“Janelas de Vinho”. Itália ressuscita tradição do tempo da peste

Centenas de bares e restaurantes italianos “ressuscitaram” a tradição antiga das chamadas “Janelas de Vinho” durante a pandemia de covid-19, tentando assim servir os seus clientes com o mínimo contacto pessoal.

A tradição remonta aos tempos da Peste Negra (1300) e da Peste Italiana (1600) e consiste em servir vinho através de pequenas janelas dos estabelecimentos comerciais, explica o jornal norte-americano The Washington Post, detalhando que a iniciativa nasceu na região italiana da Toscana, no centro do país.

Tal como no passado, e temendo os efeitos da nova pandemia a nível da saúde pública e da economia, os comerciantes voltaram à tradição antiga e estão agora, tal como estiveram os seus conterrâneos no tempo da peste, a servir bebidas pelas janelas.

Mary Forrest, uma das fundadoras da Associazione Buchette del Vino, disse ao mesmo jornal norte-americano que a prática antiga é impressionante, uma vez que as pessoas da época não tinham a informação que temos agora sobre germes.

As pessoas não sabiam de onde vinha a praga, só descobriram mais tarde”, disse a fundadora da associação sem fins lucrativos criada para proteger estruturas históricas.

No passado, as janelas eram tradicionalmente utilizadas para a venda de vinho, mas, atualmente, o negócio expandiu-se: os italianos estão a usar a tradição para vender um pouco de tudo: vinho, cocktails, expressos e até gelados.

https://www.instagram.com/p/CAGFnNZlPVD/?utm_source=ig_embed

De acordo com a imprensa internacional, só em Florença estarão cerca de 150 estabelecimentos a recorrer a esta tradição para vender bebidas.

Os turistas que pretendam encontrar estas “Janelas de Vinho” podem utilizar o mapa interativo criado pela Associazione Buchette del Vino, que localiza os pontos de referência conhecidos. Todas as semanas é atualizado e conta com a ajuda do utilizadores.

O jornal britânico The Independent conta que, no tempo da peste, os clientes costumavam pagar pelas bebidas colocando moedas num recipiente de metal, que eram depois desinfetado pelo vendedor com vinagre, juntamente com as moedas.

A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 736.828 mortos em todo o mundo desde o aparecimento da doença na China em dezembro, segundo o balanço desta quarta-feira às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) da agência France-Presse.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …