Governo italiano termina concessão de autoestradas à gestora da ponte que caiu em Génova

Luca Zennaro / EPA

O presidente do Governo italiano, Giuseppe Conte, anunciou esta sexta-feira que comunicou oficialmente à empresa Autostrade que deu início ao procedimento para terminar a concessão da gestão das estradas italianas, no seguimento da queda parcial do viaduto em Génova.

“Em comunicado, Conte acusa a concessionária do grupo Atlantia, “que tinha a obrigação de ocupar-se da manutenção ordinária e extraordinária da autoestrada A10”, de ser a responsável pela “tragédia da queda da ponte”, que fez 38 vítimas mortais.

“A concessionária terá a possibilidade de comunicar as suas conclusões nos próximos 15 dias”, acrescenta a nota do primeiro-ministro italiano, que surge numa altura em que as autoridades ainda estão à procura da causa concreta da queda parcial do viaduto.

A primeira hipótese que está a tomar forma, segundo a agência de informação espanhola Efe, é a de que uma das correias que prende o viaduto pode ter-se rompido, originando uma fenómeno semelhante a um tremor de terra, comentou aos órgãos de comunicação italianos o professor da Universidade de Engenharia de Génova que faz parte da comissão ministerial encarregada de esclarecer as causas do acidente.

“Tendo em conta que existiram falhas graves, anuncio que ativámos os procedimentos para uma possível retirada das concessões e para avançar com sanções que podem ir até 150 milhões de euros”, disse o ministro italiano dos transportes, Danilo Toninelli, numa publicação do Facebook.

“Tendo em conta que existiram falhas graves, anuncio que activámos os procedimentos para uma possível retirada das concessões e para avançar com sanções que podem ir até 150 milhões de euros”, disse o ministro italiano dos transportes, Danilo Toninelli, esta quarta-feira, numa publicação do Facebook.

As autoridades estimam que possa haver ainda uma dezena de pessoas desaparecidas por baixo dos escombros, mas não há dados oficiais sobre estes desaparecidos, que a Proteção Civil diz serem cinco pessoas.

Na terça-feira, cerca das 12:00 locais, um troço de cerca de 100 metros da ponte Morandi ruiu, fazendo com que dezenas de veículos caíssem de uma altura de 90 metros.

As autoridades italianas estão a planear um funeral de Estado para todas as vítimas mortais, cerimónia que irá decorrer no sábado naquela cidade portuária no noroeste de Itália. Nesse mesmo dia será cumprido um dia de luto nacional.

O serviço religioso será realizado num pavilhão e será presidido pelo arcebispo de Génova, cardeal Angelo Bagnasco.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Partidos concordam em desconfinar. PSD diz “haver condições” para abrir “grande parte do território”

Vários especialistas estiveram reunidos com o Governo esta segunda-feira em mais uma reunião do Infarmed. O objetivo foi avaliar a situação epidemiológica e definir diretrizes para o desconfinamento, cujo plano será apresentado na quinta-feira. De …

EUA ponderam retirada militar total no Afeganistão, mas pedem “garantias“

Os EUA põe a hipótese de uma retirada militar no Afeganistão. Contudo, Anthony Blinken assumiu que está preocupado com a possibilidade de os taliban aproveitarem a retirada de tropas na NATO e dos Estados Unidos …

Santos Silva diz que notícia sobre “despesas supérfluas” da presidência da UE é “ridícula“

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros considera “ridícula” a notícia avançada na quinta-feira pelo jornal Politico que dava conta de “despesas supérfluas e contratos de patrocínio” durante a presidência portuguesa do Conselho da União …

UE tem de libertar-se da "má vontade" e negociar entre iguais, diz Reino Unido

A União Europeia (UE) deve libertar-se da sua má vontade e construir uma boa relação com o Reino Unido como soberanias iguais, disse no domingo o conselheiro do Governo britânico David Frost, prometendo defender os …

Acordo com Groundforce falha por acionista maioritário ter ações penhoradas

O acordo entre a TAP e a Pasogal, acionista da Groundforce, falhou, porque as ações do acionista já estão penhoradas e, assim, não podem ser dadas como garantia, disse à Lusa fonte oficial do Ministério …

Apenas 24 países têm mulheres no poder. Igualdade de género alcançada somente "em 130 anos"

Menos de 500 milhões de pessoas dos cerca de 7,8 mil milhões que constituem a população mundial têm atualmente uma mulher Presidente ou chefe de governo, avançou a ONU Mulher. "Ao ritmo atual, a igualdade de …

Império de Cristiano Ronaldo mudou-se para Portugal (na pista dos benefícios fiscais)

Após ter dissolvido a CRS Holding no Luxemburgo, Cristiano Ronaldo passou a sede de uma das suas principais empresas para Lisboa renomeando-a CR7 Lifestyle Unipessoal. Nesta altura, o craque já tem seis empresas instaladas em …

Coro de crianças na Alemanha compõe música de apoio a Portugal

Um coro com cerca de quatro dezenas de crianças, da cidade de Tecklenburg, na Alemanha, criou uma música para "dar conforto" aos portugueses durante a pandemia de covid-19. "Quando eu li nas notícias sobre a situação …

Pelo menos 6% das portuguesas já foram vítimas de agressão física ou sexual

No dia em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, a Pordata compilou um conjunto de indicadores que retratam a situação da mulher, em Portugal e na União Europeia.  Segundo o Eurostat e a Agência …

PS exige "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro

As federações do PS de Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria, Oeste, Santarém e Viseu exigiram este domingo a "demissão imediata" de Pedro Machado da presidência da Turismo Centro de Portugal (TCP) e a convocação de eleições …