A Terceira Guerra Mundial pode estar perto, alerta Jack Ma

Jolanda Flubacher / World Economic Forum

O fundador do Alibaba, Jack Ma

O bilionário chinês e co-fundador da Alibaba, Jack Ma, acredita que a enorme quantidade de avanços tecnológicos no mundo poderá desencadear um novo conflito global, advertiu no Fórum Económico Mundial em Davos, na Suíça.

Jack Ma assegurou que a Primeira Guerra Mundial “foi produzida pela primeira revolução tecnológica”, enquanto “a segunda revolução tecnológica provocou a Segunda Guerra Mundial”. “Esta é a terceira revolução tecnológica – já nos estamos a aproximar”, alertou o empresário citado pela CNBC.

Apesar do prognóstico sombrio, o CEO da Alibaba disse ainda confiar no potencial da tecnologia para benefício da Humanidade. Jack Ma referiu, a título de exemplo, a luta contras as mudanças climáticas, notando que as novas tecnologias podem ajudar os especialistas a utilizar combustíveis fósseis de uma forma mais “eficiente” e “inteligente”.

Ao mesmo tempo, e apesar de acreditar que a tecnologia é “excelente para os seres humanos”, Ma enfatizou que “não ser má não é o suficiente” para as empresas tecnológicas. “Devemos fazer coisas para o mundo, fazer coisas boas para o nosso futuro e acreditar nos jovens”, defendeu o bilionário.

Esta não é a primeira vez que Ma faz este tipo de avisos. Em 2017, o CEO da Alibaba proferiu declarações semelhantes, prevendo que os desenvolvimento tecnológicos em machine learning e inteligência artificial poderia resultar num novo conflito à escala global.

Em igual sentido, também Elon Musk, fundador e CEO da Tesla, fez já comentários semelhantes, dizendo, no ano passado, que a competição entre os governos para liderar o campo da IA provavelmente causaria uma Terceira Guerra Mundial.

ZAP //

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Medina clarifica críticas em público: eram para chefias regionais (e não para Temido)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Media, veio esta quarta-feira a público esclarecer as duras críticas que vez relativamente à atuação das autoridades de saúde no combate à pandemia de covid-19. No seu habitual espaço …

Fraude nas viagens entre ilhas e continente. PJ desmantela mais uma rede criminosa

Esta quarta-feira, foi desmantelada mais uma rede criminosa que se aproveitava de forma fraudulenta do subsídio que financia as deslocações dos habitantes dos Açores e da Madeira ao continente. Existem fraudes nos subsídios das viagens entre …

Nova reviravolta. Livro polémico da sobrinha de Trump com luz verde para publicação

Um juiz do Tribunal de Recurso de Nova Iorque levantou na noite de quarta-feira uma proibição temporária de publicação de um livro escrito pela sobrinha do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contendo revelações polémicas. Segundo …

Epidemiologista chefe da DGS abandona cargo. Saída foi "programada"

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra. A …

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …