Israel lança invasão terrestre da faixa de Gaza

Israel lançou na noite desta quinta-feira uma ofensiva terrestre na faixa de Gaza, após dez dias de bombardeamentos aéreos, que provocaram a morte a pelo menos 237 pessoas, anunciou o Exército israelita em comunicado.

“Após dez dias de ataques aéreos, marítimos e terrestres do Hamas e das sucessivas recusas para acalmar a situação, o Exército lançou uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza”, lê-se no comunicado.

O Exército acrescenta que o objectivo desta operação é proteger os israelitas e esmagar o Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

A ofensiva terrestre vai incluir ações de infantaria, artilharia e inteligência, apoiadas pela Aviação e pela Marinha, referem ainda.

“O objetivo das Forças de Defesa de Israel (FDI), tal como foi definido pelo Governo israelita, é conseguir que os cidadãos israelitas possam viver em segurança sem a continuação do terror indiscriminado e infligir um golpe significativo à infraestrutura de terror do Hamas”, sustenta o comunicado.

Israel lançou a operação ‘Margem de Proteção’ a 8 de julho passado para acabar com os ataques com mísseis disparados a partir de Gaza e o Exército adiantou que a nova fase vai incluir ataques terrestres e aéreos.

Segundo os analistas, o objectivo desta nova fase da operação militar é destruir os “túneis do terror“, utilizados pelo braço armado do Hamas para lançar ações armadas em território israelita.

“Perante as táticas do Hamas de potenciar as vítimas civis em busca dos seus objectivos terroristas, as FDI vão continuar os seus esforços sem precedentes para limitar danos civis”, salientou o Exército.

Pelo menos 240 palestinianos morreram devido aos ataques aéreos israelitas desde 08 de julho, muitos dos quais crianças, segundo fontes médicas de Gaza.

Uma organização não-governamental que opera naquela região afirmou que 80% dos mortos são civis.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Epidemiologista chefe da DGS abandona cargo. Saída foi "programada"

A chefe da divisão de Epidemiologia e Estatística da Direção-Geral da Saúde, Rita Sá Machado, vai integrar a equipa da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas, em Genebra. A …

"É com Vieira que o FC Porto consegue tirar a final da Taça do Jamor"

Rui Gomes da Silva, candidato à presidência do Benfica, apontou baterias ao atual presidente das águias, Luís Filipe Vieira, poucas horas depois de a Federação Portuguesa de Futebol ter anunciado que a final da Taça …

Rui Rio propôs fim dos debates quinzenais sem consultar deputados

A bancada do PSD só recebeu as propostas do partido para alterar o regimento da Assembleia da República mais de 24 horas depois do anúncio feito por Rui Rio, na terça-feira, no Porto. Rui Rio, líder …

TAP escapa à nacionalização. Estado assume controlo com 72,5% da companhia

O Estado e os acionistas privados da TAP estão perto de chegar a acordo, devendo a companhia aérea escapar à nacionalização. Ainda não há fumo branco, mas o acordo sobre o futuro da TAP deverá …

Encontradas 115 crianças enterradas com moedas na boca na Polónia

Trabalhadores que construíam uma nova estrada na Polónia encontraram os restos de 115 corpos de crianças enterras com moedas na boca. Durante os trabalhos de construção de uma autoestrada em Jezowe, na Polónia, trabalhadores descobriram restos …

À frente de Figo, Futre e Ronaldo. Joelson é o terceiro mais novo de sempre a estrear-se pelo Sporting

O Sporting venceu esta quinta-feira na receção ao Gil Vicente, por 2-1, no jogo de encerramento da 29.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. A partida marcou também a estreia do jovem extremo Joelson …

Austrália pondera dar refúgio a quem abandone Hong Kong

O primeiro-ministro australiano disse esta quinta-feira que o Governo está a ponderar dar refúgio aos residentes de Hong Kong que desejem abandonar a ex-colónia britânica devido à nova lei de segurança nacional imposta por Pequim. Scott …

Vieira ainda sonha com Jesus (e a Libertadores pode ajudar no regresso)

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, não desistiu de voltar a colocar Jorge Jesus no comando técnico da equipa da Luz e, caso a Taça dos Libertadores não seja realizada, o regresso do treinador …

Marta Temido garante que não há descontrolo em Lisboa (mas assume falhas)

Em entrevista à RTP, a ministra da Saúde garantiu que não há "descontrolo" na evolução da pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, mas sublinhou que se trata de uma "situação de sobressalto, …

A genética ajuda a determinar o quão afetuosas são as mulheres (mas não os homens)

A genética desempenha um papel importante no nível de afetividade das mulheres, mas o mesmo não acontece entre os homens, concluiu uma nova investigação científica levada a cabo com gémeos. Na nova investigação, recentemente publicada …