Jeb Bush candidata-se à Casa Branca

Jeb Bush, filho e irmão dos dois últimos presidentes republicanos dos Estados Unidos, oficializou esta segunda-feira a candidatura às primárias presidenciais de 2016, num discurso em Miami, no sudeste do país.

“Sou candidato à presidência dos Estados Unidos“, declarou, perante apoiantes, sublinhando que os norte-americanos merecem melhor do que um Presidente democrata, após oito anos de Barack Obama.

“O partido na Casa Branca já está a planear uma primária sem suspense, para uma eleição sem mudança”, afirmou Jeb Bush, referindo-se ao estatuto de favorita da antiga secretária de Estado Hillary Clinton para as primárias democratas.

“Sabemos que a América merece melhor”, declarou.

O republicano, de 62 anos, apresentou um longo balanço do mandato como governador do Estado da Flórida, de 1999 a 2007, uma experiência executiva apresentada como a melhor preparação para a presidência do país.

“Um regresso à livre iniciativa e a um povo livre. Sei que é possível porque já o fiz”, afirmou, acrescentando: “Não há qualquer razão que nos impeça de termos um crescimento de 4% ao ano. E este será o meu objetivo como presidente: 4% de crescimento e 19 milhões de empregos resultantes“.

O candidato republicano prometeu enfrentar os sindicatos e a burocracia da capital federal.

“Precisamos de um Presidente disposto a mudar toda a cultura da nossa capital”, acrescentou Jeb Bush, que se apresentou como um responsável político exterior ao jogo político do país.

Sobre política externa, Bush analisou os anos “Obama-Clinton-Kerry” aos quais atribuiu uma série de crises no estrangeiro.

A apresentação da candidatura de Jeb Bush em Miami, cidade onde a comunidade cubano-norte-americana é importante e influente, reuniu numerosos apoiantes hispânicos. A mulher de Jeb, Columba, é de origem hispânica.

“Nesta família, não só falamos espanhol, como sabemos a importância da comunidade latina”, declarou o filho de Jeb Bush, George P. Bush, eleito local no Estado do Texas (sul), na apresentação da candidatura do pai.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este deu-se conta agora, que ainda há alguns países que têm petróleo e não estão em guerra, e que é tempo de por cobro a isso.
    Família de pulhas

  2. Eis o longo balanço do mandato como governador do Estado da Flórida, de 1999 a 2007: 8 execuções por electrocussão na cadeira eléctrica.

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …