Israel vai dar terceira dose da vacina a maiores de 40 anos. EUA afastam reforço anual

Darren Staples / AFP

Israel vai apostar no reforço da vacina contra a covid-19 e administrá-lo em maiores de 40 anos. Os Estados Unidos defendem que, com a terceira dose, não é preciso reforço anual.

Israel decidiu baixar para os 40 anos a idade mínima para a toma da terceira dose da vacina contra a covid-19, a fim de combater o aumento das infeções ligadas à variante Delta, anunciou o ministro da Saúde.

“Temos vacinas para todos e agora as pessoas com mais de 40 anos podem receber uma 3ª dose”, escreveu Nitzan Horowitz, esta quinta-feira, no Twitter. “A vacina é eficaz, vamos parar esta Delta”, acrescentou o ministro, referindo-se à variante mais contagiosa da doença.

A administração de uma terceira dose da vacina a israelitas com pelo menos 40 anos de idade deverá começar no próximo domingo.

O estado hebraico lançou uma campanha há três semanas para permitir que pessoas com 60 anos ou mais fossem vacinadas com uma terceira dose da vacina, principalmente a da farmacêutica Pfizer/BioNTech. No dia 13 de agosto, baixou para os 50 anos a idade mínima para este reforço.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pronunciou-se a favor de uma moratória sobre estas terceiras doses de reforço, para se deixarem mais vacinas disponíveis para os países pobres, onde a taxa de vacinação permanece baixa.

O primeiro-ministro israelita, Naftali Bennett, defendeu que a administração das doses em Israel, um país de nove milhões de pessoas, não afetaria as reservas mundiais e permitiria testar a eficácia de uma terceira dose.

Na noite de quinta-feira, Bennett, de 49 anos, anunciou que iria esta quinta-feira vacinar-se com uma terceira dose. “Apelo a todos os que cumpram os critérios do Ministério da Saúde para que se vacinem (…), não devemos brincar com as nossas vidas”, disse, de acordo com um comunicado do seu gabinete.

Sobre este reforço da vacina, a diretora dos Centros para o Controlo e Prevenção da Doença (CDC), Rochelle Walensky, disse que, depois da terceira dose, não se antecipa que seja necessário um reforço anual da vacina.

Segundo a CNBC, os Estados Unidos também anunciaram que vão começar a dar uma terceira dose de reforço da vacina a partir de 20 de setembro. Estão, para já, incluídas as pessoas que tomaram as doses da Pfizer/BioNTech e Moderna há mais de oito meses.

Especialistas ouvidos pelo STAT News discordam da decisão norte-americana, uma vez que ainda não existem dados que evidenciem a necessidade de uma dose de reforço.

Há também quem critique a decisão por ter sido anunciada antes do parecer da Food and Drug Administration (FDA).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

UGT quer salário mínimo de 1.000 euros em 2028

O secretário-geral da UGT, Carlos Silva, defendeu a necessidade de acabar com a política de baixos salários e precariedade. Carlos Silva, secretário-geral da UGT, defendeu esta quinta-feira que o Governo socialista tem obrigação de aumentar os …

Vermes partilham "memórias" através do ARN para avisar do perigo

Um artigo publicado recentemente na Cell mostra que os vermes têm uma forma peculiar de partilhar memórias: transmitem-nas através do ARN. Partilhar informação é crucial para a sobrevivência das espécies, mas como é que formas de …

Manchester United: jogador expulso e chamado a tribunal em 48 horas

Aaron Wan-Bissaka irá depor em tribunal, no final deste ano. Jovem futebolista foi apanhado a conduzir sem carta e sem seguro. Não estão a ser dias fáceis para Aaron Wan-Bissaka. O futebolista do Manchester United soube …

15 mil cadeiras vazias: Guardiola não gostou mas já ouviu um "recado"

Estádio do Manchester City voltou a ficar longe de lotação esgotada, num jogo da Liga dos Campeões. "Espero que apareça mais gente no sábado", admitiu o treinador. As palavras foram estas, depois da goleada que o …

"Fomos enganados, geologicamente enganados." Novos segredos vulcânicos revelados

Um estudo levado a cabo por cientistas da Universidade de Queensland revelou novos detalhes sobre a composição geológica da crosta terrestre. Até agora, os cientistas pensavam que a lava arrefecida dos chamados vulcões "hot spot" era …

Os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas iguais

Uma série de novas imagens revela que os planetas formam-se em sopas orgânicas — e não há duas sopas iguais. Astrónomos mapearam os produtos químicos dentro dos berços planetários com detalhe extraordinário. Os mapas revelam a …

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas

Em causa estão preocupações com a segurança e vandalismo, que têm aumentado com a explosão de popularidade da escadaria Ha‘ikū nas redes sociais. É caso para dizer que a Stairway to Heaven vai para o inferno …

Inventou o ZX Spectrum e mudou o mundo. Morreu Clive Sinclair

O empresário britânico e inventor do computador doméstico ZX Spectrum, Clive Sinclair, morreu hoje aos 81 anos na sua casa, em Londres (Reino Unido), devido a doença prolongada, informou a filha ao jornal “The Guardian”. Morreu …

Esta torre construída na Suécia não é gigante em altura, mas em sustentabilidade

Para além de ser feito de um material sustentável — fornecido por florestas locais com gestão consciente e transformado por uma serração nas proximidades, o Centro Cultural dispõe de múltiplas tecnologias que fazem dele mais …

Empresa canadiana debaixo de fogo por publicar anúncios de emprego destinados a não vacinados

Uma empresa de canoagem, sediada no Canadá, está debaixo de fogo depois de ter colocado anúncios de emprego destinados, exclusivamente, a pessoas não vacinadas contra a covid-19. "Por favor, NÃO se candidate se tiver tomado quaisquer …