João Leão diz que a economia portuguesa está “melhor do que o esperado”

Nuno Fox / Lusa

O ministro das Finanças, João Leão

O ministro das Finanças, João Leão, considerou que o comportamento da economia portuguesa tem sido “um pouco melhor do que o esperado”, afirmando que Portugal cumpriu a meta de um défice não superior a 7,3% em 2020.

Em entrevista à Reuters, o ministro indicou que o desempenho da economia está a ser “um pouco melhor do que o esperado”, o que, segundo notou o ECO, poderá significar que, nas contas daquele ministério, o PIB vai contrair menos em 2020 do que os 8,5% previstos no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021).

João Leão garantiu que foi cumprida a meta do PIB em 2019, apesar do aumento da despesa e da diminuição da receita, sendo o objetivo para este ano baixar o défice orçamental para os 4,3%. As regras orçamentais flexíveis da União Europeia, continuou, devem manter-se em vigor até 2022.

“A principal prioridade da presidência portuguesa é conseguir uma recuperação económica rápida e forte, é absolutamente chave para a Europa”, apontou, sublinhando que o processo deve ser “o mais suave e rápido possível”. “O desafio é os países implementarem-no de forma concreta, às vezes leva tempo”, admitiu.

O ministro defendeu ainda que o BCE deve continuar a proporcionar “estabilidade” e garantir “condições monetárias estendidas a todos os países, para que todos os países possam beneficiar com as boas condições monetárias, que apoiarão o crescimento”.

Quanto às moratórias, espera que o fim da suspensão dos pagamentos seja “suave”. Já relativamente ao Novo Banco, disse que o Governo vai cumprir o compromisso com o Lone Star, mas não se comprometeu com uma solução em concreto.

Na mesma entrevista, João Leão indicou que o empréstimo de 1,2 mil milhões de euros do Estado à TAP deverá ser, em grande parte, convertido em capital. O ministro informou que “uma possibilidade” seria transformar todo o empréstimo em ações, o que levaria a posição pública para cerca de 90%, sendo atualmente de 72,5%.

“Estamos a propor que grande parte desse empréstimo [1.200 milhões de euros] seja convertido de empréstimo em capital, para que os indicadores financeiros da empresa melhorem”, explicou o responsável pelas Finanças.

A TAP vai precisar de uma injeção de mais cerca de 2 mil milhões de euros. O Governo divulgou que o plano de reestruturação implicará a redução de cerca de 3.000 trabalhadores, cortes salariais até 25%, a redução da frota e reorganização das rotas. “A principal preocupação do plano é tornar a empresa sustentável”, referiu João Leão.

Contudo, “as medidas de apoio do governo são limitadas no tempo”. “É importante que a empresa viva por si própria (…) para que o mais rápido possível, se possível a partir do próximo ano ou mais tarde, a empresa deixe de ter de ser financiada pelo Estado”, frisou.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …

Erupção do vulcão Etna causa problemas económicos na Sicília

Nos últimos meses, o vulcão Etna tem estado em constante erupção e o custo de limpeza das cinzas está a deixar muitas cidades da Sicília à beira da falência. O vulcão Etna – um dos mais …

Argentina cria documento de identidade para pessoas não binárias

O Presidente da Argentina anunciou, esta semana, que o país tem um novo documento de identidade para incluir pessoas não binárias. É o primeiro país da América Latina a fazê-lo. De acordo com o chefe de …

Costa diz que Portugal vai ter "o dobro" de fundos comunitários para investir

O primeiro-ministro afirmou, este sábado, que Portugal vai contar, nos próximos sete anos, com "o dobro" de fundos comunitários para investimento, considerando que esta "é uma oportunidade única" que não pode ser desperdiçada. "Vamos ter a …

Chinesa morre após salvar a filha de deslizamento de terra. Bebé esteve 24 horas nos escombros

Uma mulher morreu após salvar o seu bebé quando um deslizamento de terra e uma forte inundação atingiram a sua casa na China, revelam as equipas de resgate. Como noticia a BBC, a bebé foi resgatada …

Caso Ihor. IGAI pede expulsão do ex-diretor de fronteiras do SEF

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) já entregou ao ministro Eduardo Cabrita o relatório final do processo disciplinar contra o inspetor coordenador do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) António Sérgio Henriques, que propõe a …