Jack Ma, o homem mais rico da China e dono da Alibaba, reforma-se aos 55 anos

Jolanda Flubacher / World Economic Forum

O fundador do Alibaba, Jack Ma

Como tinha prometido, reforma-se aos 55 anos, para dar lugar aos mais novos, mas continua ligado à “gigante” do e-commerce.

Jack Ma, um dos fundadores da “gigante” chinesa do e-commerce Alibaba, vai cumprir com o que tinha prometido: celebra esta terça-feira 55 anos de idade e vai aposentar-se. Ma, um professor que transformou a Alibaba numa das empresas mais valiosas do mundo, avaliada no equivalente a 460 mil milhões de dólares, é um dos homens mais ricos do mundo e o mais rico do seu país.

O CEO da Alibaba tinha anunciado em setembro do ano passado que iria se reformar quando completasse os 55 anos, para dar lugar aos “mais novos” e “mais talentosos”. Agora, vai focar-se na filantropia em áreas como a educação, os direitos dos animais, a economia ambientalmente sustentável e a igualdade entre homens e mulheres.

A festa anual da Alibaba, este ano, vai acontecer num estádio de proporções olímpicas na cidade onde a companhia nasceu, numa garagem, em Hangzhou. Foi em 1999.

De acordo com a CNN, o empresário, que faz parte do Partido Comunista chinês, deixa o cargo de CEO da empresa que ajudou a fundar, mas vai manter-se na administração, ao lado de mais 35 pessoas, onde terá direito a nomear a maioria dos futuros líderes da gigante chinesa, onde mantém uma participação acionista de 6,22%.

Professor de inglês no início da carreira, Jack Ma sempre defendeu a importância da educação na sociedade. “Antes de eu chegar aos 70 anos, posso fazer coisas em outros campos, em áreas como a educação”, disse Ma num evento da Alibaba em setembro de 2018.

Esta terça-feira, dia do seu aniversário, é, também, dia dos professores na China. Ma é uma referência, visto como o maior empresário de sempre. Algumas pessoas até colocam fotos suas na parede das suas casas, fazendo-lhe uma homenagem equivalente à que é feita ao Deus da Fortuna, segundo o The New York Times.

Este empresário causou polémica internacional quando defendeu que era uma “benção” ter uma rotina de trabalho de 12 horas por dia, seis dias por semana. Mais tarde, num encontro com Elon Musk alterou essa perspetiva e defendeu que, graças à evolução tecnológica, as pessoas não deviam trabalhar mais do que três dias por semana, quatro horas por dia.

Em relação à igualdade de género, Jack Ma promove uma conferência anual sobre mulheres e negócios. Até ao momento, já contou com a presença de Arianna Huffington, escritora e fundadora do jornal The Huffington Post, e Vera Wang, ex-editora da revista Vogue, além de ter recebido uma declaração por vídeo de Rihanna.

“Se quer que o seu negócio tenha sucesso, é necessário ter líderes mulheres”, disse Ma. Na equipa sénior de líderes da Alibaba, quase metade dos quadros são mulheres.

A reforma de Ma acontece numa altura em que o governo chinês aumentou o seu controlo sobre as empresas privadas do país, pelo que alguns analistas leem aqui uma possível retaliação. O empresário recusou, porém, os comentários, descrevendo-os como “rumores”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Não digas asneiras!…
      O Ebay foi fundado em 95 e o Alibaba em 99, mas nem sequer são concorrentes/equivalentes: o EBay é “consumer-to-consumer” e “business-to-consumer e o Alibaba é “business-to-business”!!

      • Caro senhor “Eu”. Sugiro que em Portugal, expresse as suas ideias em português. Reconheço que haja dificuldade de tradução de alguns termos utilizados frequentemente pelos informáticos. Contudo, sem esforço não se chega à meta final que, neste caso, é em Portugal dever-se expressar em português. Obrigado

RESPONDER

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …