O presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, defende que este é o momento em que Mário Centeno tem de mostrar a “robustez que apregoa”, numa altura em que o coronavírus está a penalizar a economia.
Joaquim Miranda Sarmento, presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD e porta-voz de Rui Rio, desafiou Mário Centeno a vir a jogo numa altura em que o coronavírus está a penalizar a economia.
Em entrevista ao jornal Público e à Rádio Renascença, Miranda Sarmento sugere que o atual ministro das Finanças não deve deixa o Governo, porque é exatamente neste momento que Mário Centeno tem de provar o que vale.
“Nesta fase crítica, seguramente precisamos que o dr. Centeno continue como ministro das Finanças, até para mostrar de facto a robustez que tanto apregoa nas contas públicas e na economia portuguesa”, disse o social-democrata.
Para Joaquim Miranda Sarmento não é segredo que a economia portuguesa se vai “ressentir e crescer menos, sobretudo em setores que têm sido muito dinâmicos como o turismo, os serviços e também nas exportações”.
Neste sentido, garante que o PSD estará sempre disponível para apoiar o Governo naquilo que for o “interesse do país”, nomeadamente em “tudo o que seja feito pelo Governo e pelo setor financeiro de apoio de tesouraria, que permitam às empresas acomodar este choque externo será naturalmente bem-vindo”. Ainda assim, alerta que “isso não necessariamente – eu sei que o PS muitas vezes confunde isso – o interesse do PS. É o interesse do país“.
Em relação à ida de Mário Centeno para o Banco de Portugal – cuja saída acontecerá entre junho e julho, janela temporal durante a qual Mário Centeno termina as suas funções como presidente do Eurogrupo (13 de julho) e o cargo de governador do Banco de Portugal fica vago – Martins Sarmento parece fechar a porta à eventual saída do ministro das Finanças.
Esta é uma novidade face às declarações do líder do PSD, Rui Rio, que já assumiu não ver qualquer tipo de incompatibilidade. Durante a entrevista, o conselheiro do líder social-democrata sugeriu que Rio falava apenas em termos teóricos. “O que disse o dr. Rui Rio foi que o académico e economista Mário Centeno tem as qualidades e perfil para a ocupar o lugar do governador, como têm dezenas de economistas portugueses. O dr. Rui Rio não disse que apoiava.”
“Disse que estava disponível para conversar com o primeiro-ministro sobre a solução para o Banco de Portugal, porque, recordemos, além do governador está em aberto um lugar de vice-governador e outro de administrador. O PSD entende que o ideal para o Banco de Portugal seria a nomeação de independentes com currículo académico, mas não quer, sobretudo, uma colonização do BdP por parte do PS”, explicou.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Mas quem é este energumeno que nem falar sabe???
Está mortinho por ter alguma popularidade que nem merece, quem o ouvir falar perceberá!
Direitalhos esquerdalhos e centralhos nada se aproveita não passam de bonecos ao serviço dos oligarcas
O que eu sei, é que o Centenix colocou a dívida pública em Janeiro a 252,1 mil milhões de euros e agora foge … para o bdp
comenta esta
https://zap.aeiou.pt/relatorio-governo-passos-ctt-313131
Olha o Centeno n° 2, que ainda há pouco disse que os pobres deviam pagar IRS….
E ele tambem estava no Ministério das Finanças do Centeno….
Meu caro senhor Joaquim Sarmento, se quiser entreter-se às politiquices, por favor, arranje outra oportunidade, pois com a crise da pandemia instalada não temos tempo para termos paciência consigo. Quer aparecer, então cresça primeiro, que nós, talvez, esperemos por si!
Perdeu uma bela oportunidade para ficar calado.
O RONALDO DAS FINANÇAS OU O XERIFE DE NOTTINGHAM
Existem expressões perfeitamente idiotas, como se o ministro das finanças por si só, criasse riqueza e resolvesse o problema do défice.
Este rapazinho, teve a manha, de nos cercar com impostos indirectos, que pagamos sem sentir, uma conjuntura extremamente favorável, empresários resilientes e um boom no turismo.
Veja-se o que se passa nos combustíveis; o petróleo já esteve a mais de 60 US$ por barril, neste momento custa menos de 50%, e que redução nós tivemos no preço da gasolina?
Isto é ser um bom ministro das finanças ou um ladrão pior que o Xerife de Nottingham?
Ao nível dos custos, usou as cativações e muito bem, para gastar apenas o que há, e isso qualquer dona de casa faz.
Fechem-se os nossos mercados, entre o turismo em crise e vamos ver de que magia o senhor é capaz.
Pategos……
não te vi nesta
https://zap.aeiou.pt/relatorio-governo-passos-ctt-313131
Qualquer das maneiras é nos maus momentos que se provam as capacidades das pessoas, infelizmente chegou a hora.
ainda tás a tempo de comentar esta
https://zap.aeiou.pt/relatorio-governo-passos-ctt-313131