Dezenas de mortos após queda de ponte em Génova

A ponte Morandi, localizada sobre a auto-estrada A10, em Génova, no norte Itália, colapsou esta terça-feira. As autoridades admitem que o colapso da estrutura pode ter feito dezenas de mortos e feridos.

Inicialmente as autoridades não adiantavam se o acidente tinha causado vítimas mas o diretor dos serviços de emergência de Génova, citado pelo jornal italiano La Repubblica, admitiu que o colapso pode ter feito dezenas de feridos e mortos.

Entretanto, o Ministério dos Transportes confirmou já 22 vítimas mortais e sete feridos resgatados. O ministro adjunto, Edoardo Rixi, já se encontra no local.

“A dimensão é histórica, há dezenas de mortos entre aqueles que caíram do viaduto e os que ficaram presos sob os escombros. Os bombeiros e as instalações sanitárias estão as retirar as vítimas, algumas das quais já chegaram aos hospitais de Génova”, disse Francesco Bermano, diretor dos serviços de emergência.

“Temos o apoio total da Lombardia e Piemonte, todos os hospitais estão disponíveis. Estamos a trabalhar, mas neste momento ainda não temos o tamanho total do problema”.

As autoridades e equipas de socorro mobilizaram-se de imediato para o terreno e já terão encontrado duas pessoas com vida, aponta o diário.

De acordo com a ANSA, a agência de notícias italiana, o colapso na estrutura deu-se devido a uma falha estrutural de uma parte da ponte, construída nos anos 60. Apesar do número de vítimas ser ainda desconhecido, a polícia italiana indicou que pelo menos 8 a 10 carros estariam no tabuleiro da ponte no momento do colapso. De acordo com os bombeiros, ainda cerca de 20 carros debaixo dos destroços.

As primeira imagens divulgadas pelos média mostram a ponte sem várias dezenas de metros no meio da neblina.

A polícia partilhou um vídeo onde se vê parte do colapso da ponte em Génova. A polícia informou ainda, através do Twitter, quais as saídas alternativas para quem se encontra perto do local.

A ponte Morandi tem cerca de 90 metros de altura e situa-se a norte do país, entre os distritos de Sampierdarena e Cornigliano. Tal como evidenciado nos vídeos que foram sendo publicados, a zona tem sido afetada por chuvas fortes.

A estrutura foi inaugurada em 1967, sendo alvo de trabalhos de reconstrução em 2016.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …

Alberto II da Bélgica conhece filha de relação extraconjugal pela primeira vez

O antigo rei Alberto II da Bélgica encontrou-se pela primeira vez com a filha Delphine de Saxe-Cobourg, depois de anos de negações sobre a paternidade da recém-reconhecida princesa. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Estados Unidos testaram míssil balístico intercontinental

Os Estados Unidos anunciaram que testaram hoje com sucesso um míssil balístico intercontinental, para demonstrar a eficácia da dissuasão nuclear norte-americana e tranquilizar os aliados de Washington. O míssil, apelidado de Minuteman III, estava equipado com …

Portugal entre os cinco países europeus onde menos se consegue poupar durante pandemia

Portugal está entre os cinco países europeus em que a população está a poupar menos do que antes da pandemia de covid-19, com uma percentagem de 48%, superior à média europeia, de 39%. Segundo o estudo …

Nicarágua aprova lei que criminaliza o que o Governo considerar "fake news"

O Congresso da Nicarágua votou, esta terça-feira, a favor de uma nova lei para regular o que pode ser publicado nas redes sociais e na comunicação social. De acordo com a agência Reuters, a chamada lei …