Japão dá luz verde à primeira central nuclear considerada segura após Fukushima

cephir / Flickr

-

A Autoridade de Regulação Nuclear do Japão publicou esta quarta-feira um relatório preliminar que indica que a central atómica de Sendai, no sudoeste do país, é a primeira que cumpre os requisitos de segurança estabelecidos depois do acidente de Fukushima.

O relatório é considerado com um instrumento importante para a reativação da central – que seria a primeira a operar comercialmente sob a nova normativa – num momento em que os 48 reatores do Japão permanecem desativados perante a crescente preocupação com a segurança das centrais do país após a catástrofe de 2011.

Para voltarem a gerar eletricidade, todas as instalações nucleares devem cumprir as novas normas de segurança para fazer face a terramotos e tsunamis, introduzidas pela Autoridade de Regulação Nuclear do Japão em julho de 2013.

Apesar de o relatório dar luz verde à reativação dos dois reatores (Sendai 1 e 2), situada em Kagoshima, a central não deverá entrar em funcionamento antes do outono, já que o operador, a Kyushu Electric Power, terá de aguardar a aprovação definitiva, após uma consulta pública a decorrer durante 30 dias.

O acidente da central nuclear de Fukushima Daiichi, provocado pelo terramoto seguido de tsunami de 11 de março de 2011 foi o pior desde Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, e levou muitos japoneses a manifestarem-se contra o uso da energia nuclear.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …