Juíza de instrução confirmou indiciação por terrorismo. Estudante não respondeu a qualquer pergunta no primeiro interrogatório.
O jovem que estaria a planear um atentado terrorista em Lisboa, que já tinha sido detido para interrogatório, vai ficar detido em prisão preventiva.
A CNN Portugal informa que a juíza de instrução responsável por este processo validou a indiciação por terrorismo e, por isso, o estudante de 18 anos ficará em prisão preventiva, sem internamento, no estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa.
Depois da detenção ocorrida nesta quinta-feira, dia da busca domiciliária levada a cabo pela PJ, o jovem português foi interrogado ao início da tarde desta sexta-feira, no Tribunal Central de Instrução Criminal. Não respondeu a qualquer pergunta.
Esta sexta-feira seria precisamente o dia em que este jovem iria atacar a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Depois de um alerta dado pelo FBI, a PJ conseguiu travar o atentado.
Quando realizaram buscas no local onde o estudante vive, os agentes encontraram um plano escrito e detalhado sobre o ataque, armas brancas, e viram ainda preparações para explosões: botijas de gás e gasolina. O suspeito foi detido em flagrante pela posse de armas.
A ideia seria criar, pelo menos, uma explosão na faculdade, em dia de realização de 47 exames.
O próprio jovem é estudante de Engenharia Informática na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Fechado, introvertido, via muitos vídeos e imagens de violência, de tiroteios. Poderá ter problemas mentais.
Ele é de Fátima… terá sido alguma daquelas alucinações que dizem que acontecem por lá?…
Parece ser um bom candidato para o Chega…