Japão vai descartar milhões de vacinas por não ter as seringas corretas

Abir Sultan / EPA

O Japão garantiu 144 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a covid-19, mas não possui seringas especializadas em quantidade suficiente para retirar seis doses de cada frasco.

De acordo com o jornal The Guardian, milhões de pessoas no Japão não vão receber a vacina da Pfizer contra a covid-19, tal como estava planeado, devido à falta de seringas especializadas, o que pode frustrar o programa de vacinação do país.

A ministra da Saúde japonesa, Norihisa Tamura, explicou que as seringas padrão que estão a ser usadas não conseguem extrair a sexta e última dose de cada frasco fabricado pela farmacêutica norte-americana.

O diário britânico escreve que o país asiático tinha assegurado 144 milhões de doses desta vacina, o que seria suficiente para 72 milhões de pessoas, na suposição de que seriam aproveitadas as seis doses de cada frasco.

Porém, a escassez de seringas de baixo “espaço morto” – que têm êmbolos estreitos que podem empurrar qualquer vacina restante – significa que terão de ser usadas as seringas padrão, que são capazes de extrair apenas cinco doses. Assim sendo, só 60 milhões de pessoas poderão ser vacinadas.

“As seringas usadas no Japão podem retirar apenas cinco doses. Vamos usar todas as seringas que temos e que podem tirar seis doses, mas, claro, não serão suficientes à medida que mais injeções forem administradas”, disse Tamura, de acordo com a agência de notícias Kyodo, citada pelo The Guardian.

Entretanto, o Governo nipónico está a pedir aos fabricantes de equipamentos médicos para aumentarem a produção dessas seringas especializadas.

“Quando o contrato foi feito, não tínhamos a certeza se um frasco poderia ser usado para seis doses. Não podemos negar que fomos lentos a confirmar isso“, disse também um funcionário do Ministério da Saúde japonês à agência noticiosa Jiji Press.

Isto significa que quando o Japão começar o seu plano de vacinação, em meados de fevereiro, os profissionais de saúde vão ser obrigados a descartar a sexta dose, disse o principal porta-voz do Governo, Katsunobu Kato.

Este é um problema que não está a afetar só o Japão. Os Estados Unidos e alguns países da União Europeia, incluindo Portugal, também reportaram uma escassez de seringas deste género.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo apresenta nova visão sobre a forma como os continentes se formaram

Um estudo liderado por geólogos da Monash University apresenta uma nova visão sobre a forma como os primeiros continentes da Terra se formaram. Apesar da Terra se ter formado há mais de 4,5 mil milhões de …

Cientistas descobrem novo exoplaneta semelhante a Neptuno

Uma equipa internacional de colaboradores, incluindo cientistas do JPL da NASA e da Universidade do Novo México, descobriram um novo exoplaneta temperado, do tamanho de Neptuno, com um período orbital de 24 dias orbitando uma …

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …