde não entrem estas notícias cor-de-rosa?
        Se querem cor-de-rosa, porque não procurar saber como se trabalha nas camadas jovens dos clubes mais pequenos e como estes sobrevivem? Como se criam talentos que vão alimentar os clubes seniores, como é feita a ligação às cidades e aos seus adeptos… e por aqui termino. Já esgotei o meu tempo.

        • Gostava de o ver a emendar as notícias nos outros jornais,. Você deve ser outro que nem o Sérgio Conceição que, quando as coisas não lhe agradam, desancam em cima de tudo e de todos. Gente do Porto é assim.

  2. Já se sabe que esse Sérgio Conceição tem todo o ar de filho de cigano. Aquilo não tem nada de homem. Só ver as ventas deste sujeito até assusta.

  3. Sempre que o Sr. Sérgio Conceição “throw a fit”, fizer uma birrinha, devem dar-lhe um osso de vaca para ele roer. Fumciona melhor que um calmante.

    • Citando as declarações do VAR: “analisando novamente o lance de uma forma mais tranquila, sem a pressão de ter de decidir, verifica-se efetivamente que a bola apenas bateu no peito, de uma forma clara. Se tivesse tido essa noção, certamente teria chamado o árbitro para lhe mostrar que a decisão dele não tinha sido correta”.

RESPONDER

As ilhas havaianas atingem o jackpot da longevidade (e já se sabe porquê)

As ilhas vulcânicas não duram para sempre, mas há algumas que atingem o jackpot da longevidade. De acordo com uma nova investigação, a explicação prende-se com dois fatores: a velocidade da placa tectónica e o …

Uma inexplicável explosão de ondas gravitacionais atingiu a Terra (e atordoou os astrónomos)

Uma equipa de investigadores detetou uma misteriosa explosão de ondas gravitacionais, cuja natureza deixou os astrónomos totalmente perplexos. O fenómeno foi registado a 14 de janeiro deste ano pelo Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferómetro Laser …

O mar interno da misteriosa Encélado "grita" habitabilidade

Uma equipa de especialistas desenvolveu um novo modelo geoquímico que revela que o dióxido de carbono do interior de Encélado, lua de Saturno que abriga um oceano, pode ser controlado através de reações químicas no …

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …