Dezenas de mortos após queda de ponte em Génova

A ponte Morandi, localizada sobre a auto-estrada A10, em Génova, no norte Itália, colapsou esta terça-feira. As autoridades admitem que o colapso da estrutura pode ter feito dezenas de mortos e feridos.

Inicialmente as autoridades não adiantavam se o acidente tinha causado vítimas mas o diretor dos serviços de emergência de Génova, citado pelo jornal italiano La Repubblica, admitiu que o colapso pode ter feito dezenas de feridos e mortos.

Entretanto, o Ministério dos Transportes confirmou já 22 vítimas mortais e sete feridos resgatados. O ministro adjunto, Edoardo Rixi, já se encontra no local.

“A dimensão é histórica, há dezenas de mortos entre aqueles que caíram do viaduto e os que ficaram presos sob os escombros. Os bombeiros e as instalações sanitárias estão as retirar as vítimas, algumas das quais já chegaram aos hospitais de Génova”, disse Francesco Bermano, diretor dos serviços de emergência.

“Temos o apoio total da Lombardia e Piemonte, todos os hospitais estão disponíveis. Estamos a trabalhar, mas neste momento ainda não temos o tamanho total do problema”.

As autoridades e equipas de socorro mobilizaram-se de imediato para o terreno e já terão encontrado duas pessoas com vida, aponta o diário.

De acordo com a ANSA, a agência de notícias italiana, o colapso na estrutura deu-se devido a uma falha estrutural de uma parte da ponte, construída nos anos 60. Apesar do número de vítimas ser ainda desconhecido, a polícia italiana indicou que pelo menos 8 a 10 carros estariam no tabuleiro da ponte no momento do colapso. De acordo com os bombeiros, ainda cerca de 20 carros debaixo dos destroços.

As primeira imagens divulgadas pelos média mostram a ponte sem várias dezenas de metros no meio da neblina.

A polícia partilhou um vídeo onde se vê parte do colapso da ponte em Génova. A polícia informou ainda, através do Twitter, quais as saídas alternativas para quem se encontra perto do local.

A ponte Morandi tem cerca de 90 metros de altura e situa-se a norte do país, entre os distritos de Sampierdarena e Cornigliano. Tal como evidenciado nos vídeos que foram sendo publicados, a zona tem sido afetada por chuvas fortes.

A estrutura foi inaugurada em 1967, sendo alvo de trabalhos de reconstrução em 2016.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Documentário "low cost" afirma que Jesus era, afinal, um filósofo grego

O documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível na Amazon Prime desde novembro de 2017, tem dado que falar. Durante o filme, realizado em 2016, são proferidas várias afirmações que contrariam o que …

Choupette já é a gata mais rica do mundo e pode herdar fortuna de Karl Lagerfeld

A gata do estilista Karl Lagerfeld, Choupette, pode ser uma das beneficiárias da sua fortuna de mais de 170 milhões de euros. Não é que o felino precisasse, já que tem, só por si, um …

Gravuras rupestres descobertas na Serra da Gardunha

Um conjunto de rochas com gravuras rupestres foi descoberto na Serra da Gardunha, Fundão, e a primeira análise indica que serão do período entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, disse o arqueólogo Martinho …

Cinco telemóveis são apreendidos por dia nas prisões portuguesas

O número de apreensões de telemóveis, drogas e armas brancas nas prisões portuguesas caiu em 2018. Ainda assim, foram confiscados 1934 aparelhos, o que dá uma média superior a cinco por dia. Para os guardas prisionais, …

Estado vai dar incentivo de 250 euros para compra de bicicletas elétricas

Visando impulsionar o uso de veículos mais verdes, o Governo vai conceder um incentivo de 250 euros para a compra de uma bicicleta elétrica. Os detalhes das novas regras deverão ser anunciadas já nos próximos …

Lisboa em primeiro lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir

A capital portuguesa subiu do 10.º para o 1.º lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir, da PricewaterhouseCoopers, avança a Visão. Lisboa foi alvo de uma ascensão sem precedentes, subindo do 10.º para o …

O Sol vai brilhar e os termómetros vão chegar aos 26 graus este fim de semana

As temperaturas máximas vão subir e o fim de semana promete ser solarengo, com os termómetros a chegarem aos 26 graus Celsius. A temperatura máxima vai subir nos próximos dias em Portugal continental, com a máxima …

Lidl deixa de vender sacos de plástico em Portugal

O Lidl Portugal vai deixar de vender sacos de plástico em todas as suas lojas no mercado português até ao final do ano, medida que será faseada e arranca em maio na região Norte, anunciou …

As mulheres ganham menos 2464 euros do que os homens por ano

Em média, as mulheres em Portugal ganham menos 176 euros por mês do que os homens. Anualmente, cria-se um fosso de 2464 euros, segundo dados de 2017 acedidos pelo Diário de Notícias. O diário avança estes …

Vem aí um novo Cartão de Cidadão e vai ser igual ao dos restantes países da UE

O Cartão do Cidadão vai mudar. As alterações serão residuais e poderão ser observadas já a partir de 2021, ano limite para que se atualize o formato de todos os documentos de identidade na União …