/

Violento sismo em Itália arrasa meia cidade e faz centenas de mortos

Massimo Percossi / EPA

-

Pelo menos 200 pessoas morreram na sequência do sismo de magnitude 6,2 que sacudiu, esta madrugada, o centro de Itália, havendo cerca de 150 desaparecidos, relata a imprensa italiana.

O chefe da Proteção Civil italiana, Fabrizio Curcio, afirmou não poder facultar um balanço oficial, considerando precoce, dado que estão em curso as operações de salvamento.

O terramoto, que ocorreu às 03h36, a sudeste de Norcia, cidade da província de Perugia, teve o epicentro a 10 quilómetros de profundidade, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que monitoriza a atividade sísmica em todo o mundo.

Amatrice foi, a par com Accumoli, ambas na província de Rieti, a localidade mais afetada pelo tremor de terra. Segundo o seu autarca, Sergio Pirozzi, “metade da cidade desapareceu”.

Accumoli tem aproximadamente 700 habitantes, enquanto Amatrice cerca de dois mil.

O abalo, também sentido em Roma, a aproximadamente 150 quilómetros de distância, foi seguido de diversas réplicas.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro italiano, várias equipas de salvamento estão a dirigir-se para os locais mais afetados.

O terramoto ocorreu muito perto de Aquila, onde um sismo de magnitude 6,3 causou, em 2009, mais de 300 mortos e devastou a região de Abruzos.

Há cerca de 4 mil portugueses nas regiões afetadas pelo sismo, confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros à CMTV, mas não há registo de vítimas de nacionalidade portuguesa.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.