Itália foi sacudida por mais de 500 réplicas do sismo (e há uma razão para isso)

Massimo Percossi / EPA

-

Itália tem sofrido vários sismos ao longo dos anos e, nesta quarta-feira, enfrentou mais um – a que se seguiram mais de 500 réplicas com magnitudes superiores a 2 graus na escala Richter.

“A primeira réplica, com uma magnitude de 4,5, ocorreu às 4h33 na província de Perugia e a segunda, dez horas mais tarde com uma magnitude de 4,3, ​​na cidade de Amatrice. Todas as outras foram inferiores a 3 graus” afirmou a sismóloga Andrea Tertulliani, citada pela agência de notícias italiana ANSA.

Desde que a terra começou a tremer, na madrugada de quarta-feira, já foram registadas 247 vítimas mortais e centenas de feridos, para além das dezenas de pessoas que ainda estão desaparecidas.

Itália não sofria um tremor com uma intensidade tão grande há quatro anos, quando um sismo com magnitude 5,8 causou a morte de 300 pessoas e feriu mais de 1.500 pessoas, na região de Abruzzo.

O sismo mais mortal a atingir a Itália teve uma magnitude de 7,2 graus e ocorreu em 1908, na província de Messina – matando cerca de 95 mil pessoas.

Nos últimos dois mil anos, o país já enfrentou mais de 30 mil terramotos de média e forte intensidade, de acordo com dados da Defesa Civil.

Mas porque é que Itália é tão suscetível a terramotos?

Segundo a BBC, a atividade sísmica na região mediterrânea é resultado do grande atrito entre as placas tectónicas da África e a Eurásia – a massa que forma a Europa e a Ásia.

Para além disso, vários cientistas afirmam que o Mar Tirreno, no oeste da Itália, tem vindo a abrir cerca de 2 cm por ano, o que tem contribuído para a formação de fendas na cordilheira dos Apeninos.

(dr) Daily Mail

A Itália está no limite das placas tectónicas de África e da Eurásia

A Itália está no limite das placas tectónicas de África e da Eurásia

De acordo com os especialistas, o resultado é um grande sistema de falhas que percorre toda a extensão da cadeia montanhosa, com uma série de falhas menores aos lados, e as cidades como Perugia – onde ocorreu o terramoto devastador – está localizada em cima dessas falhas.

Os cientistas vão agora analisar as imagens de satélites e compará-las com imagens anteriores ao sismo, para que seja possível avaliar onde foi o atrito das placas tectónicas e qual o movimento exato das montanhas.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Terremoto ou terramoto? Mesmo podendo serem aceites as duas grafias não fica muito bem em duas frases seguidas usar ambas as formas.

RESPONDER

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …

Prisão preventiva para um dos 23 arguidos da Operação Rota do Cabo

A operação Rota do Cabo, que investiga uma rede criminosa de auxílio à imigração ilegal, contava com a participação de funcionários do Fisco, da Segurança Social e do SEF. Um dos 23 arguidos da operação Rota …