Itália foi sacudida por mais de 500 réplicas do sismo (e há uma razão para isso)

Massimo Percossi / EPA

-

Itália tem sofrido vários sismos ao longo dos anos e, nesta quarta-feira, enfrentou mais um – a que se seguiram mais de 500 réplicas com magnitudes superiores a 2 graus na escala Richter.

“A primeira réplica, com uma magnitude de 4,5, ocorreu às 4h33 na província de Perugia e a segunda, dez horas mais tarde com uma magnitude de 4,3, ​​na cidade de Amatrice. Todas as outras foram inferiores a 3 graus” afirmou a sismóloga Andrea Tertulliani, citada pela agência de notícias italiana ANSA.

Desde que a terra começou a tremer, na madrugada de quarta-feira, já foram registadas 247 vítimas mortais e centenas de feridos, para além das dezenas de pessoas que ainda estão desaparecidas.

Itália não sofria um tremor com uma intensidade tão grande há quatro anos, quando um sismo com magnitude 5,8 causou a morte de 300 pessoas e feriu mais de 1.500 pessoas, na região de Abruzzo.

O sismo mais mortal a atingir a Itália teve uma magnitude de 7,2 graus e ocorreu em 1908, na província de Messina – matando cerca de 95 mil pessoas.

Nos últimos dois mil anos, o país já enfrentou mais de 30 mil terramotos de média e forte intensidade, de acordo com dados da Defesa Civil.

Mas porque é que Itália é tão suscetível a terramotos?

Segundo a BBC, a atividade sísmica na região mediterrânea é resultado do grande atrito entre as placas tectónicas da África e a Eurásia – a massa que forma a Europa e a Ásia.

Para além disso, vários cientistas afirmam que o Mar Tirreno, no oeste da Itália, tem vindo a abrir cerca de 2 cm por ano, o que tem contribuído para a formação de fendas na cordilheira dos Apeninos.

(dr) Daily Mail

A Itália está no limite das placas tectónicas de África e da Eurásia

A Itália está no limite das placas tectónicas de África e da Eurásia

De acordo com os especialistas, o resultado é um grande sistema de falhas que percorre toda a extensão da cadeia montanhosa, com uma série de falhas menores aos lados, e as cidades como Perugia – onde ocorreu o terramoto devastador – está localizada em cima dessas falhas.

Os cientistas vão agora analisar as imagens de satélites e compará-las com imagens anteriores ao sismo, para que seja possível avaliar onde foi o atrito das placas tectónicas e qual o movimento exato das montanhas.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Terremoto ou terramoto? Mesmo podendo serem aceites as duas grafias não fica muito bem em duas frases seguidas usar ambas as formas.

RESPONDER

"Lobisomem da Sibéria". Maior assassino em série da Rússia era polícia e matou 78 mulheres

Um ex-polícia russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado esta segunda-feira na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história recente …

Mais de 20 comboios vão ser suprimidos no Natal e Ano Novo

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca …

Catalães devem seguir a via eslovena e estar "dispostos a tudo" para alcançar independência

Quim Torra disse este sábado que os catalães devem seguir o exemplo do processo de independência da Eslovénia e estar "dispostos a tudo". O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse este sábado que …

"Injustiça fiscal." Governo rejeita alterar IRS para salários de anos anteriores

O Governo recusou aceitar uma recomendação da Provedora de Justiça que pedia ao Executivo para atualizar o regime de IRS para rendimentos relativos a anos anteriores. No início de outubro, a Provedora da Justiça escreveu a …

Oito anos depois, pensionistas recebem subsídio de Natal por inteiro

Oito anos depois, os pensionistas recebem esta segunda-feira o subsídio de Natal por inteiro, sem cortes e no mês de dezembro. A maioria dos pensionistas da Segurança Social começa esta segunda-feira a receber a pensão de …

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, acusado por ocultar rendimentos

O Ministério Público japonês acusou oficialmente o ex-presidente da Nissan de ocultar rendimentos da empresa durante um período de cinco anos. De acordo com a agência Kyodo e o canal público NHK, o Ministério Público responsabiliza …

Casa onde Sócrates vive "pagou" salinas em Angola

O apartamento de luxo onde José Sócrates está a residir na Ericeira foi uma "dação em pagamento" de um empresário angolano ao primo do ex-primeiro-ministro, José Paulo Pinto de Sousa, que é suspeito de ser …

Caso Galpgate. Três ex-secretários de Estado não vão a julgamento

Os três secretários de Estado que se demitiram no ano passado na sequência do caso dos convites para assistirem a jogos de futebol do Euro 2016 em França não vão a julgamento. Os ex-governantes e outros …

Estado distribui agendas com castelhano como língua principal

O Estado português distribuiu agendas nas quais o "castelhano é a língua dominante" aos altos quadros da administração pública, revelou Luís Marques Mendes neste domingo, no seu habitual espaço de comentário na SIC.  "Será que …

Marcelo "totalmente alheio" ao envolvimento da namorada na queda do BES

Marcelo Rebelo de Sousa comentou a notícia sobre as eventuais responsabilidades da namorada Rita Amaral Cabral na queda do BES, no âmbito das funções que exerceu no Banco. "Sou totalmente alheio", garante o Presidente da …