Jerusalém amanheceu com grafittis de suástica e frases antissemitas

Nick Thompson / Flickr

Jerusalém, Israel

A velha cidadela de Jerusalém amanheceu no domingo com uma série de grafittis antissemitas, incluindo até uma suástica, num caso que está a ser investigado pela polícia.

“Durante a noite, recebemos um relatório de agentes que detetaram inscrições em hebreu e árabe numa porta de um edifício no bairro muçulmano da Cidade Velha de Jerusalém”, informou o porta-voz da Polícia de Israel, Luba Samri, em comunicado.

A mensagem dizia: “Morte aos Judeus”. Ao lado, o autor do grafitti escreveu o nome do movimento islamita palestino Hamas e desenhou uma suástica, símbolo do regime nazi de Adolf Hitler. “A polícia abriu uma investigação e enviou peritos ao local dos acontecimentos”, indicou Samri na nota.

Noutro incidente, o site “Ynet” informou que a Polícia de Israel prendeu de forma equivocada um jovem palestino, após detetar que ele tinha divulgado uma fotografia sua acompanhada por uma mensagem em árabe que foi mal traduzida por um programa online.

A imagem mostrava o jovem no local de trabalho e tinha uma legenda que dizia “bom dia” em árabe, mas a mensagem foi traduzida automaticamente como “ataquem-nos“.

A Polícia de Israel controla as redes sociais de palestinos como parte de uma campanha contra mensagens de incitação de ódio e para detetar possíveis autores de ataques contra israelitas. Vários palestinos, a maioria deles jovens, já foi detida por publicações no Facebook e no Twitter.

ZAP // EFE

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …