Israel lança invasão terrestre da faixa de Gaza

Israel lançou na noite desta quinta-feira uma ofensiva terrestre na faixa de Gaza, após dez dias de bombardeamentos aéreos, que provocaram a morte a pelo menos 237 pessoas, anunciou o Exército israelita em comunicado.

“Após dez dias de ataques aéreos, marítimos e terrestres do Hamas e das sucessivas recusas para acalmar a situação, o Exército lançou uma ofensiva terrestre na Faixa de Gaza”, lê-se no comunicado.

O Exército acrescenta que o objectivo desta operação é proteger os israelitas e esmagar o Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

A ofensiva terrestre vai incluir ações de infantaria, artilharia e inteligência, apoiadas pela Aviação e pela Marinha, referem ainda.

“O objetivo das Forças de Defesa de Israel (FDI), tal como foi definido pelo Governo israelita, é conseguir que os cidadãos israelitas possam viver em segurança sem a continuação do terror indiscriminado e infligir um golpe significativo à infraestrutura de terror do Hamas”, sustenta o comunicado.

Israel lançou a operação ‘Margem de Proteção’ a 8 de julho passado para acabar com os ataques com mísseis disparados a partir de Gaza e o Exército adiantou que a nova fase vai incluir ataques terrestres e aéreos.

Segundo os analistas, o objectivo desta nova fase da operação militar é destruir os “túneis do terror“, utilizados pelo braço armado do Hamas para lançar ações armadas em território israelita.

“Perante as táticas do Hamas de potenciar as vítimas civis em busca dos seus objectivos terroristas, as FDI vão continuar os seus esforços sem precedentes para limitar danos civis”, salientou o Exército.

Pelo menos 240 palestinianos morreram devido aos ataques aéreos israelitas desde 08 de julho, muitos dos quais crianças, segundo fontes médicas de Gaza.

Uma organização não-governamental que opera naquela região afirmou que 80% dos mortos são civis.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-adjunta da ministra da Justiça vai investigar corrupção no Governo

A magistrada Carolina Costa, que foi adjunta da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, foi escolhida para integrar o Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). Ora, este órgão, está a investigar vários elementos …

Coro de críticas ao "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa aumenta. Governo insiste que medida é constitucional

O Governo insiste que o "fecho" da Área Metropolitana de Lisboa (AML) é uma medida prevista na situação de calamidade, mas o coro de críticas aumenta. Na conferência de imprensa desta quinta-feira, a ministra Mariana Vieira …

Como foi possível? "Inquérito urgente" à transferência de 788 mil euros para desempregado

Ainda não se sabe como é que foi possível que a Segurança Social tenha transferido 788 mil euros para um desempregado. O caso já levou à abertura de um "inquérito urgente" e o Governo quer …

MP investiga protesto com alegadas saudações nazi

Uma fonte oficial da Procuradoria-Geral da República revelou esta sexta-feira que foi instaurado um inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, às alegadas saudações nazi na manifestação que ocorreu na Praça …

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu …

Guterres presta juramento na ONU e estabelece "prioridade mundial absoluta"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, prestou juramento e tomou posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. António Guterres …

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …