“A bola apenas bateu no peito”. VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

José Coelho / Lusa

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista.

“No momento em que o árbitro apita fiquei com a sensação que tinha havido ali situação para pontapé de penálti. O árbitro assinalou, fui analisar várias câmaras, a maior parte das câmaras deram-me indicação que a decisão do árbitro tinha sido a correta, mas depois de uma análise mais cuidada de várias câmaras é me apresentada uma câmara do lado oposto e aí suscitou-me algumas dúvidas se a bola tinha batido no peito ou no braço, pareceu-me que ela bateu no braço esquerdo, entre o braço e o peito e como não tive certezas de que a decisão do árbitro estivesse errada – conforme diz o protocolo – decidi não intervir”, disse Vasco Santos, em declarações disponibilizadas aos órgãos de comunicação social.

Mas, a análise ao polémico lance não ficou por aqui e o vídeo-arbitro acrescentou ainda que, “analisando novamente o lance de uma forma mais tranquila, sem a pressão de ter de decidir, verifica-se efetivamente que a bola apenas bateu no peito, de uma forma clara. Se tivesse tido essa noção, certamente teria chamado o árbitro para lhe mostrar que a decisão dele não tinha sido correta”.

Aos 23 minutos de jogo, o árbitro Rui Costa assinalou grande penalidade a favor do FC Porto por mão na bola de Jadson.

A decisão foi alvo de várias críticas por parte do clube algarvio. “Vamos apresentar queixa para que isso não aconteça mais. Isto não é porque o Portimonense perdeu para o FC Porto. Nós vamos fazer reclamação em prol do futebol português“, começou por dizer Theodoro Fonseca à Renascença.

“É muito claro. A bola não toca na mão, mas no peito. O VAR dá o penálti e fico muito triste porque é uma situação que já não depende só de nós. Dependemos da parte extra campo”, defendeu o dirigente. “O árbitro esteve muito mal e toda a equipa de arbitragem também”, vincou.

Theodoro Fonseca mostrou-se ainda surpreendido pela deterioração do relvado do Estádio do Portimonense em apenas dez dias, considerando até a hipótese de sabotagem. “Tivemos um problema atípico que ainda não foi detetado. Estamos a ver, minuto a minuto, as imagens das câmaras do estádio para perceber o que aconteceu para afetar o relvado inteiro, em menos de dez dias. Pode ter acontecido uma sabotagem do nosso relvado”, observou.

No domingo, o FC Porto sofreu a bom sofrer para somar os três pontos no Algarve. Os dragões acabaram por chegar à vitória aos 98 minutos, por Iván Marcano, colocando lógica no marcador, se tivermos em conta a superioridade estatística dos visitantes.

Na visita ao Portimonense, os “dragões” dominaram quase sempre, atacaram muito perante uma equipa algarvia inofensiva, mas permitiram o empate aos homens da casa nos dois primeiros remates que estes realizaram na partida, já bem dentro da segunda parte.

Contudo, e mesmo reduzidos a dez elementos, os “azuis-e-brancos” acabaram por chegar à vitória aos 98 minutos, por Iván Marcano, colocando lógica no marcador, se tivermos em conta a superioridade estatística dos visitantes.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Agora é tarde demais, não se aplicando aqui o provérbio que diz: “mais vale tarde que nunca”…
    Assim se entregam em bandeja de ouro dois pontos (bem vistas as coisas, terão sido mesmo três) a um candidato ao título, pontos esses que poderão fazer toda a diferença no final do campeonato… e até decidir um título…
    Assim vão a arbitragem e o futebol em Portugal, em 2019!!!

    • Só o Var é que viu que a bola bateu no peito. a chamada visão de águia. Toda a gente viu que a bola bateu no braço e não houve ninguém, ou melhor nenhum palrador desportivo que tal tivesse dito.

      • “Toda a gente”, não é verdade.
        Eu nem vi o jogo, só vi num programa da SIC na 2ª feira a repetição. E há um ângulo, de frente para a baliza, que se vê imediata e inequivocamente que a bola bateu no peito.
        O VAR é uma grande ferramenta, sem divida, mas num país de corruptos como e Portugal os árbitros que estão no VAR são os mesmos que espalhavam a sua “categoria” pelos campos antes. Por isso “tudo como antes no quartel de Abrantes”….

        • Se você é desconfiado, então há que desconfiar do que viu, Como é que num angulo de frente para a baliza, o jogador estará de costas, como é que se pode dizer que a bola bateu no peito?

          • Você deve estar a querer ser engraçado. Só pode.
            Sabe perfeitamente a que ângulo me refiro. Só está a ser desonesto. Infelizmente a “clubite” é uma doença sem cura e é a causa do estado do futebol em portugal. Por aqui me fico.

            • Para já não lhe admito que me chame desonesto. Quem definiu o angulo de vidão não fui eu, e acabou a discussão

    • Sim, ó António… e juízo?! Podias era queixar-te da porcaria de treinador que tens lá na Luz. Mas relativamente a isso nada.
      Contra o Porto, o Benfica nem se viu. Conta o Leipzig idem. Conclusão, o treinador do Benfica é bom contra os pequeninos. Até porque ele vinha dos pequeninos.

  2. Isto de ter de aturar o toupeiral, é dose!! Ninguém pode em consciência, dizer se a bola bate ou não no braço. Dando de barato que não bate, este é o mesmo VAR, que não viu, comoVAR, também, a agressão bárbara do eliseu a jogador do belenenses. Aqui o amigo de cima – lampião, obviamente- ! – vem destilar moral, quando se sabe o que se tem passado no futebol português nos últimos anos e bem recentemente o VERGONHOSO acordão da Relação no processo e-toupeira. Se ganhassem vergonha na cara….

    • Há 42 anos a roubar !!!! É preciso ter lata. É que este não foi o primeiro erro grave pois já contra o Guimarães foi o que se viu. APITO DOURADO ? FUGA PARA VIGO ? MORTE NO ESTÁDIO DO DRAGÂO ? Tanto aldrabaram que já não conseguem vender jogadores, grandes negociantes (Boly,Mangala,Falcão, James,Jackson,etc). Para construir um equipa e comprar jogadores foi a desgraça que se viu. Contas no vermelho. Depois no final do campeonato admiram-se das ajudas ao Benfica ! Que fique claro que não agrada tudo o que se passa na 2ª circular, mas o cheiro da lixeira de alvalade é pior. Saudações.

      • “Para construir um equipa e comprar jogadores foi a desgraça que se viu.”

        Mesmo assim chegou e sobrou para o clube do piriquito…

        • Em Maio de 2020 é que se fazem as contas !!! O pior cego não é o que não vê é o que não quer ver !!!!
          A pequena diferença é que criticamos a atitude do actual Presidente para com o sócio, foi um erro e é inaceitável, mas do outro lado, ainda não vi ninguém criticar a ida do macaco apertar com os árbitros à Maia !!!!
          Portanto, quando os árbitros lá para o fim do campeonato derem 4 pontos extra ao Benfica não se queixem, porque já os levaram no início do campeonato.
          Outra pequena diferença é que não endeusamos insolventes como o Chico ( ou seja caloteiros que não pagam as dívidas são os arautos do reino !!!)

  3. Ler estes comentários ridiculos dos dragartos é de rir até Às lágrimas.
    Já todos sabem que o VAR apenas seguiu não o chamado “protocolo” mas o “portoaocolo”. E o resto são cantigas…

  4. Aiiii, nunca imaginei que o conhecidíssimo Var do jogo, Varco Santos, o tal do jogo Porto-Feirense da época passada, tivesse vindo confessar-se para ser desculpado, coitado….,erros acontecem a qualquer um!!!! Então, não é verdade que aquela dupla, como raio é que eles se chamam…., os que beneficiam sempre o Glorioso como aconteceu no Porto-Benfica da meia final da Taça da Liga da época passada, também este ano no Belenenses-Benfica do Jamor, não foi ??!!, enfim, já o ano passado, no mesmo Jamor, outros que tais, um deles o famoso amedrontado Jorge Dias (julgo que é Jorge…), também sem querer deram a derrota ao Benfica…aiii, devo estar a delirar com a minha falta de memória, são muitíssimos mais mas…. eu não tenho cartilha escrita….é muito, demasiado, desculpem tanto incómodo.

    O de agora, ao menos, é MUITO honesto, veio confessar a culpa !!!!! O árbitro e o adversário do Porto também foram porreirinhos, ia acabar o jogo e ainda não estavam nos 100 m, mas acabou de imediato, não vi o jogo, acho que foi canto…..a defesa cerradíssima….foi golo e…….,apitou e acabou!!! Boa…., assim é que é….., ainda falam deles!!! Ora essa….!!!! Atenção, desculpem, não vi o jogo, juro-vos, ouvi as bocas da comunicação social, apenas..!!!! Obrigado pela paciência, Xau !!!

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …