Jack Ma, o homem mais rico da China e dono da Alibaba, reforma-se aos 55 anos

Jolanda Flubacher / World Economic Forum

O fundador do Alibaba, Jack Ma

Como tinha prometido, reforma-se aos 55 anos, para dar lugar aos mais novos, mas continua ligado à “gigante” do e-commerce.

Jack Ma, um dos fundadores da “gigante” chinesa do e-commerce Alibaba, vai cumprir com o que tinha prometido: celebra esta terça-feira 55 anos de idade e vai aposentar-se. Ma, um professor que transformou a Alibaba numa das empresas mais valiosas do mundo, avaliada no equivalente a 460 mil milhões de dólares, é um dos homens mais ricos do mundo e o mais rico do seu país.

O CEO da Alibaba tinha anunciado em setembro do ano passado que iria se reformar quando completasse os 55 anos, para dar lugar aos “mais novos” e “mais talentosos”. Agora, vai focar-se na filantropia em áreas como a educação, os direitos dos animais, a economia ambientalmente sustentável e a igualdade entre homens e mulheres.

A festa anual da Alibaba, este ano, vai acontecer num estádio de proporções olímpicas na cidade onde a companhia nasceu, numa garagem, em Hangzhou. Foi em 1999.

De acordo com a CNN, o empresário, que faz parte do Partido Comunista chinês, deixa o cargo de CEO da empresa que ajudou a fundar, mas vai manter-se na administração, ao lado de mais 35 pessoas, onde terá direito a nomear a maioria dos futuros líderes da gigante chinesa, onde mantém uma participação acionista de 6,22%.

Professor de inglês no início da carreira, Jack Ma sempre defendeu a importância da educação na sociedade. “Antes de eu chegar aos 70 anos, posso fazer coisas em outros campos, em áreas como a educação”, disse Ma num evento da Alibaba em setembro de 2018.

Esta terça-feira, dia do seu aniversário, é, também, dia dos professores na China. Ma é uma referência, visto como o maior empresário de sempre. Algumas pessoas até colocam fotos suas na parede das suas casas, fazendo-lhe uma homenagem equivalente à que é feita ao Deus da Fortuna, segundo o The New York Times.

Este empresário causou polémica internacional quando defendeu que era uma “benção” ter uma rotina de trabalho de 12 horas por dia, seis dias por semana. Mais tarde, num encontro com Elon Musk alterou essa perspetiva e defendeu que, graças à evolução tecnológica, as pessoas não deviam trabalhar mais do que três dias por semana, quatro horas por dia.

Em relação à igualdade de género, Jack Ma promove uma conferência anual sobre mulheres e negócios. Até ao momento, já contou com a presença de Arianna Huffington, escritora e fundadora do jornal The Huffington Post, e Vera Wang, ex-editora da revista Vogue, além de ter recebido uma declaração por vídeo de Rihanna.

“Se quer que o seu negócio tenha sucesso, é necessário ter líderes mulheres”, disse Ma. Na equipa sénior de líderes da Alibaba, quase metade dos quadros são mulheres.

A reforma de Ma acontece numa altura em que o governo chinês aumentou o seu controlo sobre as empresas privadas do país, pelo que alguns analistas leem aqui uma possível retaliação. O empresário recusou, porém, os comentários, descrevendo-os como “rumores”.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Não digas asneiras!…
      O Ebay foi fundado em 95 e o Alibaba em 99, mas nem sequer são concorrentes/equivalentes: o EBay é “consumer-to-consumer” e “business-to-consumer e o Alibaba é “business-to-business”!!

      • Caro senhor “Eu”. Sugiro que em Portugal, expresse as suas ideias em português. Reconheço que haja dificuldade de tradução de alguns termos utilizados frequentemente pelos informáticos. Contudo, sem esforço não se chega à meta final que, neste caso, é em Portugal dever-se expressar em português. Obrigado

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …