Jerónimo abriu fogo contra maioria absoluta do PS

Tiago Petinga / Lusa

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) e líder da CDU, Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa traçou o objetivo do PCP para as eleições legislativas: “o voto na CDU conta, e conta bem, para impedir a maioria absoluta do PS”.

A reentré política comunista fez-se na Festa do Avante, onde Jerónimo de Sousa foi direto ao assunto para assumir que o PCP quer evitar a maioria absoluta do PS.

O líder da CDU falou durante 45 minutos, mas foi logo ao seis minutos de discurso que o secretário-geral do PCP abriu fogo ao objetivo central nestas eleições, uma vez que “o tempo até às eleições é curto e o trabalho muito“. Não poupando esforços, falou diretamente ao seu eleitorado e apelou ao voto.

“Valeu e vale a pena”, disse Jerónimo, que assume a paternidade de uma estratégia que permitiu “travar e vencer” uma batalha que permitiu “derrotar um Governo retrógrado”. “Foram quatro anos vencendo resistências internas e ameaças externas”, disse, citado pelo Expresso, sem esclarecer exatamente de onde vieram os travões internos.

Durante o discurso, Jerónimo de Sousa enumerou as “conquistas” ou os “avanços”, mas com um objetivo político concreto: mostrar que é preciso continuar o caminho político iniciado nesta legislatura, e, para isso, é preciso travar as ambições socialistas. O objetivo passa, portanto, por “não deixar o PS de mãos livres”.

Sobre a tese de António Costa de que é preciso cautelas, Jerónimo afirmou que “sabemos o que significa e o que querem com o discurso da crise e da tese dos excessos: querem marcar passo”. Jerónimo de Sousa não tem dúvidas: “os grandes interesses económicos querem duas coisas: a maioria absoluta do PS e tirar força à CDU“.

Vinte e cinco minutos depois, Jerónimo chegou onde queria: “O voto na CDU conta, e conta bem, para impedir a maioria absoluta do PS“.

“Nunca ficamos tolhidos pelas circunstâncias” e “não abandonamos os combates antes de os travar”, avisou Jerónimo, terminando o discurso com a garantia de uma “imensa confiança”.

A ambição passa também por aumentar o número de deputados que alcançou em 2015. Mas, seja qual for o resultado eleitoral, os comunistas prometem não se deixar “tolher”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …

Numa operação inédita de 18 horas, gémeas siamesas unidas pelo crânio foram separadas com sucesso

Ervina e Prefina, com 2 anos, nasceram com os crânios unidos, uma das formas mais raras e complexas de fusão craniana e cerebral conhecidas como "craniófago total posterior". Agora, médicos em Itália conseguiram separá-las numa operação …

Família de Pablo Escobar está a processar um rapper norte-americano. Exige-lhe 10 milhões

A família Pablo Escobar, morto em dezembro de 1993 na Colômbia, está a processar o rapper norte-americano Tauheed Heakeen Epps, mais conhecido como 2 Chainz, por usar o nome do narcotraficante num negócio. De acordo com …

Steve Jobs acreditava na eficiência do teletrabalho já em 1990

O fundador da Apple, Steve Jobs, que faleceu em outubro de 2011, dizia acreditar na eficiência do trabalho remoto já em 1990. A pandemia de covid-19, que já matou mais de 500 mil pessoas me todo …

Era mais do que uma nota. Sobrevivente de Auschwitz vai conhecer família de soldado que a libertou

Lily Ebert, de 90 anos, sobreviveu ao Holocausto. No campo de concentração de Auschwitz, recebeu uma nota alemã de um soldado judeu norte-americano que a libertou e lhe deu esperança. Agora, vai conhecer a família …

China detém o professor Xu Zhangrun, principal crítico do presidente Xi Jinping

A polícia chinesa deteve Xu Zhangrun, professor e ensaísta da Universidade Tsinghua, silenciando assim uma das últimas vozes nos círculos inteletuais da China que criticam abertamente a liderança do Presidente Xi Jinping. A prisão de Xu Zhangrun, …

Tentaram matar um político na Noruega (e a polícia precisa de ajuda de donos de Teslas)

A polícia de Sandefjord, uma cidade na Noruega, está a voltar-se para um aliado improvável enquanto investiga uma tentativa de assassinato: as câmaras de vigilâncias dos veículos da Tesla. Na noite de domingo passada, alguém tentou …