Dezenas de mortos após queda de ponte em Génova

A ponte Morandi, localizada sobre a auto-estrada A10, em Génova, no norte Itália, colapsou esta terça-feira. As autoridades admitem que o colapso da estrutura pode ter feito dezenas de mortos e feridos.

Inicialmente as autoridades não adiantavam se o acidente tinha causado vítimas mas o diretor dos serviços de emergência de Génova, citado pelo jornal italiano La Repubblica, admitiu que o colapso pode ter feito dezenas de feridos e mortos.

Entretanto, o Ministério dos Transportes confirmou já 22 vítimas mortais e sete feridos resgatados. O ministro adjunto, Edoardo Rixi, já se encontra no local.

“A dimensão é histórica, há dezenas de mortos entre aqueles que caíram do viaduto e os que ficaram presos sob os escombros. Os bombeiros e as instalações sanitárias estão as retirar as vítimas, algumas das quais já chegaram aos hospitais de Génova”, disse Francesco Bermano, diretor dos serviços de emergência.

“Temos o apoio total da Lombardia e Piemonte, todos os hospitais estão disponíveis. Estamos a trabalhar, mas neste momento ainda não temos o tamanho total do problema”.

As autoridades e equipas de socorro mobilizaram-se de imediato para o terreno e já terão encontrado duas pessoas com vida, aponta o diário.

De acordo com a ANSA, a agência de notícias italiana, o colapso na estrutura deu-se devido a uma falha estrutural de uma parte da ponte, construída nos anos 60. Apesar do número de vítimas ser ainda desconhecido, a polícia italiana indicou que pelo menos 8 a 10 carros estariam no tabuleiro da ponte no momento do colapso. De acordo com os bombeiros, ainda cerca de 20 carros debaixo dos destroços.

As primeira imagens divulgadas pelos média mostram a ponte sem várias dezenas de metros no meio da neblina.

A polícia partilhou um vídeo onde se vê parte do colapso da ponte em Génova. A polícia informou ainda, através do Twitter, quais as saídas alternativas para quem se encontra perto do local.

A ponte Morandi tem cerca de 90 metros de altura e situa-se a norte do país, entre os distritos de Sampierdarena e Cornigliano. Tal como evidenciado nos vídeos que foram sendo publicados, a zona tem sido afetada por chuvas fortes.

A estrutura foi inaugurada em 1967, sendo alvo de trabalhos de reconstrução em 2016.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

ADN antigo revela mistério do extinto macaco das Caraíbas

Uma análise de ADN do misterioso macaco extinto das Caraíbas revelou que estes animais tinham um maior grau de parentesco com os macaco-titis oriundos da América do Sul do que com qualquer outra espécie.  Há cerca …

"Queria? Já não quer?". Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa. Não, este não é só mais um …

Itália vs Portugal | Empate valeu apuramento e primeiro lugar

Portugal foi a Milão arrancar um empate sem golos ante a Itália, em jogo do Grupo 3 da Liga das Nações, e garantiram o apuramento para a final four da Liga das Nações. Numa partida …

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava - e essa quantidade de água não está a …