Miranda Sarmento: “Agora é que a equipa precisa do Ronaldo nas Finanças”

ppdpsd / Flickr

Rui Rio com Joaquim Miranda Sarmento

O presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, defende que este é o momento em que Mário Centeno tem de mostrar a “robustez que apregoa”, numa altura em que o coronavírus está a penalizar a economia.

Joaquim Miranda Sarmento, presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD e porta-voz de Rui Rio, desafiou Mário Centeno a vir a jogo numa altura em que o coronavírus está a penalizar a economia.

Em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, Miranda Sarmento sugere que o atual ministro das Finanças não deve deixa o Governo, porque é exatamente neste momento que Mário Centeno tem de provar o que vale.

“Nesta fase crítica, seguramente precisamos que o dr. Centeno continue como ministro das Finanças, até para mostrar de facto a robustez que tanto apregoa nas contas públicas e na economia portuguesa”, disse o social-democrata.

Para Joaquim Miranda Sarmento não é segredo que a economia portuguesa se vai “ressentir e crescer menos, sobretudo em setores que têm sido muito dinâmicos como o turismo, os serviços e também nas exportações”.

Neste sentido, garante que o PSD estará sempre disponível para apoiar o Governo naquilo que for o “interesse do país”, nomeadamente em “tudo o que seja feito pelo Governo e pelo setor financeiro de apoio de tesouraria, que permitam às empresas acomodar este choque externo será naturalmente bem-vindo”. Ainda assim, alerta que “isso não necessariamente – eu sei que o PS muitas vezes confunde isso – o interesse do PS. É o interesse do país“.

Em relação à ida de Mário Centeno para o Banco de Portugal – cuja saída acontecerá entre junho e julho, janela temporal durante a qual Mário Centeno termina as suas funções como presidente do Eurogrupo (13 de julho) e o cargo de governador do Banco de Portugal fica vago – Martins Sarmento parece fechar a porta à eventual saída do ministro das Finanças.

Esta é uma novidade face às declarações do líder do PSD, Rui Rio, que já assumiu não ver qualquer tipo de incompatibilidade. Durante a entrevista, o conselheiro do líder social-democrata sugeriu que Rio falava apenas em termos teóricos. “O que disse o dr. Rui Rio foi que o académico e economista Mário Centeno tem as qualidades e perfil para a ocupar o lugar do governador, como têm dezenas de economistas portugueses. O dr. Rui Rio não disse que apoiava.”

“Disse que estava disponível para conversar com o primeiro-ministro sobre a solução para o Banco de Portugal, porque, recordemos, além do governador está em aberto um lugar de vice-governador e outro de administrador. O PSD entende que o ideal para o Banco de Portugal seria a nomeação de independentes com currículo académico, mas não quer, sobretudo, uma colonização do BdP por parte do PS”, explicou.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Mas quem é este energumeno que nem falar sabe???
    Está mortinho por ter alguma popularidade que nem merece, quem o ouvir falar perceberá!

  2. O que eu sei, é que o Centenix colocou a dívida pública em Janeiro a 252,1 mil milhões de euros e agora foge … para o bdp

  3. Olha o Centeno n° 2, que ainda há pouco disse que os pobres deviam pagar IRS….
    E ele tambem estava no Ministério das Finanças do Centeno….

  4. Meu caro senhor Joaquim Sarmento, se quiser entreter-se às politiquices, por favor, arranje outra oportunidade, pois com a crise da pandemia instalada não temos tempo para termos paciência consigo. Quer aparecer, então cresça primeiro, que nós, talvez, esperemos por si!

  5. O RONALDO DAS FINANÇAS OU O XERIFE DE NOTTINGHAM
    Existem expressões perfeitamente idiotas, como se o ministro das finanças por si só, criasse riqueza e resolvesse o problema do défice.
    Este rapazinho, teve a manha, de nos cercar com impostos indirectos, que pagamos sem sentir, uma conjuntura extremamente favorável, empresários resilientes e um boom no turismo.
    Veja-se o que se passa nos combustíveis; o petróleo já esteve a mais de 60 US$ por barril, neste momento custa menos de 50%, e que redução nós tivemos no preço da gasolina?
    Isto é ser um bom ministro das finanças ou um ladrão pior que o Xerife de Nottingham?
    Ao nível dos custos, usou as cativações e muito bem, para gastar apenas o que há, e isso qualquer dona de casa faz.
    Fechem-se os nossos mercados, entre o turismo em crise e vamos ver de que magia o senhor é capaz.
    Pategos……

RESPONDER

Nova aplicação deteta insuficiência cardíaca através da voz

Foi desenvolvida uma nova aplicação para smartphones que prevê a insuficiência cardíaca através da voz. A tecnologia baseia-se num dos sintomas mais comuns: a falta de ar. O sintoma mais comum da insuficiência cardíaca é a …

Atividade física ajuda a prevenir a perda de visão

Uma nova investigação sugere que o exercício físico pode ser um componente-chave na prevenção da perda de visão. Os benefícios da atividade física são cada vez mais conhecidos, mas há alguns que devem ser tidos em …

Dubai vai construir uma cidade marciana no deserto

O Dubai tem em mãos um projeto ambicioso: a construção de uma cidade marciana. O projeto foi apresentado por uma empresa sediada em Copenhaga e Nova Iorque e é uma parte do plano dos Emirados …

Coreia do Norte voltou a rejeitar negociações com os Estados Unidos

A Coreia do Norte disse, esta terça-feira, que não tenciona retomar o diálogo com os Estados Unidos, quando o vice-secretário de Estado norte-americano, Stephen Biegun, chegou à Coreia do Sul para discutir diplomacia nuclear. Num comunicado …

Construiu uma cadeira de rodas com bicicletas elétricas para a namorada. Agora, vai produzi-la em massa

Para Zack Nelson, construir esta  peça inovadora de engenharia foi "super divertido e surpreendentemente simples". Há cerca de um ano, Zack Nelson, o youtuber de tecnologia do canal JerryRigEverything, uniu duas bicicletas elétricas para criar uma …

A reeleição de Trump nunca esteve tão ameaçada. A culpa é do pessimismo dos americanos

A gestão do Presidente norte-americano face à pandemia e a perspetiva de uma crise económica ameaçam a reeleição de Donald Trump. Um estudo de opinião da Fundação Peter G Peterson para o The Financial Times indica …

Ministros da Indonésia promovem colar de eucalipto como cura para a covid-19

O ministro da Agricultura da Indonésia foi muito criticado por especialistas por alegar que um colar feito de eucalipto pode ajudar a impedir a transmissão da covid-19. Segundo o The Guardian, o ministro da Agricultura da …

SATA pede auxílio ao Estado no valor de 163 milhões de euros

A SATA, companhia aérea detida a 100% pela Região Autónoma dos Açores, precisa do valor até ao final do ano para pagar dívidas. A SATA pediu um auxílio ao Estado de 163 milhões de euros para …

Cortiça portuguesa usada em foguetões da Space X

A Corticeira Amorim forneceu a Space X, de Elon Musk, para componentes usados nos foguetões espaciais da empresa, adiantou o presidente da empresa, António Rios Amorim. "É o nosso maior cliente [deste segmento] neste momento desde …

Pandemia põe em risco mais de 40% dos empregos no Algarve

Além do Algarve, outros destinos turísticos europeus, como ilhas do sul da Grécia, Canárias e Baleares, estão também em risco. As regiões onde o turismo tem mais peso enfrentam um risco maior de destruição de emprego, …