Itália foi sacudida por mais de 500 réplicas do sismo (e há uma razão para isso)

Massimo Percossi / EPA

-

Itália tem sofrido vários sismos ao longo dos anos e, nesta quarta-feira, enfrentou mais um – a que se seguiram mais de 500 réplicas com magnitudes superiores a 2 graus na escala Richter.

“A primeira réplica, com uma magnitude de 4,5, ocorreu às 4h33 na província de Perugia e a segunda, dez horas mais tarde com uma magnitude de 4,3, ​​na cidade de Amatrice. Todas as outras foram inferiores a 3 graus” afirmou a sismóloga Andrea Tertulliani, citada pela agência de notícias italiana ANSA.

Desde que a terra começou a tremer, na madrugada de quarta-feira, já foram registadas 247 vítimas mortais e centenas de feridos, para além das dezenas de pessoas que ainda estão desaparecidas.

Itália não sofria um tremor com uma intensidade tão grande há quatro anos, quando um sismo com magnitude 5,8 causou a morte de 300 pessoas e feriu mais de 1.500 pessoas, na região de Abruzzo.

O sismo mais mortal a atingir a Itália teve uma magnitude de 7,2 graus e ocorreu em 1908, na província de Messina – matando cerca de 95 mil pessoas.

Nos últimos dois mil anos, o país já enfrentou mais de 30 mil terramotos de média e forte intensidade, de acordo com dados da Defesa Civil.

Mas porque é que Itália é tão suscetível a terramotos?

Segundo a BBC, a atividade sísmica na região mediterrânea é resultado do grande atrito entre as placas tectónicas da África e a Eurásia – a massa que forma a Europa e a Ásia.

Para além disso, vários cientistas afirmam que o Mar Tirreno, no oeste da Itália, tem vindo a abrir cerca de 2 cm por ano, o que tem contribuído para a formação de fendas na cordilheira dos Apeninos.

(dr) Daily Mail

A Itália está no limite das placas tectónicas de África e da Eurásia

A Itália está no limite das placas tectónicas de África e da Eurásia

De acordo com os especialistas, o resultado é um grande sistema de falhas que percorre toda a extensão da cadeia montanhosa, com uma série de falhas menores aos lados, e as cidades como Perugia – onde ocorreu o terramoto devastador – está localizada em cima dessas falhas.

Os cientistas vão agora analisar as imagens de satélites e compará-las com imagens anteriores ao sismo, para que seja possível avaliar onde foi o atrito das placas tectónicas e qual o movimento exato das montanhas.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Terremoto ou terramoto? Mesmo podendo serem aceites as duas grafias não fica muito bem em duas frases seguidas usar ambas as formas.

RESPONDER

Governo e PSD assinam acordos sobre fundos europeus e descentralização

Os acordos entre Governo e PSD sobre fundos comunitários a partir de 2020 e descentralização foram assinados, esta quarta-feira, em São Bento. A reunião juntou à mesa o primeiro-ministro, António Costa, o líder do PSD, Rui …

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …