João Leão diz que a economia portuguesa está “melhor do que o esperado”

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O ministro das Finanças, João Leão, considerou que o comportamento da economia portuguesa tem sido “um pouco melhor do que o esperado”, afirmando que Portugal cumpriu a meta de um défice não superior a 7,3% em 2020.

Em entrevista à Reuters, o ministro indicou que o desempenho da economia está a ser “um pouco melhor do que o esperado”, o que, segundo notou o ECO, poderá significar que, nas contas daquele ministério, o PIB vai contrair menos em 2020 do que os 8,5% previstos no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

João Leão garantiu que foi cumprida a meta do PIB em 2019, apesar do aumento da despesa e da diminuição da receita, sendo o objetivo para este ano baixar o défice orçamental para os 4,3%. As regras orçamentais flexíveis da União Europeia, continuou, devem manter-se em vigor até 2022.

“A principal prioridade da presidência portuguesa é conseguir uma recuperação económica rápida e forte, é absolutamente chave para a Europa”, apontou, sublinhando que o processo deve ser “o mais suave e rápido possível”. “O desafio é os países implementarem-no de forma concreta, às vezes leva tempo”, admitiu.

O ministro defendeu ainda que o BCE deve continuar a proporcionar “estabilidade” e garantir “condições monetárias estendidas a todos os países, para que todos os países possam beneficiar com as boas condições monetárias, que apoiarão o crescimento”.

Quanto às moratórias, espera que o fim da suspensão dos pagamentos seja “suave”. Já relativamente ao Novo Banco, disse que o Governo vai cumprir o compromisso com o Lone Star, mas não se comprometeu com uma solução em concreto.

Na mesma entrevista, João Leão indicou que o empréstimo de 1,2 mil milhões de euros do Estado à TAP deverá ser, em grande parte, convertido em capital. O ministro informou que “uma possibilidade” seria transformar todo o empréstimo em ações, o que levaria a posição pública para cerca de 90%, sendo atualmente de 72,5%.

“Estamos a propor que grande parte desse empréstimo [1.200 milhões de euros] seja convertido de empréstimo em capital, para que os indicadores financeiros da empresa melhorem”, explicou o responsável pelas Finanças.

A TAP vai precisar de uma injeção de mais cerca de 2 mil milhões de euros. O Governo divulgou que o plano de reestruturação implicará a redução de cerca de 3.000 trabalhadores, cortes salariais até 25%, a redução da frota e reorganização das rotas. “A principal preocupação do plano é tornar a empresa sustentável”, referiu João Leão.

Contudo, “as medidas de apoio do governo são limitadas no tempo”. “É importante que a empresa viva por si própria (…) para que o mais rápido possível, se possível a partir do próximo ano ou mais tarde, a empresa deixe de ter de ser financiada pelo Estado”, frisou.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

No Canadá, há dois rios que se encontram (mas não se misturam)

Em Nunavut, no Canadá, há dois rios que se encontram, mas não perdem a sua aparência individual enquanto se movem sinuosamente pela tundra. O Back River flui para o norte em direção ao Oceano Ártico. Ao …

Russos acusados de explosão na República Checa são suspeitos de envenenar Skripal

Os dois suspeitos russos, envolvidos na explosão que matou duas pessoas em 2014 na República Checa, têm os mesmos passaportes que os dois homens acusados de envenenar, com o agente nervoso novichok, o espião Sergei …

Numa cidade na Nova Zelândia, a Páscoa resume-se a exterminar coelhos

Em Alexandra, na região de Otago, os coelhos são considerados pragas, uma espécie que ameaça a biodiversidade do país e a agricultura. Elle Hunt, correspondente do The Guardian em Auckland, na Nova Zelândia, escreveu um artigo …

Reavaliação de barragens da EDP ficou por fazer, depois de Governo ter recuado na decisão

No início do ano passado, o ministério do Ambiente considerou ser necessário reavaliar as barragens da EDP, mas a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Parpública disseram não ter competências para fazer a avaliação …

Portugal bateu recorde de vacinação no sábado. Foram administradas 120 mil vacinas

Este sábado, Portugal registou um recorde diário de pessoas vacinadas contra a covid-19. No total, foram administradas 120 mil doses da vacina. De acordo com os números avançados pela task force responsável pelo plano de vacinação, …

Os milionários estão a fugir de Nova Iorque

A cidade de Nova Iorque está a preparar-se para enfrentar para um êxodo dos seus residentes mais ricos após as autoridades terem aprovado um orçamento que fará com que paguem a maior taxa de impostos …

Costa recusa responder a Sócrates. Carlos César reafirma "tristeza" e "raiva"

O primeiro-ministro António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates. Carlos César, presidente do PS, reafirma o que disse em 2018. Este sábado, António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates e …

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …