/

Javalis invadem centro histórico de Cerveira. “Vinham tomar café”

1

CV Instagram Rádio Alto Minho

Quatro javalis a passear pelo centro histórico de Vila Nova de Cerveira.

Quatro javalis a passear pelo centro histórico de Vila Nova de Cerveira.

Quatro javalis passearam-se pelo Terreiro, em pleno centro histórico de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo. A “visita” surpreendente foi registada num vídeo que está a fazer sucesso na Internet.

“Vieram à baixa”. É assim que um utilizador da Internet comenta a “visita” de quatro javalis ao centro histórico de Vila Nova de Cerveira.

O momento em que estes animais selvagens caminhavam pela rua na zona do Terreiro foi registado por um condutor que passou pelo local, durante a madrugada de quinta-feira.

Eram “cerca das 2.00 horas” e os javalis “andaram cerca de dez minutos no Terreiro e depois desceram em direcção ao rio [Minho]”, relata o condutor,
Mário Pereira, de 22 anos, em declarações ao Jornal de Notícias.

“Vinham tomar café”, mas “ninguém os avisou que estava tudo fechado a essa hora”, comenta um utilizador da Internet. “Andam a cantar os Reis”, aponta outro.

“Os caçadores no monte, e eles na vila”, nota ainda outro internauta.

O vídeo com o passeio dos quatro javalis foi divulgado pela Rádio Alto Minho nas redes sociais.

Apesar de ser uma situação incomum, não é inédita. Em 2022, um javali passeou-se pelo Parque de Lazer do Castelinho em plena vila de Cerveira enquanto havia crianças a brincar na área.

https://www.youtube.com/shorts/zdqtDlZw5WA

O excesso de javalis é um problema em Portugal e estes animais já foram vistos em zonas urbanas no Alentejo e em campos de golfe em Vilamoura, no Algarve.

No Alto Minho, os avistamentos de javalis são raros, mas na vizinha Galiza, já se tornaram um pesadelo para a população. A tal ponto que a Galiza entrou em Estado de Emergência Cinegética e, por isso, até 25 de Fevereiro próximo, “será permitido capturar, sem limite de exemplares, javalis de ambos os sexos, principalmente fêmeas adultas de qualquer idade”.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.