“Janelas de Vinho”. Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos “ressuscitaram” a tradição antiga das chamadas “Janelas de Vinho” durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal.

A tradição remonta aos tempos da Peste Negra (1300) e da Peste Italiana (1600) e consiste em servir vinho através de pequenas janelas dos estabelecimentos comerciais, explica o jornal norte-americano The Washington Post, detalhando que a iniciativa nasceu na região italiana da Toscana, no centro do país.

Tal como no passado, e temendo os efeitos da nova pandemia a nível da saúde pública e da economia, os comerciantes voltaram à tradição antiga e estão agora, tal como estiveram os seus conterrâneos no tempo da peste, a servir bebidas pelas janelas.

Mary Forrest, uma das fundadoras da Associazione Buchette del Vino, disse ao mesmo jornal norte-americano que a prática antiga é impressionante, uma vez que as pessoas da época não tinham a informação que temos agora sobre germes.

As pessoas não sabiam de onde vinha a praga, só descobriram mais tarde”, disse a fundadora da associação sem fins lucrativos criada para proteger estruturas históricas.

No passado, as janelas eram tradicionalmente utilizadas para a venda de vinho, mas, atualmente, o negócio expandiu-se: os italianos estão a usar a tradição para vender um pouco de tudo: vinho, cocktails, expressos e até gelados.

https://www.instagram.com/p/CAGFnNZlPVD/?utm_source=ig_embed

De acordo com a imprensa internacional, só em Florença estarão cerca de 150 estabelecimentos a recorrer a esta tradição para vender bebidas.

Os turistas que pretendam encontrar estas “Janelas de Vinho” podem utilizar o mapa interativo criado pela Associazione Buchette del Vino, que localiza os pontos de referência conhecidos. Todas as semanas é atualizado e conta com a ajuda do utilizadores.

O jornal britânico The Independent conta que, no tempo da peste, os clientes costumavam pagar pelas bebidas colocando moedas num recipiente de metal, que eram depois desinfetado pelo vendedor com vinagre, juntamente com as moedas.

A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 736.828 mortos em todo o mundo desde o aparecimento da doença na China em dezembro, segundo o balanço desta quarta-feira às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) da agência France-Presse.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Lopetegui continua interessado em Corona

O treinador dos espanhóis do Sevilha, Julen Lopetegui, continua interessado na contratação de Tecatito Corona, que alinha pelo FC Porto.  De acordo com o jornal La Razón, o treinador espanhol continua interessado na contratação do jogador mexicano …

Tem de haver "solidariedade estratégica" na pervensão de fogos. Costa oferece bonsai a Marcelo

O Presidente da República foi convidado especial do último Conselho de Ministros do seu primeiro mandato, dedicado às florestas, onde se discutiu o Programa Nacional de Ação do Plano de Gestão Integrada de Fogos Rurais. …

Bolsonaro volta a criticar os media. "Para a imprensa o vírus sou eu"

O Presidente brasileiro voltou a criticar a imprensa e, num momento de descontrolo da pandemia no país, afirmou que para os jornalistas o vírus é o próprio chefe de Estado. "Estamos a fazer o dever de …

Miguel Duarte foi ilibado da acusação de auxílio à imigração ilegal, "mas não foi feita justiça"

Miguel Duarte que, juntamente com outros ativistas, estava a ser acusado pela justiça italiana de ajuda à imigração ilegal, foi "ilibado", mas "o caso segue para tribunal com uma acusação aos restantes membros". A revelação foi …

Parque das Nações recebe Comic Con em dezembro

Com o mote "A New Hope", a sétima edição da Comic Con terá lugar no Parque das Nações, em Lisboa, no mês de dezembro. A sétima edição da Comic Con Portugal, um evento dedicado à cultura …

Polícia sueca investiga ataque à faca e aponta para "motivações terroristas"

A polícia sueca fez buscas no apartamento do homem que esfaqueou sete pessoas no país, na quarta-feira, informando que há pormenores na investigação que apontam para motivações terroristas. Segundo avançou esta quinta-feira o Público, a polícia …

Advogados apontam falhas à investigação da morte de Giovani Rodrigues

Alguns advogados de defesa dos acusados do homicídio de Giovani Rodrigues apontaram, esta quarta-feira, falhas à investigação, desde o apuramento dos factos à condição clínica, com a revelação de que o jovem foi também vítima …

Dia com menos mortes desde 28 de outubro. Mais 830 novos casos

Há mais 830 casos de covid-19 em Portugal. A Direção-Geral da Saúde indica que há agora 1708 doentes com covid-19 internados, menos 119 do que na quarta-feira. O número de doentes nos cuidados intensivos está …

Concelhia do PSD/Sintra tenta contornar Santana (e já aprovou um nome)

Enquanto a direção nacional do PSD tenta convencer Pedro Santana Lopes, a estrutura do PSD/Sintra aprovou o nome de António Pinto Pereira como candidato. Esta quarta-feira, a concelhia do PSD/Sintra aprovou o nome de António Pinto …

TAP com novo voo do Brasil para Portugal a 11 de março

A Embaixada de Portugal em Brasília anunciou, esta quarta-feira, que se irá realizar, a 11 de março, um novo voo entre São Paulo e Lisboa, em "condições inteiramente idênticas" às da viagem de repatriamento ocorrida …