Dezenas de mortos após queda de ponte em Génova

A ponte Morandi, localizada sobre a auto-estrada A10, em Génova, no norte Itália, colapsou esta terça-feira. As autoridades admitem que o colapso da estrutura pode ter feito dezenas de mortos e feridos.

Inicialmente as autoridades não adiantavam se o acidente tinha causado vítimas mas o diretor dos serviços de emergência de Génova, citado pelo jornal italiano La Repubblica, admitiu que o colapso pode ter feito dezenas de feridos e mortos.

Entretanto, o Ministério dos Transportes confirmou já 22 vítimas mortais e sete feridos resgatados. O ministro adjunto, Edoardo Rixi, já se encontra no local.

“A dimensão é histórica, há dezenas de mortos entre aqueles que caíram do viaduto e os que ficaram presos sob os escombros. Os bombeiros e as instalações sanitárias estão as retirar as vítimas, algumas das quais já chegaram aos hospitais de Génova”, disse Francesco Bermano, diretor dos serviços de emergência.

“Temos o apoio total da Lombardia e Piemonte, todos os hospitais estão disponíveis. Estamos a trabalhar, mas neste momento ainda não temos o tamanho total do problema”.

As autoridades e equipas de socorro mobilizaram-se de imediato para o terreno e já terão encontrado duas pessoas com vida, aponta o diário.

De acordo com a ANSA, a agência de notícias italiana, o colapso na estrutura deu-se devido a uma falha estrutural de uma parte da ponte, construída nos anos 60. Apesar do número de vítimas ser ainda desconhecido, a polícia italiana indicou que pelo menos 8 a 10 carros estariam no tabuleiro da ponte no momento do colapso. De acordo com os bombeiros, ainda cerca de 20 carros debaixo dos destroços.

As primeira imagens divulgadas pelos média mostram a ponte sem várias dezenas de metros no meio da neblina.

A polícia partilhou um vídeo onde se vê parte do colapso da ponte em Génova. A polícia informou ainda, através do Twitter, quais as saídas alternativas para quem se encontra perto do local.

A ponte Morandi tem cerca de 90 metros de altura e situa-se a norte do país, entre os distritos de Sampierdarena e Cornigliano. Tal como evidenciado nos vídeos que foram sendo publicados, a zona tem sido afetada por chuvas fortes.

A estrutura foi inaugurada em 1967, sendo alvo de trabalhos de reconstrução em 2016.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …

EUA atingem recorde diário de 884 mortes. Quarentena chega aos campos de refugiados

Os Estados Unidos são, atualmente, o país do mundo com o maior número de casos de infeções pelo novo coronavírus: mais de 210 mil infetados. Os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, um novo recorde diário de …

UEFA decide: Ligas europeias têm até 3 de agosto para terminarem

As principais ligas europeias de futebol têm até ao dia 3 de agosto para encerrar a atual época, tendo a UEFA deixado nas mãos de cada federação a decisão de retomar ou dar por terminados …

Bloco Central (e direita) adiam discussão de iniciativas sobre a covid-19

Esta quarta-feira, ficou decidido que o Parlamento só irá discutir e votar esta quinta-feira os três diplomas do Governo no âmbito do combate ao novo coronavírus, ficando assim adiadas todas as propostas dos outros partidos, …

Parlamento aprova renovação do estado de emergência. IL votou contra

O decreto do Presidente da República que prolonga o estado de emergência até ao final do dia 17 de abril foi aprovado, esta quinta-feira, no Parlamento. De acordo com a rádio TSF, a renovação do estado …

Mesmo à porta fechada, PSG-Dortmund foi foco de contágio de coronavírus em Paris

O encontro da Liga dos Campeões entre PSG e Dortmund foi jogado à porta fechada, mas milhares de adeptos reuniram-se à porta do estádio. Este foi um grande foco de contágio de coronavírus em Paris. O …

Espanha pode estar a pagar os cortes da crise de 2008 (e arrisca atingir 25 mil mortes daqui a 15 dias)

O novo centro do coronavírus na Europa é Espanha, onde o número de mortes já ultrapassa as 9 mil. O país arrisca atingir as 25 mil mortes daqui a 15 dias se a tendência de …

Escolas fechadas, alteração no calendário e nas avaliações. Ano letivo pode terminar à distância

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, propôs esta quarta-feira ao Parlamento a renovação do estado de emergência em Portugal por novo período de 15 de quinze dias para permitir medidas de contenção da …

Covid-19. Recuperados estão a sair de isolamento sem fazer testes

Os supostos pacientes recuperados de covid-19 estão a sair de isolamento sem concluir os dois testes negativos indicados pela DGS. Isto acontece devido à falta de capacidade do SNS para fazer testes a todos os …