Itália foi sacudida por mais de 500 réplicas do sismo (e há uma razão para isso)

Massimo Percossi / EPA

-

Itália tem sofrido vários sismos ao longo dos anos e, nesta quarta-feira, enfrentou mais um – a que se seguiram mais de 500 réplicas com magnitudes superiores a 2 graus na escala Richter.

“A primeira réplica, com uma magnitude de 4,5, ocorreu às 4h33 na província de Perugia e a segunda, dez horas mais tarde com uma magnitude de 4,3, ​​na cidade de Amatrice. Todas as outras foram inferiores a 3 graus” afirmou a sismóloga Andrea Tertulliani, citada pela agência de notícias italiana ANSA.

Desde que a terra começou a tremer, na madrugada de quarta-feira, já foram registadas 247 vítimas mortais e centenas de feridos, para além das dezenas de pessoas que ainda estão desaparecidas.

Itália não sofria um tremor com uma intensidade tão grande há quatro anos, quando um sismo com magnitude 5,8 causou a morte de 300 pessoas e feriu mais de 1.500 pessoas, na região de Abruzzo.

O sismo mais mortal a atingir a Itália teve uma magnitude de 7,2 graus e ocorreu em 1908, na província de Messina – matando cerca de 95 mil pessoas.

Nos últimos dois mil anos, o país já enfrentou mais de 30 mil terramotos de média e forte intensidade, de acordo com dados da Defesa Civil.

Mas porque é que Itália é tão suscetível a terramotos?

Segundo a BBC, a atividade sísmica na região mediterrânea é resultado do grande atrito entre as placas tectónicas da África e a Eurásia – a massa que forma a Europa e a Ásia.

Para além disso, vários cientistas afirmam que o Mar Tirreno, no oeste da Itália, tem vindo a abrir cerca de 2 cm por ano, o que tem contribuído para a formação de fendas na cordilheira dos Apeninos.

(dr) Daily Mail

A Itália está no limite das placas tectónicas de África e da Eurásia

A Itália está no limite das placas tectónicas de África e da Eurásia

De acordo com os especialistas, o resultado é um grande sistema de falhas que percorre toda a extensão da cadeia montanhosa, com uma série de falhas menores aos lados, e as cidades como Perugia – onde ocorreu o terramoto devastador – está localizada em cima dessas falhas.

Os cientistas vão agora analisar as imagens de satélites e compará-las com imagens anteriores ao sismo, para que seja possível avaliar onde foi o atrito das placas tectónicas e qual o movimento exato das montanhas.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Terremoto ou terramoto? Mesmo podendo serem aceites as duas grafias não fica muito bem em duas frases seguidas usar ambas as formas.

RESPONDER

NASA gravou acidentalmente a explosão de um cometa a aproximar-se do Sol

Astrónomos usaram dados do telescópio espacial TESS para estudar a explosão de um cometa durante a sua aproximação ao Sol. A investigação resultou num artigo publicado em novembro na revista científica Astrophysical Journal Letters. Foi a …

Objeto de Hoag é uma galáxia dentro de uma galáxia (que está dentro de outra galáxia)

Se observar atentamente a Constelação da Serpente poderá ver uma galáxia dentro de uma galáxia que, por sua vez, está dentro de outra galáxia. Este grande mistério do Universo é conhecido como Objeto de Hoag. Descoberto …

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …