Itália foi sacudida por mais de 500 réplicas do sismo (e há uma razão para isso)

Massimo Percossi / EPA

-

Itália tem sofrido vários sismos ao longo dos anos e, nesta quarta-feira, enfrentou mais um – a que se seguiram mais de 500 réplicas com magnitudes superiores a 2 graus na escala Richter.

“A primeira réplica, com uma magnitude de 4,5, ocorreu às 4h33 na província de Perugia e a segunda, dez horas mais tarde com uma magnitude de 4,3, ​​na cidade de Amatrice. Todas as outras foram inferiores a 3 graus” afirmou a sismóloga Andrea Tertulliani, citada pela agência de notícias italiana ANSA.

Desde que a terra começou a tremer, na madrugada de quarta-feira, já foram registadas 247 vítimas mortais e centenas de feridos, para além das dezenas de pessoas que ainda estão desaparecidas.

Itália não sofria um tremor com uma intensidade tão grande há quatro anos, quando um sismo com magnitude 5,8 causou a morte de 300 pessoas e feriu mais de 1.500 pessoas, na região de Abruzzo.

O sismo mais mortal a atingir a Itália teve uma magnitude de 7,2 graus e ocorreu em 1908, na província de Messina – matando cerca de 95 mil pessoas.

Nos últimos dois mil anos, o país já enfrentou mais de 30 mil terramotos de média e forte intensidade, de acordo com dados da Defesa Civil.

Mas porque é que Itália é tão suscetível a terramotos?

Segundo a BBC, a atividade sísmica na região mediterrânea é resultado do grande atrito entre as placas tectónicas da África e a Eurásia – a massa que forma a Europa e a Ásia.

Para além disso, vários cientistas afirmam que o Mar Tirreno, no oeste da Itália, tem vindo a abrir cerca de 2 cm por ano, o que tem contribuído para a formação de fendas na cordilheira dos Apeninos.

(dr) Daily Mail

A Itália está no limite das placas tectónicas de África e da Eurásia

A Itália está no limite das placas tectónicas de África e da Eurásia

De acordo com os especialistas, o resultado é um grande sistema de falhas que percorre toda a extensão da cadeia montanhosa, com uma série de falhas menores aos lados, e as cidades como Perugia – onde ocorreu o terramoto devastador – está localizada em cima dessas falhas.

Os cientistas vão agora analisar as imagens de satélites e compará-las com imagens anteriores ao sismo, para que seja possível avaliar onde foi o atrito das placas tectónicas e qual o movimento exato das montanhas.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Terremoto ou terramoto? Mesmo podendo serem aceites as duas grafias não fica muito bem em duas frases seguidas usar ambas as formas.

RESPONDER

Condenada a mais oito. Ex-Presidente Park arrisca agora 32 anos de prisão

Esta sexta-feira, o Tribunal Distrital de Seul condenou a ex-Presidente sul-coreana Park Geun-hye a mais oito anos de prisão. Park Geun-hye, ex-Presidente da Coreia do Sul, já tinha sido condenada a 24 anos de prisão por …

Viagem de deputados contra supressão de comboios cancelada (porque o comboio foi suprimido)

Uma comitiva de deputados e autarcas que pretendia viajar de comboio entre as Caldas da Rainha e Lisboa, para exigir soluções para a Linha do Oeste, ficou apeada e foi obrigada a fazer o percurso …

12 feridos em ataque com arma branca em autocarro na Alemanha

12 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, no ataque perpetrado por um homem, armado com arma branca, no interior de um autocarro na cidade alemã de Lübeck, norte do país, segundo a televisão …

É um "emprego de sono". 1000 euros para dormir 8 horas por dia

Um salário de 1000 euros ao fim do mês para dormir oito horas por dia. Eis a oferta de emprego da marca portuguesa Desonno, especializada em colchões e almofadas, que é, acima de tudo, uma …

Marinha Portuguesa vai receber 7 novos navios (para cumprir acordo com a NATO)

O primeiro-ministro anunciou, esta sexta-feira, a construção, nos próximos seis a oito anos, de sete novos navios para a Marinha portuguesa, no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar (LPM). António Costa falava nos estaleiros …

Por dia, são assassinadas pelo menos 3 crianças no México

Pelo menos três crianças são assassinadas todos os dias no México, país que fechou o ano passado com o número mais elevado de homicídios das últimas duas décadas, lamentaram esta quinta-feira as autoridades do país. “Temos …

Macron despede colaborador que agrediu manifestante

O Presidente francês viu-se obrigado a despedir o colaborador que tinha sido filmado a agredir um manifestaste no 1º de maio, alegando terem surgido "dados novos" sobre o caso. Segundo o Público, o colaborador de Emmanuel Macron que foi …

Há uma empresa neozelandesa em que se trabalha 4 dias por semana (e ganha-se o mesmo)

Os trabalhadores da Perpetual Guardian trabalham apenas quatro dias por semana e recebem o mesmo salário. A empresa neozelandesa decidiu fazer a experiência e os resultados não poderiam ser melhores. Mantendo o mesmo salário e sem …

Enorme sarcófago negro tinha 3 múmias (e nenhuma maldição)

O enorme sarcófago negro encontrado em Alexandria foi finalmente aberto e o mistério foi desvendado. Nem maldição nem restos mortais de Alexandre, o Grande. Na verdade, o túmulo tinha 3 múmias e água de esgoto. O …

FMI puxa as orelhas ao Governo e avisa que "bons tempos estão a acabar"

O Orçamento de Portugal "vai na direcção errada", alerta o Fundo Monetário Internacional (FMI) no relatório sobre a Zona Euro, onde deixa também avisos quanto ao preço dos imóveis e a ideia de que "os …