Já há escassez de seringas adequadas. Pode perder-se sexta dose da vacina da covid-19

Abir Sultan / EPA

Há profissionais de saúde a denunciarem a escassez de seringas adequadas para que se consiga aproveitar a sexta dose dos frascos da vacina da Pfizer contra a covid-19.

As denúncias partem de uma empresa do setor e da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo. A ARS de Lisboa e Vale do Tejo rejeita as queixas e a ARS do Norte recusou comentar diretamente. A ARS do Centro e do Algarve não responderam ao Observador.

“Não consigo explicar porquê, mas há uma falha de stock no fornecimento destas seringas”, diz ao Observador Diogo Urjais, presidente da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar e médico de Medicina Geral e Familiar num centro de saúde da região Centro. Em causa está a escassez de vacinas mais pequenas e que “mais facilmente permitem tirar a sexta dose”.

Fonte oficial do Ministério da Saúde garante que “estão a ser tidos em conta os requisitos e especificações das agulhas e seringas” na aquisições realizadas e em curso.

“Para extrair seis doses de um único frasco para injetáveis, devem ser utilizadas seringas e/ou agulhas de baixo volume morto. A combinação de seringa e agulha deve ter um volume morto não superior a 35 microlitros”, lê-se no Resumo das Características do Medicamento (RCM) da Comirnaty.

Silvino Sousa, sócio-gerente da Normax, uma das empresas que fornece agulhas e seringas ao setor público em Portugal, diz que os seus fornecedores não estão a cumprir com as encomendas.

Sem as seringas adequadas, em vez de se tirar seis doses de um frasco da vacina, os profissionais de saúde arriscam-se a desperdiçar uma dose paga. Ainda assim, Diogo Urjais realça que os enfermeiros são bastante experientes e têm conseguido tirar a sexta dose. No entanto, qualquer erro é o suficiente para que não sobre a quantidade necessária para a sexta dose.

“Com a seringa de insulina faz-se bem — e ainda sobra —, mas com as outras tem de ser tudo ao pormenor. Não pode haver falhas”, diz Diogo Urjais ao Observador.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …