/

“Paixão secreta” pode ter influenciado João a planear ataque à Universidade de Lisboa

6

O jovem de 18 anos que tinha um plano de atentado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa pode ter sido influenciado por uma “paixão secreta”. É nisto que os pais de João acreditam depois de terem sido “confrontados com uma mulher mistério numa perícia policial”.

O estudante de Informática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa foi detido em Fevereiro deste ano, depois de a Polícia Judiciária (PJ) ter sido alertada pelo FBI para a possibilidade de um atentado naquela instituição de ensino.

Os planos do jovem de 18 anos, natural do distrito de Leiria, foram descobertos no quarto onde residia na capital portuguesa. E agora, os pais do estudante revelam que João pode ter sido influenciado por uma ex-namorada virtual, uma jovem de 21 anos residente em Lisboa.

“Veio para Lisboa porque que lhe pedi e depois abandonei-o”

Os pais de João terão sido “confrontados com uma mulher mistério numa perícia policial” realizada a 11 de Março, como revela a revista Sábado. Essa mulher seria uma “paixão secreta” do jovem que os pais acusam de ter “viciado” o filho em “vídeos de assassínios em série”, conforme contam à publicação.

A Sábado falou com essa jovem que identifica como Micaela e que assume ter tido um relacionamento amoroso com João. “Ele veio para Lisboa porque que lhe pedi e depois abandonei-o”, conta a jovem à revista.

Os pais de João revelam que queriam que o filho ficasse a estudar em Leiria, mas notam que por causa dessa namorada, ele decidiu ir para Lisboa contra as suas vontades.

A Sábado relata ainda que João teria um primeiro plano de atentado para a sinagoga de Lisboa em Novembro. Mas acabou por ser detido quando estaria a planear o ataque à Universidade.

A mãe de João não acredita que a ideia do ataque tenha partido da cabeça do filho e acusa Micaela de o ter “mandado fazer tudo”, até “matar”.

“O meu João é tão meigo e carinhoso. Nem habilidade tem para cortar um kiwi. Corta-o a meio e depois come-o à colher. E até sou eu que lhe faço a barba”, diz a mãe de João à Sábado.

Micaela recusa ter sido “a autora moral do plano”, mas “admite que o facto de ter rejeitado o jovem o tenha perturbado e que ele possa ter feito tudo para lhe agradar”, como relata a Sábado.

A jovem também garante à revista que não sabia do plano de João, mas diz que “não acredita que ele o fizesse”.

João “não consegue dormir” sem o peluche Pikachu

João continua detido, em prisão preventiva, enquanto espera pelo julgamento. A mãe conta à Sábado que o filho “não consegue dormir” sem o peluche Pikachu que tinha no quarto em Lisboa, onde residia e onde foi detido. E queixa-se de que não a deixam levar o peluche para a prisão.

“Ele é só um menino”, um “menininho inocente, sem maldade nenhuma” que não seria capaz de “magoar os outros”, só de “magoar-se a ele próprio talvez”, aponta ainda a mãe. “Como é que pode estar ali no meio de criminosos?”, pergunta ainda a progenitora.

ZAP //

6 Comments

  1. Paixão secreta ou garotice a mais? A juventude deveria ter algumas horas de trabalho obrigatório a par das aulas para provarem o sabor da vida real e mesmo como está atualmente, vejo milhares de cidadãos a darem cabeçadas só porque a ilusão do facilitismo e ganância os domina por completo, será falta de massa encefálica na cabeça?

  2. Falta de conhecimento da “Pedagogia Científica” que a 1.a médica da Universidade de Roma publicou em 1909. Os Professores Pulsena Estrela da Costa e Ricardo Rosa y Alberty conheceram em Barcelona e reportaram em Lisboa em 1916. A CML publicou e distribuíu o relatório pelas escolas. Passado mais de um século, ainda não encontrei uma cópia.
    No Portugal do séc. XXI o João de Leiria, de 18 anos, não é capaz de descascar fruta, nem fazer a barba, mas deslocava-se sozinho para o “Ensino Superior”. Faltou à mãe deste João ler “A Formação do Homem”. Ver o que fazem as crianças antes dos 6 anos nas verdadeiras “Casas das Crianças”. Em Hong-Kong tb são capazes de cortar um Kiwi e comê-lo à colher aos 3 anos.

  3. Não sei se a cuja “Mãe” ainda lhe põe fraldas ……..Na forma que , a dita se refere ao seu rebento , deixa presumir que tem algo de anormal no relacionamento com o Filho (Universitário) . 18 Anos e precisa de un peluche para adormecer ?….. se fosse uma boneca insuflável , ainda tentaria de compreender ?………..Bizarre…Bizarre !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.