“A bola apenas bateu no peito”. VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

15

José Coelho / Lusa

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista.

“No momento em que o árbitro apita fiquei com a sensação que tinha havido ali situação para pontapé de penálti. O árbitro assinalou, fui analisar várias câmaras, a maior parte das câmaras deram-me indicação que a decisão do árbitro tinha sido a correta, mas depois de uma análise mais cuidada de várias câmaras é me apresentada uma câmara do lado oposto e aí suscitou-me algumas dúvidas se a bola tinha batido no peito ou no braço, pareceu-me que ela bateu no braço esquerdo, entre o braço e o peito e como não tive certezas de que a decisão do árbitro estivesse errada – conforme diz o protocolo – decidi não intervir”, disse Vasco Santos, em declarações disponibilizadas aos órgãos de comunicação social.

Mas, a análise ao polémico lance não ficou por aqui e o vídeo-arbitro acrescentou ainda que, “analisando novamente o lance de uma forma mais tranquila, sem a pressão de ter de decidir, verifica-se efetivamente que a bola apenas bateu no peito, de uma forma clara. Se tivesse tido essa noção, certamente teria chamado o árbitro para lhe mostrar que a decisão dele não tinha sido correta”.

Aos 23 minutos de jogo, o árbitro Rui Costa assinalou grande penalidade a favor do FC Porto por mão na bola de Jadson.

A decisão foi alvo de várias críticas por parte do clube algarvio. “Vamos apresentar queixa para que isso não aconteça mais. Isto não é porque o Portimonense perdeu para o FC Porto. Nós vamos fazer reclamação em prol do futebol português“, começou por dizer Theodoro Fonseca à Renascença.

“É muito claro. A bola não toca na mão, mas no peito. O VAR dá o penálti e fico muito triste porque é uma situação que já não depende só de nós. Dependemos da parte extra campo”, defendeu o dirigente. “O árbitro esteve muito mal e toda a equipa de arbitragem também”, vincou.

Theodoro Fonseca mostrou-se ainda surpreendido pela deterioração do relvado do Estádio do Portimonense em apenas dez dias, considerando até a hipótese de sabotagem. “Tivemos um problema atípico que ainda não foi detetado. Estamos a ver, minuto a minuto, as imagens das câmaras do estádio para perceber o que aconteceu para afetar o relvado inteiro, em menos de dez dias. Pode ter acontecido uma sabotagem do nosso relvado”, observou.

No domingo, o FC Porto sofreu a bom sofrer para somar os três pontos no Algarve. Os dragões acabaram por chegar à vitória aos 98 minutos, por Iván Marcano, colocando lógica no marcador, se tivermos em conta a superioridade estatística dos visitantes.

Na visita ao Portimonense, os “dragões” dominaram quase sempre, atacaram muito perante uma equipa algarvia inofensiva, mas permitiram o empate aos homens da casa nos dois primeiros remates que estes realizaram na partida, já bem dentro da segunda parte.

Contudo, e mesmo reduzidos a dez elementos, os “azuis-e-brancos” acabaram por chegar à vitória aos 98 minutos, por Iván Marcano, colocando lógica no marcador, se tivermos em conta a superioridade estatística dos visitantes.

ZAP //

15 Comments

  1. Agora é tarde demais, não se aplicando aqui o provérbio que diz: “mais vale tarde que nunca”…
    Assim se entregam em bandeja de ouro dois pontos (bem vistas as coisas, terão sido mesmo três) a um candidato ao título, pontos esses que poderão fazer toda a diferença no final do campeonato… e até decidir um título…
    Assim vão a arbitragem e o futebol em Portugal, em 2019!!!

    • Só o Var é que viu que a bola bateu no peito. a chamada visão de águia. Toda a gente viu que a bola bateu no braço e não houve ninguém, ou melhor nenhum palrador desportivo que tal tivesse dito.

      • “Toda a gente”, não é verdade.
        Eu nem vi o jogo, só vi num programa da SIC na 2ª feira a repetição. E há um ângulo, de frente para a baliza, que se vê imediata e inequivocamente que a bola bateu no peito.
        O VAR é uma grande ferramenta, sem divida, mas num país de corruptos como e Portugal os árbitros que estão no VAR são os mesmos que espalhavam a sua “categoria” pelos campos antes. Por isso “tudo como antes no quartel de Abrantes”….

      • Se você é desconfiado, então há que desconfiar do que viu, Como é que num angulo de frente para a baliza, o jogador estará de costas, como é que se pode dizer que a bola bateu no peito?

      • Você deve estar a querer ser engraçado. Só pode.
        Sabe perfeitamente a que ângulo me refiro. Só está a ser desonesto. Infelizmente a “clubite” é uma doença sem cura e é a causa do estado do futebol em portugal. Por aqui me fico.

      • Para já não lhe admito que me chame desonesto. Quem definiu o angulo de vidão não fui eu, e acabou a discussão

    • Sim, ó António… e juízo?! Podias era queixar-te da porcaria de treinador que tens lá na Luz. Mas relativamente a isso nada.
      Contra o Porto, o Benfica nem se viu. Conta o Leipzig idem. Conclusão, o treinador do Benfica é bom contra os pequeninos. Até porque ele vinha dos pequeninos.

  2. Isto de ter de aturar o toupeiral, é dose!! Ninguém pode em consciência, dizer se a bola bate ou não no braço. Dando de barato que não bate, este é o mesmo VAR, que não viu, comoVAR, também, a agressão bárbara do eliseu a jogador do belenenses. Aqui o amigo de cima – lampião, obviamente- ! – vem destilar moral, quando se sabe o que se tem passado no futebol português nos últimos anos e bem recentemente o VERGONHOSO acordão da Relação no processo e-toupeira. Se ganhassem vergonha na cara….

    • Há 42 anos a roubar !!!! É preciso ter lata. É que este não foi o primeiro erro grave pois já contra o Guimarães foi o que se viu. APITO DOURADO ? FUGA PARA VIGO ? MORTE NO ESTÁDIO DO DRAGÂO ? Tanto aldrabaram que já não conseguem vender jogadores, grandes negociantes (Boly,Mangala,Falcão, James,Jackson,etc). Para construir um equipa e comprar jogadores foi a desgraça que se viu. Contas no vermelho. Depois no final do campeonato admiram-se das ajudas ao Benfica ! Que fique claro que não agrada tudo o que se passa na 2ª circular, mas o cheiro da lixeira de alvalade é pior. Saudações.

      • “Para construir um equipa e comprar jogadores foi a desgraça que se viu.”

        Mesmo assim chegou e sobrou para o clube do piriquito…

      • Em Maio de 2020 é que se fazem as contas !!! O pior cego não é o que não vê é o que não quer ver !!!!
        A pequena diferença é que criticamos a atitude do actual Presidente para com o sócio, foi um erro e é inaceitável, mas do outro lado, ainda não vi ninguém criticar a ida do macaco apertar com os árbitros à Maia !!!!
        Portanto, quando os árbitros lá para o fim do campeonato derem 4 pontos extra ao Benfica não se queixem, porque já os levaram no início do campeonato.
        Outra pequena diferença é que não endeusamos insolventes como o Chico ( ou seja caloteiros que não pagam as dívidas são os arautos do reino !!!)

  3. Ler estes comentários ridiculos dos dragartos é de rir até Às lágrimas.
    Já todos sabem que o VAR apenas seguiu não o chamado “protocolo” mas o “portoaocolo”. E o resto são cantigas…

  4. Aiiii, nunca imaginei que o conhecidíssimo Var do jogo, Varco Santos, o tal do jogo Porto-Feirense da época passada, tivesse vindo confessar-se para ser desculpado, coitado….,erros acontecem a qualquer um!!!! Então, não é verdade que aquela dupla, como raio é que eles se chamam…., os que beneficiam sempre o Glorioso como aconteceu no Porto-Benfica da meia final da Taça da Liga da época passada, também este ano no Belenenses-Benfica do Jamor, não foi ??!!, enfim, já o ano passado, no mesmo Jamor, outros que tais, um deles o famoso amedrontado Jorge Dias (julgo que é Jorge…), também sem querer deram a derrota ao Benfica…aiii, devo estar a delirar com a minha falta de memória, são muitíssimos mais mas…. eu não tenho cartilha escrita….é muito, demasiado, desculpem tanto incómodo.

    O de agora, ao menos, é MUITO honesto, veio confessar a culpa !!!!! O árbitro e o adversário do Porto também foram porreirinhos, ia acabar o jogo e ainda não estavam nos 100 m, mas acabou de imediato, não vi o jogo, acho que foi canto…..a defesa cerradíssima….foi golo e…….,apitou e acabou!!! Boa…., assim é que é….., ainda falam deles!!! Ora essa….!!!! Atenção, desculpem, não vi o jogo, juro-vos, ouvi as bocas da comunicação social, apenas..!!!! Obrigado pela paciência, Xau !!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.