/

Israel lança invasão terrestre da faixa de Gaza

Israel lançou na noite desta quinta-feira uma ofensiva terrestre na faixa de Gaza, após dez dias de bombardeamentos aéreos, que provocaram a morte a pelo menos 237 pessoas, anunciou o Exército israelita em comunicado.

“Após dez dias de ataques aéreos, marítimos e terrestres do Hamas e das sucessivas recusas para acalmar a situação, o Exército lançou uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza”, lê-se no comunicado.

O Exército acrescenta que o objectivo desta operação é proteger os israelitas e esmagar o Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

A ofensiva terrestre vai incluir ações de infantaria, artilharia e inteligência, apoiadas pela Aviação e pela Marinha, referem ainda.

“O objetivo das Forças de Defesa de Israel (FDI), tal como foi definido pelo Governo israelita, é conseguir que os cidadãos israelitas possam viver em segurança sem a continuação do terror indiscriminado e infligir um golpe significativo à infraestrutura de terror do Hamas”, sustenta o comunicado.

Israel lançou a operação ‘Margem de Proteção’ a 8 de julho passado para acabar com os ataques com mísseis disparados a partir de Gaza e o Exército adiantou que a nova fase vai incluir ataques terrestres e aéreos.

Segundo os analistas, o objectivo desta nova fase da operação militar é destruir os “túneis do terror“, utilizados pelo braço armado do Hamas para lançar ações armadas em território israelita.

“Perante as táticas do Hamas de potenciar as vítimas civis em busca dos seus objectivos terroristas, as FDI vão continuar os seus esforços sem precedentes para limitar danos civis”, salientou o Exército.

Pelo menos 240 palestinianos morreram devido aos ataques aéreos israelitas desde 08 de julho, muitos dos quais crianças, segundo fontes médicas de Gaza.

Uma organização não-governamental que opera naquela região afirmou que 80% dos mortos são civis.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.