Dezenas de mortos após queda de ponte em Génova

A ponte Morandi, localizada sobre a auto-estrada A10, em Génova, no norte Itália, colapsou esta terça-feira. As autoridades admitem que o colapso da estrutura pode ter feito dezenas de mortos e feridos.

Inicialmente as autoridades não adiantavam se o acidente tinha causado vítimas mas o diretor dos serviços de emergência de Génova, citado pelo jornal italiano La Repubblica, admitiu que o colapso pode ter feito dezenas de feridos e mortos.

Entretanto, o Ministério dos Transportes confirmou já 22 vítimas mortais e sete feridos resgatados. O ministro adjunto, Edoardo Rixi, já se encontra no local.

“A dimensão é histórica, há dezenas de mortos entre aqueles que caíram do viaduto e os que ficaram presos sob os escombros. Os bombeiros e as instalações sanitárias estão as retirar as vítimas, algumas das quais já chegaram aos hospitais de Génova”, disse Francesco Bermano, diretor dos serviços de emergência.

“Temos o apoio total da Lombardia e Piemonte, todos os hospitais estão disponíveis. Estamos a trabalhar, mas neste momento ainda não temos o tamanho total do problema”.

As autoridades e equipas de socorro mobilizaram-se de imediato para o terreno e já terão encontrado duas pessoas com vida, aponta o diário.

De acordo com a ANSA, a agência de notícias italiana, o colapso na estrutura deu-se devido a uma falha estrutural de uma parte da ponte, construída nos anos 60. Apesar do número de vítimas ser ainda desconhecido, a polícia italiana indicou que pelo menos 8 a 10 carros estariam no tabuleiro da ponte no momento do colapso. De acordo com os bombeiros, ainda cerca de 20 carros debaixo dos destroços.

As primeira imagens divulgadas pelos média mostram a ponte sem várias dezenas de metros no meio da neblina.

A polícia partilhou um vídeo onde se vê parte do colapso da ponte em Génova. A polícia informou ainda, através do Twitter, quais as saídas alternativas para quem se encontra perto do local.

A ponte Morandi tem cerca de 90 metros de altura e situa-se a norte do país, entre os distritos de Sampierdarena e Cornigliano. Tal como evidenciado nos vídeos que foram sendo publicados, a zona tem sido afetada por chuvas fortes.

A estrutura foi inaugurada em 1967, sendo alvo de trabalhos de reconstrução em 2016.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Medina clarifica críticas em público: eram para chefias regionais (e não para Temido)

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Media, veio esta quarta-feira a público esclarecer as duras críticas que vez relativamente à atuação das autoridades de saúde no combate à pandemia de covid-19. No seu habitual espaço …

Fraude nas viagens entre ilhas e continente. PJ desmantela mais uma rede criminosa

Esta quarta-feira, foi desmantelada mais uma rede criminosa que se aproveitava de forma fraudulenta do subsídio que financia as deslocações dos habitantes dos Açores e da Madeira ao continente. Existem fraudes nos subsídios das viagens entre …

Nova reviravolta. Livro polémico da sobrinha de Trump com luz verde para publicação

Um juiz do Tribunal de Recurso de Nova Iorque levantou na noite de quarta-feira uma proibição temporária de publicação de um livro escrito pela sobrinha do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contendo revelações polémicas. Segundo …

Epidemiologista chefe da DGS abandona cargo. Saída foi "programada"

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra. A …

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …