A Itália vai suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir do próximo dia 28 de junho, revelou o governo na segunda-feira.
Depois de ter sido considerado o epicentro da pandemia, Itália regista uma diminuição do número de casos e de hospitalizações derivadas da covid-19.
Neste sentido, o governo encontrou margem para diminuir algumas medidas de combate à pandemia, sendo que na próxima semana os italianos poderão abandonar o uso de máscara na rua. No entanto, realça o Correio da Manhã, a máscara é ainda obrigatória em espaços interiores.
“A partir de 28 de junho deixaremos para trás a necessidade de usar máscaras nas zonas brancas”, revelou o ministro da Saúde, Roberto Speranza, no Facebook.
Em Itália, o uso de máscara tornou-se obrigatório em outubro passado, quando o país enfrentava uma segunda vaga da pandemia.
O país tem vindo a levantar as restrições impostas pelo novo coronavírus desde abril, com a reabertura de restaurantes, bares, cinemas e ginásios.
Este não é o primeiro país da Europa a abandonar o uso da máscara na rua ainda este mês.
Em França, o uso de máscara na rua deixou de ser obrigatório na semana passada, dia 17 de junho.
Já em Espanha, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou que as máscaras vão deixar de ser obrigatórias nos espaços exteriores a partir do próxima sábado sábado, dia 26 de junho.