Miranda Sarmento: “Agora é que a equipa precisa do Ronaldo nas Finanças”

ppdpsd / Flickr

Rui Rio com Joaquim Miranda Sarmento

O presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, defende que este é o momento em que Mário Centeno tem de mostrar a “robustez que apregoa”, numa altura em que o coronavírus está a penalizar a economia.

Joaquim Miranda Sarmento, presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD e porta-voz de Rui Rio, desafiou Mário Centeno a vir a jogo numa altura em que o coronavírus está a penalizar a economia.

Em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, Miranda Sarmento sugere que o atual ministro das Finanças não deve deixa o Governo, porque é exatamente neste momento que Mário Centeno tem de provar o que vale.

“Nesta fase crítica, seguramente precisamos que o dr. Centeno continue como ministro das Finanças, até para mostrar de facto a robustez que tanto apregoa nas contas públicas e na economia portuguesa”, disse o social-democrata.

Para Joaquim Miranda Sarmento não é segredo que a economia portuguesa se vai “ressentir e crescer menos, sobretudo em setores que têm sido muito dinâmicos como o turismo, os serviços e também nas exportações”.

Neste sentido, garante que o PSD estará sempre disponível para apoiar o Governo naquilo que for o “interesse do país”, nomeadamente em “tudo o que seja feito pelo Governo e pelo setor financeiro de apoio de tesouraria, que permitam às empresas acomodar este choque externo será naturalmente bem-vindo”. Ainda assim, alerta que “isso não necessariamente – eu sei que o PS muitas vezes confunde isso – o interesse do PS. É o interesse do país“.

Em relação à ida de Mário Centeno para o Banco de Portugal – cuja saída acontecerá entre junho e julho, janela temporal durante a qual Mário Centeno termina as suas funções como presidente do Eurogrupo (13 de julho) e o cargo de governador do Banco de Portugal fica vago – Martins Sarmento parece fechar a porta à eventual saída do ministro das Finanças.

Esta é uma novidade face às declarações do líder do PSD, Rui Rio, que já assumiu não ver qualquer tipo de incompatibilidade. Durante a entrevista, o conselheiro do líder social-democrata sugeriu que Rio falava apenas em termos teóricos. “O que disse o dr. Rui Rio foi que o académico e economista Mário Centeno tem as qualidades e perfil para a ocupar o lugar do governador, como têm dezenas de economistas portugueses. O dr. Rui Rio não disse que apoiava.”

“Disse que estava disponível para conversar com o primeiro-ministro sobre a solução para o Banco de Portugal, porque, recordemos, além do governador está em aberto um lugar de vice-governador e outro de administrador. O PSD entende que o ideal para o Banco de Portugal seria a nomeação de independentes com currículo académico, mas não quer, sobretudo, uma colonização do BdP por parte do PS”, explicou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Mas quem é este energumeno que nem falar sabe???
    Está mortinho por ter alguma popularidade que nem merece, quem o ouvir falar perceberá!

  2. O que eu sei, é que o Centenix colocou a dívida pública em Janeiro a 252,1 mil milhões de euros e agora foge … para o bdp

  3. Olha o Centeno n° 2, que ainda há pouco disse que os pobres deviam pagar IRS….
    E ele tambem estava no Ministério das Finanças do Centeno….

  4. Meu caro senhor Joaquim Sarmento, se quiser entreter-se às politiquices, por favor, arranje outra oportunidade, pois com a crise da pandemia instalada não temos tempo para termos paciência consigo. Quer aparecer, então cresça primeiro, que nós, talvez, esperemos por si!

  5. O RONALDO DAS FINANÇAS OU O XERIFE DE NOTTINGHAM
    Existem expressões perfeitamente idiotas, como se o ministro das finanças por si só, criasse riqueza e resolvesse o problema do défice.
    Este rapazinho, teve a manha, de nos cercar com impostos indirectos, que pagamos sem sentir, uma conjuntura extremamente favorável, empresários resilientes e um boom no turismo.
    Veja-se o que se passa nos combustíveis; o petróleo já esteve a mais de 60 US$ por barril, neste momento custa menos de 50%, e que redução nós tivemos no preço da gasolina?
    Isto é ser um bom ministro das finanças ou um ladrão pior que o Xerife de Nottingham?
    Ao nível dos custos, usou as cativações e muito bem, para gastar apenas o que há, e isso qualquer dona de casa faz.
    Fechem-se os nossos mercados, entre o turismo em crise e vamos ver de que magia o senhor é capaz.
    Pategos……

RESPONDER

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …