Miranda Sarmento: “Agora é que a equipa precisa do Ronaldo nas Finanças”

ppdpsd / Flickr

Rui Rio com Joaquim Miranda Sarmento

O presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, defende que este é o momento em que Mário Centeno tem de mostrar a “robustez que apregoa”, numa altura em que o coronavírus está a penalizar a economia.

Joaquim Miranda Sarmento, presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD e porta-voz de Rui Rio, desafiou Mário Centeno a vir a jogo numa altura em que o coronavírus está a penalizar a economia.

Em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, Miranda Sarmento sugere que o atual ministro das Finanças não deve deixa o Governo, porque é exatamente neste momento que Mário Centeno tem de provar o que vale.

“Nesta fase crítica, seguramente precisamos que o dr. Centeno continue como ministro das Finanças, até para mostrar de facto a robustez que tanto apregoa nas contas públicas e na economia portuguesa”, disse o social-democrata.

Para Joaquim Miranda Sarmento não é segredo que a economia portuguesa se vai “ressentir e crescer menos, sobretudo em setores que têm sido muito dinâmicos como o turismo, os serviços e também nas exportações”.

Neste sentido, garante que o PSD estará sempre disponível para apoiar o Governo naquilo que for o “interesse do país”, nomeadamente em “tudo o que seja feito pelo Governo e pelo setor financeiro de apoio de tesouraria, que permitam às empresas acomodar este choque externo será naturalmente bem-vindo”. Ainda assim, alerta que “isso não necessariamente – eu sei que o PS muitas vezes confunde isso – o interesse do PS. É o interesse do país“.

Em relação à ida de Mário Centeno para o Banco de Portugal – cuja saída acontecerá entre junho e julho, janela temporal durante a qual Mário Centeno termina as suas funções como presidente do Eurogrupo (13 de julho) e o cargo de governador do Banco de Portugal fica vago – Martins Sarmento parece fechar a porta à eventual saída do ministro das Finanças.

Esta é uma novidade face às declarações do líder do PSD, Rui Rio, que já assumiu não ver qualquer tipo de incompatibilidade. Durante a entrevista, o conselheiro do líder social-democrata sugeriu que Rio falava apenas em termos teóricos. “O que disse o dr. Rui Rio foi que o académico e economista Mário Centeno tem as qualidades e perfil para a ocupar o lugar do governador, como têm dezenas de economistas portugueses. O dr. Rui Rio não disse que apoiava.”

“Disse que estava disponível para conversar com o primeiro-ministro sobre a solução para o Banco de Portugal, porque, recordemos, além do governador está em aberto um lugar de vice-governador e outro de administrador. O PSD entende que o ideal para o Banco de Portugal seria a nomeação de independentes com currículo académico, mas não quer, sobretudo, uma colonização do BdP por parte do PS”, explicou.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Mas quem é este energumeno que nem falar sabe???
    Está mortinho por ter alguma popularidade que nem merece, quem o ouvir falar perceberá!

  2. O que eu sei, é que o Centenix colocou a dívida pública em Janeiro a 252,1 mil milhões de euros e agora foge … para o bdp

  3. Olha o Centeno n° 2, que ainda há pouco disse que os pobres deviam pagar IRS….
    E ele tambem estava no Ministério das Finanças do Centeno….

  4. Meu caro senhor Joaquim Sarmento, se quiser entreter-se às politiquices, por favor, arranje outra oportunidade, pois com a crise da pandemia instalada não temos tempo para termos paciência consigo. Quer aparecer, então cresça primeiro, que nós, talvez, esperemos por si!

  5. O RONALDO DAS FINANÇAS OU O XERIFE DE NOTTINGHAM
    Existem expressões perfeitamente idiotas, como se o ministro das finanças por si só, criasse riqueza e resolvesse o problema do défice.
    Este rapazinho, teve a manha, de nos cercar com impostos indirectos, que pagamos sem sentir, uma conjuntura extremamente favorável, empresários resilientes e um boom no turismo.
    Veja-se o que se passa nos combustíveis; o petróleo já esteve a mais de 60 US$ por barril, neste momento custa menos de 50%, e que redução nós tivemos no preço da gasolina?
    Isto é ser um bom ministro das finanças ou um ladrão pior que o Xerife de Nottingham?
    Ao nível dos custos, usou as cativações e muito bem, para gastar apenas o que há, e isso qualquer dona de casa faz.
    Fechem-se os nossos mercados, entre o turismo em crise e vamos ver de que magia o senhor é capaz.
    Pategos……

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …